Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2418
Resumo: Apresenta fundamentos básicos para a produção de objetos de aprendizagem (OAs), bem como resultado de pesquisa exploratória sobre a percepção de estudantes sobre a produção dos referidos recursos. A produção dos OAs requer conhecimentos que envolvem questões de conteúdo, de ensino-aprendizagem e conhecimentos técnicos. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem a importância dos objetos de aprendizagem para potencializar o processo de ensino-aprendizagem e demonstram disposição e motivação no processo de produção, mas também ressaltam a necessidade de melhorar a interface dos softwares para torná-la mais amigável e intuitiva.
id UNB-7_fd2310bbfafb45f40121a6839e0f4e06
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2418
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacionalobjetos de aprendizagemletramento informacionalrecursos de ensino-aprendizagemrepositóriosalfabetización informacionalobjetos de aprendizajerecursos de enseñanza-aprendizajerepositorioslearning objectsinformation literacyresources for teaching and learningrepositoriesApresenta fundamentos básicos para a produção de objetos de aprendizagem (OAs), bem como resultado de pesquisa exploratória sobre a percepção de estudantes sobre a produção dos referidos recursos. A produção dos OAs requer conhecimentos que envolvem questões de conteúdo, de ensino-aprendizagem e conhecimentos técnicos. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem a importância dos objetos de aprendizagem para potencializar o processo de ensino-aprendizagem e demonstram disposição e motivação no processo de produção, mas também ressaltam a necessidade de melhorar a interface dos softwares para torná-la mais amigável e intuitiva.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/241810.26512/rici.v9.n2.2016.2418Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 2 (2016); 387-405Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 2 (2016); 387-405Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 2 (2016); 387-4051983-521310.26512/rici.v9.n2.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2418/2157Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T02:47:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2418Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-17T02:47:24Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional
title Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional
spellingShingle Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
objetos de aprendizagem
letramento informacional
recursos de ensino-aprendizagem
repositórios
alfabetización informacional
objetos de aprendizaje
recursos de enseñanza-aprendizaje
repositorios
learning objects
information literacy
resources for teaching and learning
repositories
title_short Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional
title_full Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional
title_fullStr Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional
title_full_unstemmed Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional
title_sort Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv objetos de aprendizagem
letramento informacional
recursos de ensino-aprendizagem
repositórios
alfabetización informacional
objetos de aprendizaje
recursos de enseñanza-aprendizaje
repositorios
learning objects
information literacy
resources for teaching and learning
repositories
topic objetos de aprendizagem
letramento informacional
recursos de ensino-aprendizagem
repositórios
alfabetización informacional
objetos de aprendizaje
recursos de enseñanza-aprendizaje
repositorios
learning objects
information literacy
resources for teaching and learning
repositories
description Apresenta fundamentos básicos para a produção de objetos de aprendizagem (OAs), bem como resultado de pesquisa exploratória sobre a percepção de estudantes sobre a produção dos referidos recursos. A produção dos OAs requer conhecimentos que envolvem questões de conteúdo, de ensino-aprendizagem e conhecimentos técnicos. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem a importância dos objetos de aprendizagem para potencializar o processo de ensino-aprendizagem e demonstram disposição e motivação no processo de produção, mas também ressaltam a necessidade de melhorar a interface dos softwares para torná-la mais amigável e intuitiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2418
10.26512/rici.v9.n2.2016.2418
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2418
identifier_str_mv 10.26512/rici.v9.n2.2016.2418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2418/2157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 2 (2016); 387-405
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 2 (2016); 387-405
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 2 (2016); 387-405
1983-5213
10.26512/rici.v9.n2.2016
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210998269837312