Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio : um caminho para a recontextualização consciente do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Guilherme Nogueira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19682
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19682
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015.
id UNB_a797defb343b4873be79e39603a8c98a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19682
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio : um caminho para a recontextualização consciente do currículoCurrículos - avaliaçãoEducadores - Distrito Federal (Brasil)Ensino médio - métodos de ensinoEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015.O currículo de grande parte das instituições educacionais de Ensino Médio encontra-se desconectado da realidade social da comunidade em que essas estão inseridas. Uma das causas desse distanciamento pode estar relacionada à passividade com que o corpo docente das instituições recebe e recontextualiza as orientações curriculares elaboradas em conjunto por grupos técnicos, governos federal e estaduais. Parte dos educadores de Ensino Médio possuem entendimento superficial dos conceitos de currículo e de integração curricular, o que restringe as discussões desses nas escolas e limita o alcance das diretrizes curriculares nacionais e estaduais. As orientações propostas nas mais recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) apontam a interação entre os conhecimentos formais como fundamental para a formação integral de jovens. O objetivo deste trabalho é relatar o processo reflexivo coletivo da elaboração de pontos de integração curricular como passo inicial para a construção de uma matriz curricular integrada para o primeiro ano do Ensino Médio, baseada nas DCNEM e no Currículo em Movimento (diretrizes curriculares para o Ensino Médio do Distrito Federal) e contando com a participação do corpo docente e discente de uma escola pública de Ensino Médio do Distrito Federal. A metodologia utilizada durante o trabalho foi a pesquisa qualitativa colaborativa, pelo entendimento de que a voz do professor é valiosa e o diálogo, característica inerente dessa metodologia, essencial à efetividade do processo. O espaço/tempo da Coordenação Pedagógica foi o escolhido para a realização da pesquisa, visto ser o local apropriado para que o planejamento pedagógico coletivo seja desenvolvido. O trabalho foi realizado no decurso do segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015. O curso semanal de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio oferecido aos educadores da escola durante parte da pesquisa nos forneceu valioso aporte teórico. A metodologia foi desenvolvida por meio da aplicação de um questionário inicial sobre as percepções dos professores sobre conceitos como currículo e integração curricular cujas respostas foram transformadas em um texto colaborativo, um questionário para os estudantes sobre seus interesses de aprendizagem, a construção individual por parte dos professores de um quadro em que os possíveis pontos de integração foram identificados e a elaboração em grupo das ações integradoras com base nas respostas dadas por professores e estudantes às atividades propostas. Ressalto que o trabalho é apenas um passo inicial no caminho de uma matriz curricular integrada que valorize a opinião de educadores e educandos na busca de formação humana integral.The High School curriculum of a major part of the educational institutions is disconnected from the social reality of the community in which these are located. One of the causes of this gap may be related to the passivity which the faculty of these institutions receives and reframes the curriculum guidelines developed jointly by technical groups, federal and state governments and . Part of high school educators have superficial understanding of curriculum concepts and curriculum integration, which restricts these discussions in schools and limits the scope of national and state curriculum guidelines. The guidelines proposed in the latest Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) show the interaction between the formal knowledge as fundamental to the integral formation of young people. The objective of this study is to report the collective reflective process involved in the construction of curriculum integration points as a first step to building an integrated curriculum for the first year of high school, based on DCNEM and the Currículo em Movimento (curriculum guidelines for the High School in the Distrito Federal) with the participation of teachers and students from a public high school in the Distrito Federal. The methodology used for the study was the collaborative qualitative research, based on the belief that the teacher's voice is valuable and dialogue, inherent characteristic of this methodology, essential to the effectiveness of the process. The space-time of Pedagogical Coordination was chosen for the research, since this is the appropriate place for the development of collective pedagogical planning. The study was conducted during the second half of 2014 and first half of 2015. The weekly course of continuous formation of the Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio offered to schoolteachers during part of the research provided us with valuable theoretical contribution. The methodology was developed through the application of an initial survey on the perceptions of teachers about concepts like curriculum and curriculum integration whose answers were transformed into a collaborative text, a questionnaire for students learning about their interests, individual construction by the teachers of a framework in which the possible integration points have been identified and the elaboration of the integrative actions based on answers given by teachers and students to the proposed activities. I emphasize that the research is only an initial step towards an integrated curriculum that values the opinion of teachers and students in the pursuit of integral human formation.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteGauche, RicardoDias, Guilherme Nogueira2016-03-14T21:56:39Z2016-03-14T21:56:39Z2016-03-142015-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Guilherme Nogueira. Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio: um caminho para a recontextualização consciente do currículo. 2015. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19682http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19682A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:21:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/19682Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:21:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio : um caminho para a recontextualização consciente do currículo
title Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio : um caminho para a recontextualização consciente do currículo
spellingShingle Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio : um caminho para a recontextualização consciente do currículo
Dias, Guilherme Nogueira
Currículos - avaliação
Educadores - Distrito Federal (Brasil)
Ensino médio - métodos de ensino
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
title_short Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio : um caminho para a recontextualização consciente do currículo
title_full Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio : um caminho para a recontextualização consciente do currículo
title_fullStr Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio : um caminho para a recontextualização consciente do currículo
title_full_unstemmed Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio : um caminho para a recontextualização consciente do currículo
title_sort Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio : um caminho para a recontextualização consciente do currículo
author Dias, Guilherme Nogueira
author_facet Dias, Guilherme Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gauche, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Guilherme Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos - avaliação
Educadores - Distrito Federal (Brasil)
Ensino médio - métodos de ensino
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
topic Currículos - avaliação
Educadores - Distrito Federal (Brasil)
Ensino médio - métodos de ensino
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
2016-03-14T21:56:39Z
2016-03-14T21:56:39Z
2016-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Guilherme Nogueira. Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio: um caminho para a recontextualização consciente do currículo. 2015. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19682
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19682
identifier_str_mv DIAS, Guilherme Nogueira. Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio: um caminho para a recontextualização consciente do currículo. 2015. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19682
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508289423048704