Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Ana Paula Magalhães Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47748
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.
id UNB_9aa0da674c7c002ab77f3bc9166013fb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47748
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de BrasíliaEnsino híbridoProjeto pedagógicoUniversidade de BrasíliaEnsino superior - BrasilDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.O método tradicional na sala de aula precisa ser complementado com novas modalidades de ensino, uma vez que as mudanças no mundo estão cada vez mais imprevisíveis e a forte expansão do uso social das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s), gerou e continua gerando mudanças que provocam a ruptura de fronteiras entre o espaço físico e virtual, criando um espaço híbrido de conexões. Nesse entendimento, o ensino híbrido é apresentado como nova proposta metodológica que amplia a construção de uma prática pedagógica que potencializa o aprendizado dos alunos num contexto tecnológico contemporâneo, sem abandonar o uso da sala de aula tradicional. O objetivo da dissertação é analisar a viabilidade da inserção do ensino híbrido no projeto pedagógico dos cursos de graduação da Universidade de Brasília, descrevendo quais os instrumentos relacionados à essa metodologia são passíveis de uso atualmente na Universidade, abordando o ensino híbrido de forma a conceituar e caracterizar os seus modelos e propostas dentro da esfera das metodologias ativas, identificando impasses e premissas na sua implementação, além de indicar o modelo mais apropriado junto aos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Esse modelo proposto trata-se da sala de aula invertida, modelo híbrido sustentado, é uma metodologia ativa que propõe que o educando aprenda por meio da articulação entre espaços e tempos online e presenciais, de forma síncrona e assíncrona que segue a tendência de mudança na gestão educacional. Por meio dos dados conclui-se com a análise dos dados que Universidade de Brasília tem potencial para a inserção do ensino híbrido na proposta da sala invertida nos cursos de graduação, uma vez que segundo a literatura, a universidade atende aos requisitos de infraestrutura física e tecnológica, tanto no que tange aos equipamentos, sistemas e suporte para essa implementação. Faz-se necessário ainda o alinhamento de um planejamento estratégico persuasivo dos seus gestores, no que tange a formação continuada dos seus servidores técnico administrativos e docentes associado a uma mudança cultural da instituição.The traditional method in the classroom needs to be complemented with new teaching modalities, since changes in the world are increasingly unpredictable and the strong expansion of the social use of digital information and communication technologies (TDIC's), has generated and continues to generate changes that break the boundaries between physical and virtual space, creating a hybrid space of connections. In this understanding, hybrid teaching is presented as a new methodological proposal that expands the construction of a pedagogical practice that enhances students' learning in a contemporary technological context, without abandoning the use of the traditional classroom. The aim of the dissertation is to analyze the viability of inserting hybrid teaching in the pedagogical project of undergraduate courses at the University of Brasília, describing which instruments related to this methodology are currently usable at the University, approaching hybrid teaching in order to conceptualize and characterize its models and proposals within the sphere of active methodologies, identifying impasses and assumptions in their implementation, in addition to indicating the most appropriate model for undergraduate courses at the University of Brasília. This proposed model is about the inverted classroom, a sustained hybrid model, it is an active methodology that proposes that the student learns through the articulation between online and face-to-face spaces and times, in a synchronous and asynchronous way that follows the trend of change in educational management. It concludes with the analysis of the data that the University of Brasília has the potential for the insertion of hybrid teaching in the inverted classroom proposal in undergraduate courses, since according to the literature, the university meets the requirements of this implementation. Through the data obtained, with regard to the physical and technological infrastructure, the university has all the necessary framework for the implementation, needing to align a persuasive strategic planning of its managers, regarding the continuous training of its technical administrative servants and associated professors to a cultural change of the institution.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Economia (FACE ECO)Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado ProfissionalCabello, Andrea FelippeSantana, Ana Paula Magalhães Silva2024-02-15T20:57:07Z2024-02-15T20:57:07Z2024-02-152023-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTANA, Ana Paula Magalhães Silva. Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília. 2023. 99 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47748porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-19T15:17:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/47748Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-19T15:17:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília
title Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília
spellingShingle Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília
Santana, Ana Paula Magalhães Silva
Ensino híbrido
Projeto pedagógico
Universidade de Brasília
Ensino superior - Brasil
title_short Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília
title_full Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília
title_fullStr Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília
title_sort Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília
author Santana, Ana Paula Magalhães Silva
author_facet Santana, Ana Paula Magalhães Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabello, Andrea Felippe
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Ana Paula Magalhães Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino híbrido
Projeto pedagógico
Universidade de Brasília
Ensino superior - Brasil
topic Ensino híbrido
Projeto pedagógico
Universidade de Brasília
Ensino superior - Brasil
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-25
2024-02-15T20:57:07Z
2024-02-15T20:57:07Z
2024-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Ana Paula Magalhães Silva. Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília. 2023. 99 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47748
identifier_str_mv SANTANA, Ana Paula Magalhães Silva. Análise da inserção do ensino híbrido na graduação da Universidade de Brasília. 2023. 99 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508277880324096