Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Pereira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Gabriele Souza de, Santos, Maria Lais Tadeu dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18852
Resumo: Este trabalho pretende relatar uma atividade de Investigação Matemática  desenvolvida com uma turma do primeiro ano do Ensino médio, com objetivo de investigar matematicamente a conta de água. A proposta inicial foi trabalhar a referida tendência sob a perspectiva de Ponte, Brocado e Oliveira (2003). Também nos apoiamos nas ideias de Onuchi (1999) ao afirmar que o aprendizado do aluno é mais forte quando autogerado ao invés de imposto. A atividade foi bem recebida pelos alunos proporcionando um momento intenso de discussão e aprendizagem. Foi uma experiência nova tanto para os alunos quanto para as professores, caracterizando um momento positivo alcançando o objetivo proposto para além das expectativas. Com o desenvolvimento da atividade ficou perceptível que a mesma se enquadra também nos conceitos de Modelagem Matemática definidos por Barbosa (2004).  
id VERACRUZ-0_c62258dbb00aa5ecaa487331b8c7b6b4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18852
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical researchConta de águaInvestigação MatemáticaModelagem Matemática.Este trabalho pretende relatar uma atividade de Investigação Matemática  desenvolvida com uma turma do primeiro ano do Ensino médio, com objetivo de investigar matematicamente a conta de água. A proposta inicial foi trabalhar a referida tendência sob a perspectiva de Ponte, Brocado e Oliveira (2003). Também nos apoiamos nas ideias de Onuchi (1999) ao afirmar que o aprendizado do aluno é mais forte quando autogerado ao invés de imposto. A atividade foi bem recebida pelos alunos proporcionando um momento intenso de discussão e aprendizagem. Foi uma experiência nova tanto para os alunos quanto para as professores, caracterizando um momento positivo alcançando o objetivo proposto para além das expectativas. Com o desenvolvimento da atividade ficou perceptível que a mesma se enquadra também nos conceitos de Modelagem Matemática definidos por Barbosa (2004).  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1885210.34117/bjdv6n10-576Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020)Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020)Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020)2525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18852/15171Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriana Pereira daCarvalho, Gabriele Souza deSantos, Maria Lais Tadeu dos2021-02-04T12:50:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18852Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:44.889807Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research
title Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research
spellingShingle Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research
Silva, Adriana Pereira da
Conta de água
Investigação Matemática
Modelagem Matemática.
title_short Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research
title_full Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research
title_fullStr Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research
title_full_unstemmed Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research
title_sort Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research
author Silva, Adriana Pereira da
author_facet Silva, Adriana Pereira da
Carvalho, Gabriele Souza de
Santos, Maria Lais Tadeu dos
author_role author
author2 Carvalho, Gabriele Souza de
Santos, Maria Lais Tadeu dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Pereira da
Carvalho, Gabriele Souza de
Santos, Maria Lais Tadeu dos
dc.subject.por.fl_str_mv Conta de água
Investigação Matemática
Modelagem Matemática.
topic Conta de água
Investigação Matemática
Modelagem Matemática.
description Este trabalho pretende relatar uma atividade de Investigação Matemática  desenvolvida com uma turma do primeiro ano do Ensino médio, com objetivo de investigar matematicamente a conta de água. A proposta inicial foi trabalhar a referida tendência sob a perspectiva de Ponte, Brocado e Oliveira (2003). Também nos apoiamos nas ideias de Onuchi (1999) ao afirmar que o aprendizado do aluno é mais forte quando autogerado ao invés de imposto. A atividade foi bem recebida pelos alunos proporcionando um momento intenso de discussão e aprendizagem. Foi uma experiência nova tanto para os alunos quanto para as professores, caracterizando um momento positivo alcançando o objetivo proposto para além das expectativas. Com o desenvolvimento da atividade ficou perceptível que a mesma se enquadra também nos conceitos de Modelagem Matemática definidos por Barbosa (2004).  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18852
10.34117/bjdv6n10-576
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18852
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18852/15171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020)
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020)
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020)
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645487008382976