O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos : uma proposta didática aplicada em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Rodrigo Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20607
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.
id UNB_a654456beaa285ad2e303ee89cf64374
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20607
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos : uma proposta didática aplicada em sala de aulaEnsino por investigaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.O presente trabalho tem como foco analisar as contribuições de uma unidade didática, pensada e concebida na proposta investigativa, em desenvolver conteúdos atitudinais e procedimentais. Esta unidade teve como tema central metamorfose e foi elaborada em um processo de pesquisa-ação, no qual a participação dos envolvidos moldaram sua estrutura e os conteúdos conceituais nela apresentados. Como o foco esteve no ensino por investigação, cada aula foi pensada e elaborada objetivando a participação efetiva dos estudantes no processo de construção de seu conhecimento. A aplicação da unidade didática ocorreu na Faculdade UnB Planaltina – FUP, campus da Universidade de Brasília - UnB, contando com a participação de dez estudantes que cursavam do 1º ao 3º ano do ensino médio. Os dados foram coletados por meio de gravações, anotações do pesquisador e anotações e relatos dos estudantes e foram analisados a luz das tabelas 6 e 7. Essas tabelas foram elaboradas a partir da interpretação da literatura presente no trabalho. Os resultados demonstraram que a estrutura investigativa favorece o desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais, pois promove aos discentes nela inseridos um contínuo processo de elaboração, reelaboração e reflexão sobre o que é estudado, promovendo a movimentação de procedimentos e atitudes necessários a resolução dos problemas propostos.This paper focuses on analyzing the contributions of a teaching unit, conceived and designed in the research proposal to develop attitudinal and procedural contents. This unit had as its central theme the transformation of teaching and was developed in a process of action research, in which the participation of those involved have shaped its structure and conceptual content presented therein. As the focus was on education for research, each class was designed and developed with the objective of effective participation of students in the construction of their knowledge process. The application of the teaching unit occurred at the Faculty UnB Planaltina - FUP, campus of the University of Brasilia - UNB, with the participation of ten students who attended the 1st to 3rd year of high school. Data were collected through recordings, the researcher notes and notes and reports of students. The collected data were analyzed in light of the tables 6 and 7. These tables have been prepared based on the interpretation of literature present in the work. The results showed that the investigative structure favors the development of attitudinal and procedural contents because it promotes the students inserted in it a continuous process of drafting and redrafting and reflection on what is studied, promoting handling procedures and attitudes needed to solve the problems posed.Guimarães, Eliane MendesFalcomer, Viviane Aparecida da SilvaXavier, Rodrigo Alves2016-05-28T11:57:38Z2016-05-28T11:57:38Z2016-05-282016-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXAVIER, Rodrigo Alves. O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos: uma proposta didática aplicada em sala de aula. 2016. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20607A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/20607Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos : uma proposta didática aplicada em sala de aula
title O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos : uma proposta didática aplicada em sala de aula
spellingShingle O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos : uma proposta didática aplicada em sala de aula
Xavier, Rodrigo Alves
Ensino por investigação
title_short O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos : uma proposta didática aplicada em sala de aula
title_full O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos : uma proposta didática aplicada em sala de aula
title_fullStr O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos : uma proposta didática aplicada em sala de aula
title_full_unstemmed O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos : uma proposta didática aplicada em sala de aula
title_sort O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos : uma proposta didática aplicada em sala de aula
author Xavier, Rodrigo Alves
author_facet Xavier, Rodrigo Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Eliane Mendes
Falcomer, Viviane Aparecida da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Rodrigo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por investigação
topic Ensino por investigação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-28T11:57:38Z
2016-05-28T11:57:38Z
2016-05-28
2016-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XAVIER, Rodrigo Alves. O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos: uma proposta didática aplicada em sala de aula. 2016. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20607
identifier_str_mv XAVIER, Rodrigo Alves. O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos: uma proposta didática aplicada em sala de aula. 2016. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508372522696704