Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina : apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Dejano Tavares
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27200
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000100004
Resumo: Os propósitos do trabalho foram examinar as percepções dos alunos sobre a vivência inicial do curso de Medicina, mediante o Questionário de Valoração do Curso (QVC), bem como analisar relações entre índices do QVC e medidas de atributos pessoais e sucesso acadêmico. O estudo envolveu 609 alunos numa década. Os resultados revelaram relativa estabilidade dos escores do QVC em turmas consecutivas e diferenças significantes entre os alunos agrupados por sexo, naturalidade, categoria de preferência por carreira e semestre de acesso ao curso. Verificaram-se, também, associações significantes entre escores do QVC e medidas de autoconfiança, intenção de aprender, rendimento cognitivo e atividade de monitoria em quatro semestres seguidos. Testes do Modelo Linear Geral revelaram quatro fatores independentes principais na explicação da variabilidade do escore do QVC: intenção de aprender, autoconfiança, preferência por carreira e semestre de acesso. A discussão examina os achados em conexão com noções de contexto interno do aprendiz e ambiência educacional. Concluindo, as respostas ao QVC refletem a perspectiva de valoração do aprendizado pessoal na interação com as dimensões do contexto educacional. O instrumento tem, assim, utilidade no acompanhamento pedagógico da iniciação profissional.
id UNB_9ad68a8dde22a9f15c8e2e40ba812c93
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27200
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina : apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série históricaValue and meaning of the first-year learning experience in a medical program : an appraisal of personal learning and context in a historic seriesGraduaçãoEstudantes de MedicinaAprendizagemAvaliação educacional - ensino superiorOs propósitos do trabalho foram examinar as percepções dos alunos sobre a vivência inicial do curso de Medicina, mediante o Questionário de Valoração do Curso (QVC), bem como analisar relações entre índices do QVC e medidas de atributos pessoais e sucesso acadêmico. O estudo envolveu 609 alunos numa década. Os resultados revelaram relativa estabilidade dos escores do QVC em turmas consecutivas e diferenças significantes entre os alunos agrupados por sexo, naturalidade, categoria de preferência por carreira e semestre de acesso ao curso. Verificaram-se, também, associações significantes entre escores do QVC e medidas de autoconfiança, intenção de aprender, rendimento cognitivo e atividade de monitoria em quatro semestres seguidos. Testes do Modelo Linear Geral revelaram quatro fatores independentes principais na explicação da variabilidade do escore do QVC: intenção de aprender, autoconfiança, preferência por carreira e semestre de acesso. A discussão examina os achados em conexão com noções de contexto interno do aprendiz e ambiência educacional. Concluindo, as respostas ao QVC refletem a perspectiva de valoração do aprendizado pessoal na interação com as dimensões do contexto educacional. O instrumento tem, assim, utilidade no acompanhamento pedagógico da iniciação profissional.The purpose of this study was to appraise how medical students perceive their first-year experiences in the medical course using an adapted version of the Course Valuing Inventory (CVI), and to analyse the relationships between the CVI scores and the students' individual attributes and academic achievements. The study involved 609 students and covered a period of ten years. The results showed relative stability of CVI scores in consecutive classes and significant differences among students when grouped by sex, place of birth, career choice, and term of enrolment in the program. Other findings were the significant relationships between CVI score and self-confidence, willingness to learn and cognitive achievement, and peer tutoring activity during four consecutive terms. GLM tests (between subjects and effects) identified four principal independent factors to explain the CVI-score variability: willingness to learn, self-confidence, career choice and term of enrolment. The discussion appraises the findings in relation to concepts of the students, internal context and educational context. In conclusion, CVI responses reflect a perspective of valuing personal learning in interaction with dimensions of the educational context. Accordingly, this tool can be considered useful for the pedagogical supervision of medical students' professional initiation.Faculdade de Medicina (FMD)Associação Brasileira de Educação Médica2017-12-07T04:49:27Z2017-12-07T04:49:27Z2008-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOBRAL, Dejano T. Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina: apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p. 23-31, jan./mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27200https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000100004Revista Brasileira de Educação Médica - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000100004& lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSobral, Dejano Tavaresporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-25T20:39:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/27200Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-25T20:39:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina : apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica
Value and meaning of the first-year learning experience in a medical program : an appraisal of personal learning and context in a historic series
title Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina : apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica
spellingShingle Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina : apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica
Sobral, Dejano Tavares
Graduação
Estudantes de Medicina
Aprendizagem
Avaliação educacional - ensino superior
title_short Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina : apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica
title_full Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina : apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica
title_fullStr Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina : apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica
title_full_unstemmed Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina : apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica
title_sort Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina : apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica
author Sobral, Dejano Tavares
author_facet Sobral, Dejano Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Dejano Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação
Estudantes de Medicina
Aprendizagem
Avaliação educacional - ensino superior
topic Graduação
Estudantes de Medicina
Aprendizagem
Avaliação educacional - ensino superior
description Os propósitos do trabalho foram examinar as percepções dos alunos sobre a vivência inicial do curso de Medicina, mediante o Questionário de Valoração do Curso (QVC), bem como analisar relações entre índices do QVC e medidas de atributos pessoais e sucesso acadêmico. O estudo envolveu 609 alunos numa década. Os resultados revelaram relativa estabilidade dos escores do QVC em turmas consecutivas e diferenças significantes entre os alunos agrupados por sexo, naturalidade, categoria de preferência por carreira e semestre de acesso ao curso. Verificaram-se, também, associações significantes entre escores do QVC e medidas de autoconfiança, intenção de aprender, rendimento cognitivo e atividade de monitoria em quatro semestres seguidos. Testes do Modelo Linear Geral revelaram quatro fatores independentes principais na explicação da variabilidade do escore do QVC: intenção de aprender, autoconfiança, preferência por carreira e semestre de acesso. A discussão examina os achados em conexão com noções de contexto interno do aprendiz e ambiência educacional. Concluindo, as respostas ao QVC refletem a perspectiva de valoração do aprendizado pessoal na interação com as dimensões do contexto educacional. O instrumento tem, assim, utilidade no acompanhamento pedagógico da iniciação profissional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03
2017-12-07T04:49:27Z
2017-12-07T04:49:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOBRAL, Dejano T. Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina: apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p. 23-31, jan./mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27200
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000100004
identifier_str_mv SOBRAL, Dejano T. Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina: apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p. 23-31, jan./mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27200
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508354032107520