Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação : um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kafure Muñoz, Ivette
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Jorge Luís Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30325
http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2546
Resumo: É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) com estudantes de disciplinas do grupo de pesquisa Fatores Humanos na Interação e Comunicação da Informação (FHICI), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo principal deste estudo é identificar a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado JogoItae. A metodologia consiste de um caso de estudo onde os alunos da disciplina Design Centrado no Usuário da Informação (DCUI) são submetidos a uma experiência sem qualquer explanação ou conhecimento prévio do que se trata. E na disciplina Fator Emocional na Interação entre o Usuário e a Informação (FEIUI) os alunos foram submetidos à mesma experiência, mas tendo antes todas as explicações necessárias, sendo contextualizados antes do jogo começar. Os resultados indicam que as turmas de estudantes, que não receberam explicações prévias, tiveram algumas vezes uma percepção equivocada do jogo. Nessas turmas, quase todos os estudantes demostraram muito desconforto percebendo de forma clara como o usuário se sente diante de um sistema que lhe foi imposto sem diálogo. As turmas que tiveram todas as explicações necessárias antes do jogo, já não apresentaram sugestões de mudanças, apenas relatando aspectos agradáveis em relação à experiência e uma abertura aos aspectos cognitivos. A conclusão é que os estudantes de ambas as disciplinas adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação.
id UNB_9a09e5c9459f22347dbeeed32860cf7c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30325
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação : um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)Emotional and cognitive aspects of human information interaction : a case study in the Innovation Technological Laboratory for Experience Environment (ITAE)UsuáriosExperiênciaInteraçãoMediação da informaçãoÉ uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) com estudantes de disciplinas do grupo de pesquisa Fatores Humanos na Interação e Comunicação da Informação (FHICI), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo principal deste estudo é identificar a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado JogoItae. A metodologia consiste de um caso de estudo onde os alunos da disciplina Design Centrado no Usuário da Informação (DCUI) são submetidos a uma experiência sem qualquer explanação ou conhecimento prévio do que se trata. E na disciplina Fator Emocional na Interação entre o Usuário e a Informação (FEIUI) os alunos foram submetidos à mesma experiência, mas tendo antes todas as explicações necessárias, sendo contextualizados antes do jogo começar. Os resultados indicam que as turmas de estudantes, que não receberam explicações prévias, tiveram algumas vezes uma percepção equivocada do jogo. Nessas turmas, quase todos os estudantes demostraram muito desconforto percebendo de forma clara como o usuário se sente diante de um sistema que lhe foi imposto sem diálogo. As turmas que tiveram todas as explicações necessárias antes do jogo, já não apresentaram sugestões de mudanças, apenas relatando aspectos agradáveis em relação à experiência e uma abertura aos aspectos cognitivos. A conclusão é que os estudantes de ambas as disciplinas adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação.It is an experience at the Technological Innovation Laboratory of Environments of Experience (ITAE) at the University of Brasilia (UnB) with the disciplines of the Research Group of Human Factors in the Interaction and Communication of Information (FHICI). The main objective of this study is to identify the perception of user's emotional factor in the Emotional Factor discipline. And the user's cognitive aspects of interaction with information in the discipline of User Centered Design. It is a qualitative approach. There is an interaction and an environment experience with the participants with a game called JogoItae. Uses a case study as a method to capture the experiences of students in an unfamiliar context, in carrying out a task for the first time, without any explanation or prior knowledge; semi-participant observation, interviews, questionnaires and focus group as collection techniques; the interview guides, electronic questionnaires and paper and diary as instruments. After the experience many suggestions were given from the students who didn't receive explanations before the game to the change of the game, these students had a clear manifestation of negative perception. But, FHICI's students of the disciplines, who received all the necessary explanations before the game, no longer had suggestions for changes, just reporting enjoyable aspects regarding the experience and an open mind to the cognitive aspects. The results illustrate that the experiment conducted strengthened the content of disciplines. Students have gained greater insight into the relevance of emotional and cognitive aspects of user communication and mediation with the information; and greater awareness on the need to reduce the gap between the cognitive representation, the emotional factor, and the computational representation.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Escola de Ciência da Informação da UFMG2017-12-07T05:18:41Z2017-12-07T05:18:41Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKAFURE, Ivette; PEREIRA, Jorge Luís Barreto. Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE). Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 222-239, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300222&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2546.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30325http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2546Perspectivas em Ciência da Informação - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300222&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessKafure Muñoz, IvettePereira, Jorge Luís Barretoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T22:36:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/30325Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T22:36:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação : um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
Emotional and cognitive aspects of human information interaction : a case study in the Innovation Technological Laboratory for Experience Environment (ITAE)
title Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação : um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
spellingShingle Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação : um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
Kafure Muñoz, Ivette
Usuários
Experiência
Interação
Mediação da informação
title_short Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação : um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
title_full Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação : um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
title_fullStr Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação : um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
title_full_unstemmed Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação : um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
title_sort Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação : um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
author Kafure Muñoz, Ivette
author_facet Kafure Muñoz, Ivette
Pereira, Jorge Luís Barreto
author_role author
author2 Pereira, Jorge Luís Barreto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kafure Muñoz, Ivette
Pereira, Jorge Luís Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Usuários
Experiência
Interação
Mediação da informação
topic Usuários
Experiência
Interação
Mediação da informação
description É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) com estudantes de disciplinas do grupo de pesquisa Fatores Humanos na Interação e Comunicação da Informação (FHICI), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo principal deste estudo é identificar a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado JogoItae. A metodologia consiste de um caso de estudo onde os alunos da disciplina Design Centrado no Usuário da Informação (DCUI) são submetidos a uma experiência sem qualquer explanação ou conhecimento prévio do que se trata. E na disciplina Fator Emocional na Interação entre o Usuário e a Informação (FEIUI) os alunos foram submetidos à mesma experiência, mas tendo antes todas as explicações necessárias, sendo contextualizados antes do jogo começar. Os resultados indicam que as turmas de estudantes, que não receberam explicações prévias, tiveram algumas vezes uma percepção equivocada do jogo. Nessas turmas, quase todos os estudantes demostraram muito desconforto percebendo de forma clara como o usuário se sente diante de um sistema que lhe foi imposto sem diálogo. As turmas que tiveram todas as explicações necessárias antes do jogo, já não apresentaram sugestões de mudanças, apenas relatando aspectos agradáveis em relação à experiência e uma abertura aos aspectos cognitivos. A conclusão é que os estudantes de ambas as disciplinas adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07
2017-12-07T05:18:41Z
2017-12-07T05:18:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KAFURE, Ivette; PEREIRA, Jorge Luís Barreto. Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE). Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 222-239, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300222&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2546.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30325
http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2546
identifier_str_mv KAFURE, Ivette; PEREIRA, Jorge Luís Barreto. Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE). Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 222-239, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300222&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2546.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30325
http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Ciência da Informação da UFMG
publisher.none.fl_str_mv Escola de Ciência da Informação da UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580857332695040