Imaginação: arte e ciência na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girardello, Gilka
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643263
Resumo: O artigo faz uma breve discussão conceitual sobre a relação entre imaginação e infância, apontando alguns fatores considerados favoráveis à imaginação infantil: a arte, o tempo, a natureza, a mediação adulta e a narrativa. Investigam-se os processos infantis de criação de hipóteses diante dos fenômenos do mundo, destacando o papel que neles desempenham a curiosidade e a partilha narrativa. Examinam-se aspectos da vida imaginativa infantil, especialmente em contextos pedagógicos, explorando possibilidades de ação educativa — com ênfase para a narração oral — que integrem diferentes áreas do conhecimento de forma não dualista e que promovam a abertura de caminhos para a descoberta.Abstract:This article conducts a brief conceptual discussion about the relationship between imagination and childhood, indicating factors considered favourable to children’s imagination: the arts, time, nature, adult mediation and narrative. Processes children use to create hypotheses concerning worldly phenomena are investigated, highlighting the role of curiosity and narrative sharing. Aspects of children’s imaginative lives are examined, especially in pedagogical contexts, exploring opportunities for educational action – with an emphasis on oral narratives – which integrate different fields of knowledge in a nondualist way and promote the opening of paths to discovery.Key words: Imagination; arts. Science. Education. Childhood. Narrative
id UNICAMP-18_4875f1cd071c87fb00cbde25da083657
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643263
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Imaginação: arte e ciência na infânciaImaginação. Arte. Ciência. Educação. Infância. NarrativaEducaçãoO artigo faz uma breve discussão conceitual sobre a relação entre imaginação e infância, apontando alguns fatores considerados favoráveis à imaginação infantil: a arte, o tempo, a natureza, a mediação adulta e a narrativa. Investigam-se os processos infantis de criação de hipóteses diante dos fenômenos do mundo, destacando o papel que neles desempenham a curiosidade e a partilha narrativa. Examinam-se aspectos da vida imaginativa infantil, especialmente em contextos pedagógicos, explorando possibilidades de ação educativa — com ênfase para a narração oral — que integrem diferentes áreas do conhecimento de forma não dualista e que promovam a abertura de caminhos para a descoberta.Abstract:This article conducts a brief conceptual discussion about the relationship between imagination and childhood, indicating factors considered favourable to children’s imagination: the arts, time, nature, adult mediation and narrative. Processes children use to create hypotheses concerning worldly phenomena are investigated, highlighting the role of curiosity and narrative sharing. Aspects of children’s imaginative lives are examined, especially in pedagogical contexts, exploring opportunities for educational action – with an emphasis on oral narratives – which integrate different fields of knowledge in a nondualist way and promote the opening of paths to discovery.Key words: Imagination; arts. Science. Education. Childhood. NarrativeUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643263Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 75-92Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 75-92Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 75-921980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643263/10809Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGirardello, Gilka2016-02-18T14:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643263Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:34:03Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imaginação: arte e ciência na infância
title Imaginação: arte e ciência na infância
spellingShingle Imaginação: arte e ciência na infância
Girardello, Gilka
Imaginação. Arte. Ciência. Educação. Infância. Narrativa
Educação
title_short Imaginação: arte e ciência na infância
title_full Imaginação: arte e ciência na infância
title_fullStr Imaginação: arte e ciência na infância
title_full_unstemmed Imaginação: arte e ciência na infância
title_sort Imaginação: arte e ciência na infância
author Girardello, Gilka
author_facet Girardello, Gilka
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girardello, Gilka
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginação. Arte. Ciência. Educação. Infância. Narrativa
Educação
topic Imaginação. Arte. Ciência. Educação. Infância. Narrativa
Educação
description O artigo faz uma breve discussão conceitual sobre a relação entre imaginação e infância, apontando alguns fatores considerados favoráveis à imaginação infantil: a arte, o tempo, a natureza, a mediação adulta e a narrativa. Investigam-se os processos infantis de criação de hipóteses diante dos fenômenos do mundo, destacando o papel que neles desempenham a curiosidade e a partilha narrativa. Examinam-se aspectos da vida imaginativa infantil, especialmente em contextos pedagógicos, explorando possibilidades de ação educativa — com ênfase para a narração oral — que integrem diferentes áreas do conhecimento de forma não dualista e que promovam a abertura de caminhos para a descoberta.Abstract:This article conducts a brief conceptual discussion about the relationship between imagination and childhood, indicating factors considered favourable to children’s imagination: the arts, time, nature, adult mediation and narrative. Processes children use to create hypotheses concerning worldly phenomena are investigated, highlighting the role of curiosity and narrative sharing. Aspects of children’s imaginative lives are examined, especially in pedagogical contexts, exploring opportunities for educational action – with an emphasis on oral narratives – which integrate different fields of knowledge in a nondualist way and promote the opening of paths to discovery.Key words: Imagination; arts. Science. Education. Childhood. Narrative
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643263
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643263/10809
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 75-92
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 75-92
Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 75-92
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184732971008