A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7831 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008. |
id |
UNB_9d97e12963b9c65ececf0458ff33a32f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/7831 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus MachadoEnsino agrícolaFormação profissionalEnsino profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.Este estudo tem por objetivo investigar a formação profissional ofertada pela Escola Agrotécnica Federal de Machado/EAFM, atual campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas/IFSULDEMINAS, e a sua influência, à luz da percepção do egresso do curso Técnico em Agropecuária, na trajetória pessoal e profissional desses. O estudo parte de uma reflexão sobre a permanência do egresso em áreas correlatas ou não correlatas à sua de formação técnica, que da visão instrumental poderia significar insucesso da escola. Por outro lado, esse resultado pode significar, também, numa ótica crítica, o sucesso da educação ofertada, a partir dos efeitos da educação integral, cujas consequências para o egresso iriam além do restrito ou proposto apenas pela sua formação técnica. O referencial teórico contemplou uma abordagem sobre as transformações políticas, econômicas e sociais que nortearam a história do ensino agropecuário e a sua relação com a formação de profissionais para o campo. Em seguida, o estudo abordou as concepções acerca da trajetória histórica e das principais políticas públicas para a educação profissional brasileira, bem como uma caracterização da EAFM, suas atribuições, história, transformações e influências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, constituindo-se em um estudo de caso. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram a análise documental e a entrevista semiestruturada. O estudo contou com vinte interlocutores, sendo quatro gestores, e dezesseis egressos. Os principais resultados revelam a importância da EAFM na vida dos seus egressos e apontam que esta influência se dá principalmente em função do modelo pedagógico adotado, do Sistema Escola-Fazenda e do regime de internato. O estudo aponta, ainda, que as Instituições que promovem a educação para o campo necessitam adequar-se às novas demandas exigidas pelo mundo rural em pleno processo de transformação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study investigated the professional education offered by the Escola Agrotécnica Federal de Machado/EAFM, current Campus of the Instituto Federal do Sul de Minas/IFSULDEMINAS and its influence concerning the agriculture technical course egress’s perception in his personal and professional way. The study begins with a reflection about the egress’s permanence in areas related or unrelated to his technical training, which from the instrumental view could mean the school failure. However, it could also mean, in a critical perspective, the success of the offered education, concerning the effects of a comprehensive education, whose impact would go beyond the restricted or proposed for the egress’s technical training. The theoretical approach contemplated the political, economic and social questions that guided the agricultural education history and its relation to the rural handiwork formation. In sequence the study contemplates the conceptions and historical route of the main Brazilian professional education public policies and the EAFM’s characterization, its mission, history, changes and influences. The methodology used was the qualitative research from interpretive nature, being transformed into a case study. The techniques used for data collection were document analysis and semi-structured interview. The study included twenty partners (four managers and sixteen graduates). The main results show the EAFM’s importance on the graduates lives and suggest that this influence is mainly linked to the farm school system, the pedagogical model, and the boarding school system. This study indicates that the institutions that provide rural education need to fit to the new demands required by the rural world in the transformation process.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCarvalho, Olgamir Francisco deSilvestre, Ana Lúcia2011-05-17T17:05:00Z2011-05-17T17:05:00Z2011-05-172008-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVESTRE, Ana Lúcia. A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária: um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado. 2008. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7831info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/7831Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado |
title |
A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado |
spellingShingle |
A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado Silvestre, Ana Lúcia Ensino agrícola Formação profissional Ensino profissional |
title_short |
A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado |
title_full |
A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado |
title_fullStr |
A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado |
title_full_unstemmed |
A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado |
title_sort |
A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária : um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado |
author |
Silvestre, Ana Lúcia |
author_facet |
Silvestre, Ana Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Olgamir Francisco de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvestre, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino agrícola Formação profissional Ensino profissional |
topic |
Ensino agrícola Formação profissional Ensino profissional |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-13 2011-05-17T17:05:00Z 2011-05-17T17:05:00Z 2011-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVESTRE, Ana Lúcia. A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária: um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado. 2008. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/7831 |
identifier_str_mv |
SILVESTRE, Ana Lúcia. A influência da influência educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária: um estudo de caso do IFSul de Minas - Campus Machado. 2008. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508175872753664 |