Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muñoz Pipicano, Edwin Fernando
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16532
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
id UNB_9d528df27cc43aa23b798fd512d6750e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16532
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidadeEngenharia de transportesSistema viárioTransportes - ColômbiaTransportes - planoSistemas BRTDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.O objetivo do presente estudo foi desenvolver um método para determinar a vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT (Bus Rapid Transit), que permitiu classificar seus elementos e identificar os trechos mais importantes. Foram tratados conceitos relacionados com Sistemas BRT, vulnerabilidade, redes de transporte e centralidade de intermediação, com o fim de obter a base teórica para o desenvolvimento do método. O método compreendeu sete etapas: i) Caracterização da rede de transporte do Sistema BRT; ii) Identificação dos arcos mais importantes da rede de transporte do Sistema BRT, baseada na medida da Centralidade de intermediação); iii) Criação de cenários de interrupção na rede de transporte do Sistema BRT; iv) Avaliação dos impactos das interrupções nos arcos mais importantes da rede de transporte do Sistema BRT; v) Classificação da rede de transporte do Sistema BRT segundo a sua vulnerabilidade; e, vi) Análise dos resultados e proposta de medidas de mitigação. Este método foi aplicado no sistema de transporte de massa Transmilênio (TM) de Bogotá, na Colômbia. Na rede, identificou-se os arcos mais vulneráveis (agrupados em trechos) e também, foi realizada uma classificação de acordo com o ranking de vulnerabilidade, elaborado a partir do cálculo da centralidade de intermediação e o cálculo do impacto produzido pela ocorrência de um incidente, com foco na operação e nos usuários deste sistema. Como resultado, encontrou-se que os trechos mais vulneráveis são os que compõem o Troncal Caracas Norte, com uma participação de 20,4% em relação aos outros trechos da rede de transporte. Com as análises dos resultados, foi possível propor medidas de mitigação para diminuir o impacto pelas ocorrências de incidentes, resultantes de ações humanas ou naturais, de maneira planejada ou imprevisível. Levando-se em consideração esses aspectos, o método poderá contribuir de forma significativa na geração de benefícios sociais e econômicos para uma cidade. Adicionalmente, este estudo, pode-se constituir em uma ferramenta importante para os planejadores e os tomadores de decisões para auxiliar no planejamento de novos investimentos, priorização da manutenção e ou ampliação dos corredores de transporte público. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe aim of this study was to develop a method to analyze the vulnerability of the transport network of Bus Rapid Transit (BRT), that allowed classifying and identifying the most important sections. Among the concepts consulted were: BRT Systems, vulnerability, transport network and centrality, to obtain a theoretical basis for the method development. The method encompassing seven stages: i) Characterization of the transport network of the BRT system; ii) Identification of the major links of the transportation network of the BRT system, based on the betweenness centrality measure; iii) Creation of disruption scenarios; iv) Evaluation of the impact of disruptions of the major arcs of the transportation network of the BRT system; v) Classification of transport network of the BRT system according to their vulnerability vi) Analysis of results and proposed mitigation measures. This method was applied to the mass transportation system Transmilenio in Bogotá, Colombia. As a result, the most vulnerable links of the network ( grouped into sections ) were identified, and also it was possible make a classification according to the ranking of vulnerability, made from calculation of betweenness centrality and calculation of the impact caused by the occurrence of an incident, focusing on the operation and the users of this system. It resulted most vulnerable the segments that compose the Troncal Caracaras Norte, with a share of 20,24% in relation with the others segments of the transport network. With the analysis of the results made it will be possible to propose mitigation measures to reduce the impact caused by the occurrence of incidents resulting from human or natural actions, in a planned or unexpected. Considering these aspects, the method can significantly contribute in generating social and economic benefits for the city. Also, it can become na important tool for planners and decision makers as na aid in planning new investments, prioritizing maintenance and/or expanding of public transport corridors. _______________________________________________________________________________________ RESUMENEl objetivo del presente estudio fue desarrollar um método para analizar la vulnerabilidad de la red de transporte de Sistemas de Autubuses de Tránsito Rápido – BRT (Bus Rapid Transit), que permitió clasificar sus elementos e identificar los tramos más importantes. Fueron consultados conceptos relacionados con Sistemas BRT, vulnerabilidad, redes de transporte y centralidad, con el fin de obtener uma base teórica para el desarrollo del método. El método compredió siete etapas: i) Caracterización de la red de transporte del Sistema BRT; ii) Identificación de los arcos más importantes de la red de transporte del Sistema BRT, con base em la medida de centralidad de intermediacíon; iii) Creación de escenarios de interrupción em la red de transporte del Sistema BRT; iv) Evaluación de los impactos de las interrupciones em los arcos más importantes de la red de transporte del Sistema BRT; v) Clasificación de la rede de transporte del Sistema BRT según su vulnerabilidad; y. vi) Análisis de los resultados y propuesta de medidas de mitigación. Este método fue aplicado em el sistema de transporte masivo Transmilenio de Bogotá, em Colombia. Como resultado, em la red se identificaron los arcos más vulnerables (agrupados en tramos) y también se logró realizar uns classificación de acuerdo com el ranking de vulnerabilidad, elaborado a partir del cálculo de la centralidad de intermediación y del cálculo del impacto producido por la ocurrencia de um incidente, com foco en la operación y en los usuarios de estos sistemas,. Como resultado se encontró que los tramos más vulnerables son los que componen la Troncal Caracas Norte, com uma participación de 20,4% em relación con los otros trechos de la red de transporte. Con el análisis de los resultados fue posible proponer medidas de mitigación, para disminuir el impacto generado por la ocurrencia de incidentes que resultam de acciones humanas o naturales, de forma planeada o imprevisible. Tomando en consideración esos aspectos, el método podrá contribuir de forma significativa em la generación de beneficios sociales y económicos para uma ciudad. Adicionalmente, puede convertirse en una herramienta importante para los planeadores e tomadores de decisiones como um apoyo em el planeamiento de nuevas inversiones, priorizando obras de mantenimiento y/o ampliación de corredores de transporte público.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesGonzales Taco, Pastor WillyMuñoz Pipicano, Edwin Fernando2014-10-17T13:09:39Z2014-10-17T13:09:39Z2014-10-172014-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMUÑOZ PIPICANO, Edwin Fernando. Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade. 2014. xviii, 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16532A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:18:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/16532Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:18:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade
title Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade
spellingShingle Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade
Muñoz Pipicano, Edwin Fernando
Engenharia de transportes
Sistema viário
Transportes - Colômbia
Transportes - plano
Sistemas BRT
title_short Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade
title_full Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade
title_fullStr Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade
title_full_unstemmed Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade
title_sort Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade
author Muñoz Pipicano, Edwin Fernando
author_facet Muñoz Pipicano, Edwin Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzales Taco, Pastor Willy
dc.contributor.author.fl_str_mv Muñoz Pipicano, Edwin Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de transportes
Sistema viário
Transportes - Colômbia
Transportes - plano
Sistemas BRT
topic Engenharia de transportes
Sistema viário
Transportes - Colômbia
Transportes - plano
Sistemas BRT
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-17T13:09:39Z
2014-10-17T13:09:39Z
2014-10-17
2014-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUÑOZ PIPICANO, Edwin Fernando. Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade. 2014. xviii, 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16532
identifier_str_mv MUÑOZ PIPICANO, Edwin Fernando. Análise da vulnerabilidade da rede de transporte de Sistemas de Operação Exclusiva em Corredores de Ônibus - BRT com base na medida da centralidade. 2014. xviii, 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508349251649536