Criação musical e coreográfica em colaboração : tempo, experiência, alteridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, João Paulo Vieira Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21993
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21993
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2016.
id UNB_a5d45315dd7910e18d73454075833fe8
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/21993
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lucas, João Paulo Vieira MartinsLignelli, César2016-12-20T14:14:04Z2016-12-20T14:14:04Z2016-12-202016-03-21LUCAS, João Paulo Vieira Martins. Criação musical e coreográfica em colaboração: tempo, experiência, alteridade. 2016. 209 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21993http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21993Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2016.Quando um coreógrafo e um compositor musical se encontram para colaborar numa criação conjunta, em que instâncias se movimentam? Em que plano convergem seus saberes, suas referências e suas inquietações artísticas particulares, em que condições se aprofunda sua cumplicidade criativa? O impulso inicial da presente pesquisa parte destas indagações. Entre os dois criadores se funda uma relação de diálogo, que vai trilhando o seu caminho ao longo de sua própria dialogia, sujeito às modelações que sobrevém do cruzamento de ambições expressivas, de idiossincrasias, de poéticas pessoais, de um sem número de fatores que vão determinando os destinos da composição da obra. Surge assim uma nova interrogação, à qual procurarei responder nesta pesquisa: existirão formas de pensar a colaboração (formas de enfrentá-la) que coloquem os sujeitos da experiência colaborativa no encalço do enriquecimento potencial do seu objeto? E, a existirem tais formas, como conscientizá-las de modo a se tornarem úteis ao aprimoramento do processo criativo? Considerando o universo infinito das relações de colaboração entre as diferentes disciplinas artísticas, me proponho no presente estudo a um recorte preciso: problematizar a colaboração entre coreógrafo e compositor musical, tentando identificar os eixos em que essa colaboração se atualiza e possibilitar caminhos que revelem (e eventualmente amplifiquem) a potência virtual que ela encerra. Para tal revisito dois processos criativos que vivenciei e dos quais retiro considerações que me parecem importantes, procurando relacioná-las com um campo epistemológico multidisciplinar e projetando-as na tentativa de conceber um pensamento sobre a colaboração artística que contribua efetivamente para beneficiar a sua qualidade, a sua intensidade e o seu êxito. Os conceitos de plano de colaboração e de experiência de colaboração projetam, nesta pesquisa, dois eixos exploratórios em cujo enfoque se alicerça a análise dos referidos processos. Refletindo sobre os sentidos e intensidades em movimento na articulação entre a dança e a música, bem como sobre a entrega do coreógrafo e do compositor à sua mútua alteridade colaborativa, me proponho ao levantamento de estratégias operativas e à sinalização de ponderações que potenciem a experiência da colaboração.What is the possible ground when a choreographer and a music composer get together to elaborate a joint creation? In what sphere can their knowledge, their references, their specific artistic concerns meet? Which are the conditions needed for a deepening of their creative complicity? How do the multiple senses invested in the process of composition of their work flow? The initial impulse of this research has such questions as a point of departure. A dialogue is established between the two creators, a relationship that threads its path along their own dialogy, a path which is subject to a modelling that is an expression of the crossing of expressive ambitions, idiosyncrasies, personal poetics, of a countless number of factors that slowly determine the destinies of the work composition. This leads to a new interrogation, one that I will try to answer in this research: are there ways to think the cooperation (ways to face it) that place the subjects of this cooperative experience on a path to a potential enrichment of their object? And, if such ways exist, how can one incorporate them in order for them to become useful to the enhancement of the creative process? Considering the infinite universe of cooperative relationships between the different artistic disciplines, I propose a specific outline on this study: to question the cooperation between the choreographer and the music composer, in an effort to identify the axis in which this cooperation materializes and facilitate paths that reveal (and possibly amplify) the virtual power they encompass. With this in mind, I revisit two creative processes I’ve experienced and from which I derive considerations that I find important, trying to connect them with a multidisciplinary epistemological field and bringing them forth in an attempt to conceive a thought about artistic cooperation that contributes effectively to benefit its quality, its intensity and its success. The concepts of cooperation plan and cooperation experience project – in this research – two exploratory axes that act as a foundation to the analysis of said processes. By reflecting on the senses and intensities present in the articulation between dance and music, as well as on the commitment of the choreographer and the composer to their mutual cooperative otherness, I propose to do a survey of the cooperative strategies and flag the considerations that enhance the cooperative experience.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessCriação musical e coreográfica em colaboração : tempo, experiência, alteridadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCoreografiaCriação (Literária, artística, etc.)Representação artísticaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_JoãoPauloVieiraMartinsLucas.pdf2016_JoãoPauloVieiraMartinsLucas.pdfapplication/pdf3570326http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21993/1/2016_Jo%c3%a3oPauloVieiraMartinsLucas.pdfd3fc17e8064ad1f550a629f5d20ae0a2MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain775http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21993/2/license.txt26b30676c0d59723c118abd411d8528fMD52open access10482/219932023-07-14 15:37:47.957open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T18:37:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Criação musical e coreográfica em colaboração : tempo, experiência, alteridade
title Criação musical e coreográfica em colaboração : tempo, experiência, alteridade
spellingShingle Criação musical e coreográfica em colaboração : tempo, experiência, alteridade
Lucas, João Paulo Vieira Martins
Coreografia
Criação (Literária, artística, etc.)
Representação artística
title_short Criação musical e coreográfica em colaboração : tempo, experiência, alteridade
title_full Criação musical e coreográfica em colaboração : tempo, experiência, alteridade
title_fullStr Criação musical e coreográfica em colaboração : tempo, experiência, alteridade
title_full_unstemmed Criação musical e coreográfica em colaboração : tempo, experiência, alteridade
title_sort Criação musical e coreográfica em colaboração : tempo, experiência, alteridade
author Lucas, João Paulo Vieira Martins
author_facet Lucas, João Paulo Vieira Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, João Paulo Vieira Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lignelli, César
contributor_str_mv Lignelli, César
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Coreografia
Criação (Literária, artística, etc.)
Representação artística
topic Coreografia
Criação (Literária, artística, etc.)
Representação artística
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-20T14:14:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-20T14:14:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUCAS, João Paulo Vieira Martins. Criação musical e coreográfica em colaboração: tempo, experiência, alteridade. 2016. 209 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/21993
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21993
identifier_str_mv LUCAS, João Paulo Vieira Martins. Criação musical e coreográfica em colaboração: tempo, experiência, alteridade. 2016. 209 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21993
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21993/1/2016_Jo%c3%a3oPauloVieiraMartinsLucas.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21993/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d3fc17e8064ad1f550a629f5d20ae0a2
26b30676c0d59723c118abd411d8528f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405221283954688