Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Maria Paula Beatriz Estellita
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29308
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300001
Resumo: O estudo teve como objetivo testar horas de treinamento e utilização de estratégias de aprendizagem no trabalho como variáveis preditoras da expressão de competências de liderança dentre gestores de equipes. Liderança foi definida como o processo pelo qual o gestor e sua equipe interagem de forma ética e se influenciam mutuamente para alcançar objetivos comuns. Participaram do estudo 377 gestores de três órgãos da Administração Pública Federal, que responderam escalas para mensurar estratégias de aprendizagem e competências de liderança, submetidas a análises fatoriais para validação psicométrica. Procedimentos de regressão múltipla foram realizados para testar as hipóteses propostas. Quatro estratégias de aprendizagem (busca de ajuda interpessoal, aplicação prática, reflexão intrínseca e extrínseca, busca de ajuda em material escrito) foram preditoras para competências de liderança. Não houve relação de predição entre horas de treinamento e a variável critério. Os resultados favorecem questionamentos sobre o investimento em treinamentos gerenciais.
id UNB_a5be4a3ab701ae33a332997d0c372a17
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29308
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalhoExpression of leadership competencies and learning at workExpresión de competencias de liderazgo y aprendizage en el trabajoLiderançaTreinamentoAprendizagemGestãoO estudo teve como objetivo testar horas de treinamento e utilização de estratégias de aprendizagem no trabalho como variáveis preditoras da expressão de competências de liderança dentre gestores de equipes. Liderança foi definida como o processo pelo qual o gestor e sua equipe interagem de forma ética e se influenciam mutuamente para alcançar objetivos comuns. Participaram do estudo 377 gestores de três órgãos da Administração Pública Federal, que responderam escalas para mensurar estratégias de aprendizagem e competências de liderança, submetidas a análises fatoriais para validação psicométrica. Procedimentos de regressão múltipla foram realizados para testar as hipóteses propostas. Quatro estratégias de aprendizagem (busca de ajuda interpessoal, aplicação prática, reflexão intrínseca e extrínseca, busca de ajuda em material escrito) foram preditoras para competências de liderança. Não houve relação de predição entre horas de treinamento e a variável critério. Os resultados favorecem questionamentos sobre o investimento em treinamentos gerenciais.The study had the purpose of testing training hours and learning strategies at work as predictors for leadership competencies among team managers. Leadership was defined as the process by which the manager and the team interact in an ethic way and influence each other to reach common goals. The participants were 377 managers of three federal government organizations that answered scales for learning strategies and leadership competencies, submitted to factorial analysis for psychometric validation. Multiple regression procedures were applied to test the proposed hypotheses. Four learning strategies (interpersonal help seeking, practical application, intrinsic and extrinsic work reflection, help seeking from written material) were predictors to leadership competencies. There wasn't any predictive relationship between training hours and the criterion variable. The results favor questions concerning the investment on managerial training.El estudio tuvo como objetivo testar horas de entrenamiento y el uso de estrategias de aprendizaje en el trabajo como variables predictoras de la expresión de habilidades de liderazgo entre gestores de equipos. El liderazgo ha sido definido como el proceso por el cual el gestyor y su equipo interactúan con ética y se influyen mutuamente para lograr objetivos comunes. Los participantes del estudio fueron 377 gestores de tres órganos de la Administración Pública Federal, que respondieron escalas para medir estrategias de aprendizaje y habilidades de liderazgo, sometidas a un análisis factorial para validación psicométrica. Se llevaron a cabo procedimientos de regresión múltiple para testar las hipótesis propuestas. Cuatro estrategias de aprendizaje (búsqueda de ayuda interpersonal, aplicación práctica, reflexión intrínseca y extrínseca, búsqueda de ayuda en material escrito) fueron predictoras de habilidades de liderazgo. No hubo una relación predictiva entre horas de entrenamiento y la variable criterio. Los resultados favorecen a las preguntas sobre la inversión en entrenamiento en gestión.Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte2017-12-07T05:07:35Z2017-12-07T05:07:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLINS, Maria Paula Beatriz Estellita; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 19, n. 3, p. 159-168, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2014000300001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 nov. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29308https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300001Estudos de Psicologia (Natal) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2014000300001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 03 nov. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessLins, Maria Paula Beatriz EstellitaBorges-Andrade, Jairo Eduardoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/29308Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho
Expression of leadership competencies and learning at work
Expresión de competencias de liderazgo y aprendizage en el trabajo
title Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho
spellingShingle Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho
Lins, Maria Paula Beatriz Estellita
Liderança
Treinamento
Aprendizagem
Gestão
title_short Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho
title_full Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho
title_fullStr Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho
title_full_unstemmed Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho
title_sort Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho
author Lins, Maria Paula Beatriz Estellita
author_facet Lins, Maria Paula Beatriz Estellita
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
author_role author
author2 Borges-Andrade, Jairo Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Maria Paula Beatriz Estellita
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Treinamento
Aprendizagem
Gestão
topic Liderança
Treinamento
Aprendizagem
Gestão
description O estudo teve como objetivo testar horas de treinamento e utilização de estratégias de aprendizagem no trabalho como variáveis preditoras da expressão de competências de liderança dentre gestores de equipes. Liderança foi definida como o processo pelo qual o gestor e sua equipe interagem de forma ética e se influenciam mutuamente para alcançar objetivos comuns. Participaram do estudo 377 gestores de três órgãos da Administração Pública Federal, que responderam escalas para mensurar estratégias de aprendizagem e competências de liderança, submetidas a análises fatoriais para validação psicométrica. Procedimentos de regressão múltipla foram realizados para testar as hipóteses propostas. Quatro estratégias de aprendizagem (busca de ajuda interpessoal, aplicação prática, reflexão intrínseca e extrínseca, busca de ajuda em material escrito) foram preditoras para competências de liderança. Não houve relação de predição entre horas de treinamento e a variável critério. Os resultados favorecem questionamentos sobre o investimento em treinamentos gerenciais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-12-07T05:07:35Z
2017-12-07T05:07:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LINS, Maria Paula Beatriz Estellita; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 19, n. 3, p. 159-168, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2014000300001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 nov. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29308
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300001
identifier_str_mv LINS, Maria Paula Beatriz Estellita; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 19, n. 3, p. 159-168, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2014000300001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 nov. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29308
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580858147438592