Dialogando vozes e sentidos da educação popular e da educação de jovens e adultos na rede pública de ensino do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Julieta Borges Lemes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34875
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
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spelling Dialogando vozes e sentidos da educação popular e da educação de jovens e adultos na rede pública de ensino do Distrito FederalEducação de jovens e adultosEducação popularEscolas públicasDialéticaDialogismoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.O objetivo central desta investigação é analisar e contribuir para o processo de dialogia-dialética entre a Educação Popular e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores de uma Escola Classe da Rede Pública de Ensino do Paranoá-Distrito Federal. Objetivo que emerge como uma necessidade da parceria-trabalho histórico que se realiza desde 1985 entre o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Cultural- Genpex/FE/UnB e o Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – Cedep. Parceria-trabalho que têm como principal matriz de análise a perspectiva histórico-cultural marxista de desenvolvimento humano (VIGOTSKI,2000) e de constituição humana e entrelaçamento do “ser de amor-poder-saber (REIS, 2000; 2011). Para atingir esse objetivo, caminho por meio da metodologia qualitativa da pesquisa-ação de base marxista, por compreender que é a metodologia que mais me oferece os meios, os procedimentos técnicos, para que eu alcance o que me disponho a fazer como ciência: “não só interpretar, mas transformar o mundo” (MARX e ENGELS, 1998, p. 103-XI Tese a Fereubach). Como desdobramento do objetivo geral, desenvolvo três objetivos específicos. O primeiro, em que problematizo a historicidade e o processo de constituição da Educação Popular e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores. Compreendo que resgatar essa historicidade é trazer as vozes e sentidos do passado que estão presentes e constituem esses dois campos. Vozes e sentidos vivos, (BAKHTIN, 2010) (VIGOTSKI, 2000). Palavra que não é vazia, mas carregada de sentidos. Sentidos de um dado contexto que precisam ser interpretados, descobertos. O segundo objetivo, em que busco a singularidade da Educação Popular do Paranoá-Itapoã. Para isso, analiso quatro trabalhos: Reis (2011), Lima (1999), Jesus (2007) e Viana (2012). Pesquisas que investigam, o efeito-repercussão da Educação Popular do Paranoá-Itapoã na vida dos sujeitos educandos(as), educadores(as) e estudantes-pesquisadores(as) da UnB. Por fim, no terceiro objetivo, contribuo e analiso a roda de diálogo que, desde 2015, se estabelece entre Universidade de Brasília, Escola Classe e Movimento Popular. Nesse processo, vejo-me diante de inúmeros “nós”. “Nós” em seus múltiplos sentidos: de elo, de coletivo, de união, de confronto, de disputa, de situação-problema-desafio, de drama. “Nós” que são o movimento de atar-desatar, avanços-não avanços-recuos, em busca da dialogia-dialética entre a Educação Popular e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores. A dialogia-dialética é objetivo central da Tese. Compreendo assim que a dialogia-dialética é uma conquista que não está dada a priori, é algo a ser construído com o tempo e com muito trabalho. Dialogia-dialética que implica o desarme interior para se colocar em relação com o outro. Desarme que não significa negar a si ou negar os confrontos e embates, mas reconhecer que eu só sou na relação com o outro: “A eficácia do acontecimento não está na fusão de todos em um todo mas na tensão da minha distância e da minha imiscibilidade, no uso do privilégio do meu lugar único fora dos outros indivíduos” (BAKHTIN, 2010). Dialogia-dialética que se dá em uma relação tensa, mas fundamentalmente de acolhida e afirmação minha e do outro.This investigation aims mainly to analize the dialectic-dialogic exchange between Popular Education and Youth, Adult, Elder and Workers Education in a Paranoá (Federal District) Escola Classe (Classroom School) that is part of the Brazilian Public Schools Network. This aim emerged as a necessity for the historical partnership between the Popular Education and Cultural-Historical and Philosophical Studies Science Outreach and Research Group - Genpex/FE/UnB and the Paranoá Center for Culture and Development (Cedep) (such partnership started in 1985). This work-partnership has as its main matrix of analysis the Marxist cultural-historical perspective on human development (VIGOTSKI, 2000) and human constitution as well as the entanglement of the “being of love-power-knowledge” (REIS, 2000; 2011). To reach this aim, I employ the qualitative methodology of the Action Research based on Marxist thought. Such methodology provides me with the means and the technical procedures to accomplish what I aim to do as a scientist: not just to interpret the world but to change it (MARX and ENGELS, 1998, Theses On Feuerbach, p. 103- XI). My general aim gives rise to three specific aims. Firstly, to problematize the historicity and the process of constitution of Popular Education and Youth, Adult, Elder and Workers Education. I understand that to vindicate such historicity is also to bring back the voices and meanings from the past – voices that are present and constitute both fields. Voices and meanings that live (BAKHTIN, 2010) (VIGOTSKI, 2000). Word that isn’t meaningless, but plenty of significations. The meaning of these word is given by a context that need to be discovered and interpreted. Secondly, I seek to grasp the singularity of Popular Education in Paranoá-Itapoã. To do so, I analyze four works: Reis (2011), Lima (1999), Jesus (2007) and Viana (2012). Those are researches that investigate the effect-repercussion of Popular Education in the lives of the subjects: learners, educators, and researcher-students of the University of Brasilia. Finally, I join the conversation that has been going on since 2015 between the University of Brasilia, the Escola Classe (Classroom School) and the People's Movement and give a contribution to it. During such process, I find myself facing several “us”. I mean “us” in their multiple meanings: link, collective, union, conflict, dispute, situation-problem-challenge, drama. “Us” that are the very movement of tying/untying, of advancing/not advancing/retreating in search of the dialogic-dialectics between Popular Education and Youth, Adult, Elder and Workers Education. Dialogic-Dialectics is thus the main aim of this work. I understand such dialogic-dialectics to be under construction. It is not a given, but rather it must be achieved with time and a lot of work. That Dialogic-Dialectics implies an inner disarmament so that one can place oneself in relation to the Other. This disarmament is neither self-denial nor a denial of the reality of conflict and divergence. It is rather an acknowledgement of the fact that I only am in relation to the Other: “The efficiency of the event does lie in the fusion of all into a whole but rather in the very tension of my distance and my immiscibility, in the use of the privilege of being in my unique place of existence outside the other” (BAKHTIN, 2010). Such Dialogic-Dialectics takes place as a tense relation but such relation is first and foremost a relation of reception and affirmation of myself and the other.Reis, Renato Hilário dosSobral, Julieta Borges Lemes2019-06-17T20:44:36Z2019-06-17T20:44:36Z2019-06-172018-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOBRAL, Julieta Borges Lemes. Dialogando vozes e sentidos da educação popular e da educação de jovens e adultos na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2018. 335 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34875A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:17:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/34875Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:17:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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