Formação continuada de professores/as a partir da Lei Nº 10.639/2003 : as relações étnico-raciais e o ensino de Artes Visuais
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34414 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. |
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Formação continuada de professores/as a partir da Lei Nº 10.639/2003 : as relações étnico-raciais e o ensino de Artes VisuaisRelações étnico-raciaisProfessores - formação continuadaProfessores de arteArtes visuais - estudo e ensinoProgramas de ação afirmativaEducação - relações raciaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.A partir da análise dos cursos oferecidos pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE), da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF), após a implementação da Lei nº 10.639/03, sobre as relações étnico-raciais e a cultura negra, essa pesquisa investiga as contribuições da EAPE na prática pedagógica dos/as professores/as de artes visuais. A pesquisa de campo concentrou-se na análise dos documentos disponíveis no arquivo da EAPE referentes aos cursos e em materiais coletados (como questionários, entrevistas e dados visuais) com os/as professores/as de artes que realizaram esses cursos de formação continuada. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas (DCN‘s das Relações Étnico-Raciais), dos estudos pós-coloniais sobre a identidade (HALL e BHABHA), dos estudos decoloniais sobre raça (QUIJANO e GROSFOGUEL) e do multiculturalismo (CANDAU), procura-se esclarecer a importância dessa Lei nº 10.639/03 como Política de Ação Afirmativa nas escolas. Além disso, analisa-se os cursos oferecidos pela EAPE e a prática pedagógica dos/as professores/as de artes (em sua maioria de artes visuais) que realizaram esses cursos, relacionando essas ações com uma possível educação antirracista. Na investigação, constata-se que os cursos oferecidos tiveram a preocupação de trabalhar uma abordagem antirracista e têm contribuído para a prática pedagógica dos/as professores/as de artes em vista de uma educação antirracista.This research investigates the contributions of continuing education courses offered by the Training Center for Education Professionals (EAPE), part of the State Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF), since the implementation of the Law 10.639/03 concerning ethnic-racial relations and Afro-Brazilian Culture, and how these courses influence educational practices of visual arts middle school and high school teachers. The field study was based upon the analysis of course documents from EAPE‘s archives, visual data as well as interviews and questionnaires applied mostly to Visual Arts teachers who took these continuing education courses. This inquiry seeks to clarify the relevance of the Law 10.639/03 as a Policy of Affirmative Action in Schools, in the light of the National Curricular Guidelines of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, of the post colonial study on identity (STUART HALL; HOMMI BHABHA), of the decolonial study about race (ANÍBAL QUIJANO and RÁMON GROSFOGUEL), and of multiculturalism (CANDAU). Furthermore, the analysis of EAPE Continuing Education courses and of the classroom activities prepared by arts teachers, mostly, who attended these courses, aims to relate these actions with a potentially anti racist education. During the inquiry, we perceived that the courses offered were willingly aiming to work with an anti racist approach and that art teacher‘s educational practices and activities have been contributing toward an anti racist education.Honorato, CayoFernandes, Semíramis de Medeiros2019-04-23T18:48:09Z2019-04-23T18:48:09Z2019-04-232018-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Semíramis de Medeiros. Formação continuada de professores/as a partir da Lei Nº 10.639/2003: as relações étnico-raciais e o ensino de Artes Visuais. 2018. 228 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34414A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/34414Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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