A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10081 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2011. |
id |
UNB_a2c8d65e4f16f00e6226847377989fe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/10081 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de músicaAção pedagógico-musicalMúsica em educação infantilRepertório de conhecimentosDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2011.A presente pesquisa buscou compreender a ação pedagógico-musical de uma professora de Música, que atua em uma escola regular de Educação Infantil em Brasília. A partir desse objetivo, fundamentou-se o referencial desta investigação no conceito de ação pedagógica de Sacristán (1999) e nos momentos em que essa se evidencia: pré-ativa, interativa e pós-ativa, segundo Gauthier et al (2006). A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e o método o Estudo de Caso instrumental. Os instrumentos de coleta de dados foram: 1) entrevista semiestruturada com a professora de Música e 2) observação das aulas de Música. Para complementar os dados foram também realizadas: entrevista com a coordenadora da escola, observações das reuniões de pais da escola, questionário para os pais ou responsáveis, e uma entrevista após as observações, para esclarecimento de dúvidas, com a professora de Música. Os resultados encontrados revelam que a ação pedagógico-musical da professora de Música possui a intencionalidade e a finalidade em aspectos musicais, enfatizando a influência de sua formação em Educação Musical. Percebeu-se que a construção do seu conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e sobre o desenvolvimento musical infantil foi sendo construído na prática por meio da observação, vivência, comparação e experimentação em sala de aula. Identificou-se as diversas formas de atuação da docente na escola: conjunta, colaborativa e isolada, mostrando o quanto o profissional especialista em Música pode contribuir para a rotina de uma escola regular de Educação Infantil e quais elementos compõem seu “repertório de conhecimento” para atuar nesse contexto educativo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe research in question intended to investigate the Music Education working strategy of a Music Teacher employed in a regular primary school in Brasilia. From this premise, the referential system of this investigation was based on the concept of Educational Action of Sacristán (1999) and in its application stages: Pre-Active, Interactive and Post-Active, according to Gauthier et al (2006). The methodology applied were those of qualitative approach and of Instrumental Case Study. The procedures for data collection were: 1) Semi-structured interview with the Teacher and 2) Observation of Music classes. Complimentary data was also gathered through interviews with the school's coordinator, attendance to school's parental meetings, questionnaire answered by parents or tutors, and an interview with the Music Teacher done after the observation process, with the purpose of factchecking . Results show that the strategy of Music Education implemented by the Teacher is driven by the intent and the finality of musical aspects, emphasizing the influence of his/her background in Musical Education. It becomes evident that the construction of his/her knowledge of children's development, either in musical as in other fields, was built on a practical basis: through observation, application, comparison and experimentation in classroom. The distinct working methods applied by the teacher were identified as: conjoined, collaborative and isolated, showing how much a professional Music specialist can contribute to the schedule of a primary school and, finally, which elements compose his “Knowledge Repertoire” put in action in this educational context.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli deMarques, Mônica Luchese2012-03-16T12:41:05Z2012-03-16T12:41:05Z2012-03-162011-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Mônica Luchese. A ação pedagógico-musical na educação infantil: um estudo de caso com professora de música. 2011. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10081info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T21:12:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/10081Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T21:12:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música |
title |
A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música |
spellingShingle |
A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música Marques, Mônica Luchese Ação pedagógico-musical Música em educação infantil Repertório de conhecimentos |
title_short |
A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música |
title_full |
A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música |
title_fullStr |
A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música |
title_full_unstemmed |
A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música |
title_sort |
A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música |
author |
Marques, Mônica Luchese |
author_facet |
Marques, Mônica Luchese |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Mônica Luchese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação pedagógico-musical Música em educação infantil Repertório de conhecimentos |
topic |
Ação pedagógico-musical Música em educação infantil Repertório de conhecimentos |
description |
Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-11 2012-03-16T12:41:05Z 2012-03-16T12:41:05Z 2012-03-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARQUES, Mônica Luchese. A ação pedagógico-musical na educação infantil: um estudo de caso com professora de música. 2011. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10081 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Mônica Luchese. A ação pedagógico-musical na educação infantil: um estudo de caso com professora de música. 2011. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508283830992896 |