A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7831
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
id UNB_9d97e12963b9c65ececf0458ff33a32f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7831
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus MachadoEnsino agrícolaFormação profissionalEnsino profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.Este estudo tem por objetivo investigar a formação profissional ofertada pela Escola Agrotécnica Federal de Machado/EAFM, atual campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas/IFSULDEMINAS, e a sua influência, à luz da percepção do egresso do curso Técnico em Agropecuária, na trajetória pessoal e profissional desses. O estudo parte de uma reflexão sobre a permanência do egresso em áreas correlatas ou não correlatas à sua de formação técnica, que da visão instrumental poderia significar insucesso da escola. Por outro lado, esse resultado pode significar, também, numa ótica crítica, o sucesso da educação ofertada, a partir dos efeitos da educação integral, cujas consequências para o egresso iriam além do restrito ou proposto apenas pela sua formação técnica. O referencial teórico contemplou uma abordagem sobre as transformações políticas, econômicas e sociais que nortearam a história do ensino agropecuário e a sua relação com a formação de profissionais para o campo. Em seguida, o estudo abordou as concepções acerca da trajetória histórica e das principais políticas públicas para a educação profissional brasileira, bem como uma caracterização da EAFM, suas atribuições, história, transformações e influências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, constituindo-se em um estudo de caso. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram a análise documental e a entrevista semiestruturada. O estudo contou com vinte interlocutores, sendo quatro gestores, e dezesseis egressos. Os principais resultados revelam a importância da EAFM na vida dos seus egressos e apontam que esta influência se dá principalmente em função do modelo pedagógico adotado, do Sistema Escola-Fazenda e do regime de internato. O estudo aponta, ainda, que as Instituições que promovem a educação para o campo necessitam adequar-se às novas demandas exigidas pelo mundo rural em pleno processo de transformação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study investigated the professional education offered by the Escola Agrotécnica Federal de Machado/EAFM, current Campus of the Instituto Federal do Sul de Minas/IFSULDEMINAS and its influence concerning the agriculture technical course egress’s perception in his personal and professional way. The study begins with a reflection about the egress’s permanence in areas related or unrelated to his technical training, which from the instrumental view could mean the school failure. However, it could also mean, in a critical perspective, the success of the offered education, concerning the effects of a comprehensive education, whose impact would go beyond the restricted or proposed for the egress’s technical training. The theoretical approach contemplated the political, economic and social questions that guided the agricultural education history and its relation to the rural handiwork formation. In sequence the study contemplates the conceptions and historical route of the main Brazilian professional education public policies and the EAFM’s characterization, its mission, history, changes and influences. The methodology used was the qualitative research from interpretive nature, being transformed into a case study. The techniques used for data collection were document analysis and semi-structured interview. The study included twenty partners (four managers and sixteen graduates). The main results show the EAFM’s importance on the graduates lives and suggest that this influence is mainly linked to the farm school system, the pedagogical model, and the boarding school system. This study indicates that the institutions that provide rural education need to fit to the new demands required by the rural world in the transformation process.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCarvalho, Olgamir Francisco deSilvestre, Ana Lúcia2011-05-17T17:05:00Z2011-05-17T17:05:00Z2011-05-172008-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVESTRE, Ana Lúcia. A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária: um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado. 2008. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7831info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/7831Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado
title A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado
spellingShingle A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado
Silvestre, Ana Lúcia
Ensino agrícola
Formação profissional
Ensino profissional
title_short A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado
title_full A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado
title_fullStr A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado
title_full_unstemmed A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado
title_sort A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado
author Silvestre, Ana Lúcia
author_facet Silvestre, Ana Lúcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino agrícola
Formação profissional
Ensino profissional
topic Ensino agrícola
Formação profissional
Ensino profissional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-13
2011-05-17T17:05:00Z
2011-05-17T17:05:00Z
2011-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVESTRE, Ana Lúcia. A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária: um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado. 2008. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7831
identifier_str_mv SILVESTRE, Ana Lúcia. A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária: um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado. 2008. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508175872753664