A imaginação na produção narrativa de crianças : contando, recontando e imaginando histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Débora Cristina Sales da Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18657
http://dx.doi.org/10.26512/2015.5.D.18657
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
id UNB_a3506526caf89b9901e6efeb2e8107a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18657
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A imaginação na produção narrativa de crianças : contando, recontando e imaginando históriasProdução narrativaImaginação - infânciaEpistemologia qualitativaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.A produção narrativa das crianças pequenas se constitui um processo configurado por dimensões linguísticas, psicológicas, sociológicas e filosóficas. Entendemos que a disciplinarização do conhecimento, restringe a complexidade do objeto estudado, entretanto essa pesquisa fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural e na perspectiva histórico-cultural da subjetividade. A presente pesquisa se norteia a partir do seguinte questionamento: como podemos perceber a presença de processos imaginativos nas narrativas produzidas pelas crianças na Educação Infantil? A partir desta questão levantada, visamos compreender a imaginação na produção narrativa de crianças de uma turma de 2° período de uma instituição pública de Educação Infantil do Distrito Federal. A revisão de literatura contempla um levantamento da produção científica sobre o tema e da produção teórica, na qual discutimos a infância como categoria social (ARIÈS 1981, BENJAMIN 2012a, MÜLLER 2010, SARMENTO 2007, 2008, 2013); o desenvolvimento cultural na infância (PINO 2005, ROGOFF 2005, VIGOTSKI 2012b, VIGOTSKI E LURIA 1996); dimensão linguística da narrativa (CAGLIARI 1992, LABOV 1997, PERRONI 1991, 1992), dimensão psicológica da narrativa (BRUNER 1996, 2008, 2014, VIGOTSKI 2012a), dimensão filosófica da narrativa (BENJAMIN 2012a) e dimensão literária da narrativa (ABRAMOVICH 1986, COELHO 1984, 2000, YUNES 2002 e ZILBERMAN 1984); imaginação na perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2001, 2009, 2010, 2012b); imaginação na perspectiva histórico-cultural da subjetividade (GONZÁLEZ REY 2012, 2014, MITJÁNS MARTÍNEZ 2014). A construção e análise das informações foram realizadas sob uma abordagem metodológica sedimentada na Epistemologia Qualitativa de González Rey (2005b, 2010). A pesquisa empírica foi realizada em uma instituição pública de Educação Infantil do Distrito Federal, com a participação de oito crianças, quatro meninos e quatro meninas de uma turma do 2° período da Educação Infantil. Os instrumentos e procedimentos utilizados foram: observação participante, dinâmicas conversacionais e oficinas realizadas para a leitura de histórias infantis, recontos orais, dramatização, registros pictóricos e atividades lúdicas. Analisamos as produções narrativas das crianças nas três modalidades: reconto oral, criação/recriação de histórias e narrativas espontâneas e compreendemos a imaginação como um complexo processo subjetivo, que articula emoção e cognição no processo de criação infantil. A compreensão da imaginação na produção narrativa apresenta uma possibilidade de entendimento mais amplo sobre processos de desenvolvimento da linguagem, no qual o sujeito é produtor de linguagem e traz uma importante contribuição para a Educação Infantil.The narrative production of early children constitutes a process set up by linguistic, psychological, sociological and philosophical. We understand that the disciplining of knowledge, restricts the complexity of the studied object, however this research is based on the historical-cultural perspective and historical and cultural perspective of subjectivity. This research is guided from the following question: how can we perceive the presence of imaginative processes in the narratives produced by children in kindergarten? From this issue raised, we aim to understand the imagination in the narrative production of children in a class of 2nd period of a public institution of Early Childhood Education of the Distrito Federal. The literature review includes a survey of scientific literature on the subject and theoretical work, in which we discuss childhood as a social category (ARIÉS 1981, BENJAMIN 2012a, MÜLLER 2010, SARMENTO 2007, 2008, 2013); cultural development in childhood (PINO 2005, ROGOFF 2005 VI OTSKI 2012b, VIGOTSKI And LURIA 1996); linguistic dimension of the narrative (CAGLIARI 1992, LABOV 1997, PERRONI 1991, 1992), psychological dimension of the narrative (BRUNER 1996, 2008, 2014, VIGOTSKI 2012a), philosophical dimension of narrative (BENJAMIN 2012a) and literary dimension of the narrative (ABRAMOVICH 1986, COELHO1984, 2000, YUNES 2002 and ZILBERMAN 1984); imagination in cultural-historical perspective (VIGOTSKI, 2001, 2009, 2010, 2012b); imagination in cultural-historical of subjectivity perspective (GONZÁLEZ REY 2012, 2014, MITJÁNS MARTÍNEZ 2014). The construction and analysis of information were carried out under the methodological approach settled on Qualitative Epistemology of González Rey (2005b, 2010). The empirical research was conducted in a public institution of Early Childhood Education of the Distrito Federal, with the participation of eight children, four boys and four girls in a class of 2nd period of early childhood education. The instruments and procedures used were participant observation, conversational dynamics and workshops for reading children's stories, oral retellings, drama, pictorial records and play activities. We analyze the narratives of children in three modes productions: oral retelling, creation / recreation of spontaneous stories and narratives and understand the imagination as a complex subjective process, combining emotion and cognition in children's creative process. Understanding the imagination in narrative production presents a possibility of wider understanding of language development processes, in which the subject is language producer and brings an important contribution to the Early Childhood Education.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCoelho, Cristina Massot MadeiraVieira, Débora Cristina Sales da Cruz2015-10-29T14:04:59Z2015-10-29T14:04:59Z2015-10-292015-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. A imaginação na produção narrativa de crianças: contando, recontando e imaginando histórias. 2015. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18657http://dx.doi.org/10.26512/2015.5.D.18657A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T18:58:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/18657Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T18:58:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A imaginação na produção narrativa de crianças : contando, recontando e imaginando histórias
title A imaginação na produção narrativa de crianças : contando, recontando e imaginando histórias
spellingShingle A imaginação na produção narrativa de crianças : contando, recontando e imaginando histórias
Vieira, Débora Cristina Sales da Cruz
Produção narrativa
Imaginação - infância
Epistemologia qualitativa
title_short A imaginação na produção narrativa de crianças : contando, recontando e imaginando histórias
title_full A imaginação na produção narrativa de crianças : contando, recontando e imaginando histórias
title_fullStr A imaginação na produção narrativa de crianças : contando, recontando e imaginando histórias
title_full_unstemmed A imaginação na produção narrativa de crianças : contando, recontando e imaginando histórias
title_sort A imaginação na produção narrativa de crianças : contando, recontando e imaginando histórias
author Vieira, Débora Cristina Sales da Cruz
author_facet Vieira, Débora Cristina Sales da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Cristina Massot Madeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Débora Cristina Sales da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Produção narrativa
Imaginação - infância
Epistemologia qualitativa
topic Produção narrativa
Imaginação - infância
Epistemologia qualitativa
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-29T14:04:59Z
2015-10-29T14:04:59Z
2015-10-29
2015-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. A imaginação na produção narrativa de crianças: contando, recontando e imaginando histórias. 2015. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18657
http://dx.doi.org/10.26512/2015.5.D.18657
identifier_str_mv VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. A imaginação na produção narrativa de crianças: contando, recontando e imaginando histórias. 2015. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18657
http://dx.doi.org/10.26512/2015.5.D.18657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508280937971712