Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18852 |
Resumo: | Este trabalho pretende relatar uma atividade de Investigação Matemática desenvolvida com uma turma do primeiro ano do Ensino médio, com objetivo de investigar matematicamente a conta de água. A proposta inicial foi trabalhar a referida tendência sob a perspectiva de Ponte, Brocado e Oliveira (2003). Também nos apoiamos nas ideias de Onuchi (1999) ao afirmar que o aprendizado do aluno é mais forte quando autogerado ao invés de imposto. A atividade foi bem recebida pelos alunos proporcionando um momento intenso de discussão e aprendizagem. Foi uma experiência nova tanto para os alunos quanto para as professores, caracterizando um momento positivo alcançando o objetivo proposto para além das expectativas. Com o desenvolvimento da atividade ficou perceptível que a mesma se enquadra também nos conceitos de Modelagem Matemática definidos por Barbosa (2004). |
id |
VERACRUZ-0_c62258dbb00aa5ecaa487331b8c7b6b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18852 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical researchConta de águaInvestigação MatemáticaModelagem Matemática.Este trabalho pretende relatar uma atividade de Investigação Matemática desenvolvida com uma turma do primeiro ano do Ensino médio, com objetivo de investigar matematicamente a conta de água. A proposta inicial foi trabalhar a referida tendência sob a perspectiva de Ponte, Brocado e Oliveira (2003). Também nos apoiamos nas ideias de Onuchi (1999) ao afirmar que o aprendizado do aluno é mais forte quando autogerado ao invés de imposto. A atividade foi bem recebida pelos alunos proporcionando um momento intenso de discussão e aprendizagem. Foi uma experiência nova tanto para os alunos quanto para as professores, caracterizando um momento positivo alcançando o objetivo proposto para além das expectativas. Com o desenvolvimento da atividade ficou perceptível que a mesma se enquadra também nos conceitos de Modelagem Matemática definidos por Barbosa (2004). Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1885210.34117/bjdv6n10-576Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020)Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020)Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020)2525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18852/15171Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriana Pereira daCarvalho, Gabriele Souza deSantos, Maria Lais Tadeu dos2021-02-04T12:50:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18852Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:44.889807Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research |
title |
Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research |
spellingShingle |
Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research Silva, Adriana Pereira da Conta de água Investigação Matemática Modelagem Matemática. |
title_short |
Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research |
title_full |
Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research |
title_fullStr |
Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research |
title_full_unstemmed |
Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research |
title_sort |
Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research |
author |
Silva, Adriana Pereira da |
author_facet |
Silva, Adriana Pereira da Carvalho, Gabriele Souza de Santos, Maria Lais Tadeu dos |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Gabriele Souza de Santos, Maria Lais Tadeu dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriana Pereira da Carvalho, Gabriele Souza de Santos, Maria Lais Tadeu dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conta de água Investigação Matemática Modelagem Matemática. |
topic |
Conta de água Investigação Matemática Modelagem Matemática. |
description |
Este trabalho pretende relatar uma atividade de Investigação Matemática desenvolvida com uma turma do primeiro ano do Ensino médio, com objetivo de investigar matematicamente a conta de água. A proposta inicial foi trabalhar a referida tendência sob a perspectiva de Ponte, Brocado e Oliveira (2003). Também nos apoiamos nas ideias de Onuchi (1999) ao afirmar que o aprendizado do aluno é mais forte quando autogerado ao invés de imposto. A atividade foi bem recebida pelos alunos proporcionando um momento intenso de discussão e aprendizagem. Foi uma experiência nova tanto para os alunos quanto para as professores, caracterizando um momento positivo alcançando o objetivo proposto para além das expectativas. Com o desenvolvimento da atividade ficou perceptível que a mesma se enquadra também nos conceitos de Modelagem Matemática definidos por Barbosa (2004). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18852 10.34117/bjdv6n10-576 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18852 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18852/15171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020) Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020) Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020) 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645487008382976 |