A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mônica Luchese
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10081
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2011.
id UNB_a2c8d65e4f16f00e6226847377989fe3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10081
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de músicaAção pedagógico-musicalMúsica em educação infantilRepertório de conhecimentosDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2011.A presente pesquisa buscou compreender a ação pedagógico-musical de uma professora de Música, que atua em uma escola regular de Educação Infantil em Brasília. A partir desse objetivo, fundamentou-se o referencial desta investigação no conceito de ação pedagógica de Sacristán (1999) e nos momentos em que essa se evidencia: pré-ativa, interativa e pós-ativa, segundo Gauthier et al (2006). A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e o método o Estudo de Caso instrumental. Os instrumentos de coleta de dados foram: 1) entrevista semiestruturada com a professora de Música e 2) observação das aulas de Música. Para complementar os dados foram também realizadas: entrevista com a coordenadora da escola, observações das reuniões de pais da escola, questionário para os pais ou responsáveis, e uma entrevista após as observações, para esclarecimento de dúvidas, com a professora de Música. Os resultados encontrados revelam que a ação pedagógico-musical da professora de Música possui a intencionalidade e a finalidade em aspectos musicais, enfatizando a influência de sua formação em Educação Musical. Percebeu-se que a construção do seu conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e sobre o desenvolvimento musical infantil foi sendo construído na prática por meio da observação, vivência, comparação e experimentação em sala de aula. Identificou-se as diversas formas de atuação da docente na escola: conjunta, colaborativa e isolada, mostrando o quanto o profissional especialista em Música pode contribuir para a rotina de uma escola regular de Educação Infantil e quais elementos compõem seu “repertório de conhecimento” para atuar nesse contexto educativo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe research in question intended to investigate the Music Education working strategy of a Music Teacher employed in a regular primary school in Brasilia. From this premise, the referential system of this investigation was based on the concept of Educational Action of Sacristán (1999) and in its application stages: Pre-Active, Interactive and Post-Active, according to Gauthier et al (2006). The methodology applied were those of qualitative approach and of Instrumental Case Study. The procedures for data collection were: 1) Semi-structured interview with the Teacher and 2) Observation of Music classes. Complimentary data was also gathered through interviews with the school's coordinator, attendance to school's parental meetings, questionnaire answered by parents or tutors, and an interview with the Music Teacher done after the observation process, with the purpose of factchecking . Results show that the strategy of Music Education implemented by the Teacher is driven by the intent and the finality of musical aspects, emphasizing the influence of his/her background in Musical Education. It becomes evident that the construction of his/her knowledge of children's development, either in musical as in other fields, was built on a practical basis: through observation, application, comparison and experimentation in classroom. The distinct working methods applied by the teacher were identified as: conjoined, collaborative and isolated, showing how much a professional Music specialist can contribute to the schedule of a primary school and, finally, which elements compose his “Knowledge Repertoire” put in action in this educational context.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli deMarques, Mônica Luchese2012-03-16T12:41:05Z2012-03-16T12:41:05Z2012-03-162011-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Mônica Luchese. A ação pedagógico-musical na educação infantil: um estudo de caso com professora de música. 2011. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10081info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T21:12:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/10081Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T21:12:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música
title A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música
spellingShingle A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música
Marques, Mônica Luchese
Ação pedagógico-musical
Música em educação infantil
Repertório de conhecimentos
title_short A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música
title_full A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música
title_fullStr A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música
title_full_unstemmed A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música
title_sort A ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de música
author Marques, Mônica Luchese
author_facet Marques, Mônica Luchese
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Mônica Luchese
dc.subject.por.fl_str_mv Ação pedagógico-musical
Música em educação infantil
Repertório de conhecimentos
topic Ação pedagógico-musical
Música em educação infantil
Repertório de conhecimentos
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-11
2012-03-16T12:41:05Z
2012-03-16T12:41:05Z
2012-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Mônica Luchese. A ação pedagógico-musical na educação infantil: um estudo de caso com professora de música. 2011. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10081
identifier_str_mv MARQUES, Mônica Luchese. A ação pedagógico-musical na educação infantil: um estudo de caso com professora de música. 2011. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508283830992896