Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2418 |
Resumo: | Apresenta fundamentos básicos para a produção de objetos de aprendizagem (OAs), bem como resultado de pesquisa exploratória sobre a percepção de estudantes sobre a produção dos referidos recursos. A produção dos OAs requer conhecimentos que envolvem questões de conteúdo, de ensino-aprendizagem e conhecimentos técnicos. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem a importância dos objetos de aprendizagem para potencializar o processo de ensino-aprendizagem e demonstram disposição e motivação no processo de produção, mas também ressaltam a necessidade de melhorar a interface dos softwares para torná-la mais amigável e intuitiva. |
id |
UNB-7_fd2310bbfafb45f40121a6839e0f4e06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2418 |
network_acronym_str |
UNB-7 |
network_name_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacionalobjetos de aprendizagemletramento informacionalrecursos de ensino-aprendizagemrepositóriosalfabetización informacionalobjetos de aprendizajerecursos de enseñanza-aprendizajerepositorioslearning objectsinformation literacyresources for teaching and learningrepositoriesApresenta fundamentos básicos para a produção de objetos de aprendizagem (OAs), bem como resultado de pesquisa exploratória sobre a percepção de estudantes sobre a produção dos referidos recursos. A produção dos OAs requer conhecimentos que envolvem questões de conteúdo, de ensino-aprendizagem e conhecimentos técnicos. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem a importância dos objetos de aprendizagem para potencializar o processo de ensino-aprendizagem e demonstram disposição e motivação no processo de produção, mas também ressaltam a necessidade de melhorar a interface dos softwares para torná-la mais amigável e intuitiva.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/241810.26512/rici.v9.n2.2016.2418Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 2 (2016); 387-405Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 2 (2016); 387-405Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 2 (2016); 387-4051983-521310.26512/rici.v9.n2.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2418/2157Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T02:47:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2418Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-17T02:47:24Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional |
title |
Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional |
spellingShingle |
Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias objetos de aprendizagem letramento informacional recursos de ensino-aprendizagem repositórios alfabetización informacional objetos de aprendizaje recursos de enseñanza-aprendizaje repositorios learning objects information literacy resources for teaching and learning repositories |
title_short |
Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional |
title_full |
Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional |
title_fullStr |
Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional |
title_full_unstemmed |
Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional |
title_sort |
Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional |
author |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_facet |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
objetos de aprendizagem letramento informacional recursos de ensino-aprendizagem repositórios alfabetización informacional objetos de aprendizaje recursos de enseñanza-aprendizaje repositorios learning objects information literacy resources for teaching and learning repositories |
topic |
objetos de aprendizagem letramento informacional recursos de ensino-aprendizagem repositórios alfabetización informacional objetos de aprendizaje recursos de enseñanza-aprendizaje repositorios learning objects information literacy resources for teaching and learning repositories |
description |
Apresenta fundamentos básicos para a produção de objetos de aprendizagem (OAs), bem como resultado de pesquisa exploratória sobre a percepção de estudantes sobre a produção dos referidos recursos. A produção dos OAs requer conhecimentos que envolvem questões de conteúdo, de ensino-aprendizagem e conhecimentos técnicos. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem a importância dos objetos de aprendizagem para potencializar o processo de ensino-aprendizagem e demonstram disposição e motivação no processo de produção, mas também ressaltam a necessidade de melhorar a interface dos softwares para torná-la mais amigável e intuitiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2418 10.26512/rici.v9.n2.2016.2418 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2418 |
identifier_str_mv |
10.26512/rici.v9.n2.2016.2418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2418/2157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 2 (2016); 387-405 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 2 (2016); 387-405 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 2 (2016); 387-405 1983-5213 10.26512/rici.v9.n2.2016 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
collection |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rici@unb.br |
_version_ |
1800210998269837312 |