Pele, cinema e fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dobal, Susana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12172
Resumo: O filme Fur (Pele,2006) faz um retrato imaginário da fotógrafa Diane Arbus baseado em parte em biografia publicada. Ele suscita questões sobre adaptação e criação, visíveis na maneira como o termo pele multiplica-se: o casaco de pele, a pele do amante, a pele dos objetos, da parede, estar na pele do outro. O filme também revela coincidência de processos psicológicos presentes no cinema e na fotografia que, em percurso inverso ao normalmente aceito para uma adaptação, sugerem um retorno às fotos de Diane Arbus para vermos com mais clareza nelas o que antes parecia enigmático. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_a8fce632391d6968b05eb3ca484535b3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12172
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pele, cinema e fotografiaFotografiaCinemaAdaptaçãoO filme Fur (Pele,2006) faz um retrato imaginário da fotógrafa Diane Arbus baseado em parte em biografia publicada. Ele suscita questões sobre adaptação e criação, visíveis na maneira como o termo pele multiplica-se: o casaco de pele, a pele do amante, a pele dos objetos, da parede, estar na pele do outro. O filme também revela coincidência de processos psicológicos presentes no cinema e na fotografia que, em percurso inverso ao normalmente aceito para uma adaptação, sugerem um retorno às fotos de Diane Arbus para vermos com mais clareza nelas o que antes parecia enigmático. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe film Fur (translated as Skin in Brazil, 2006) makes an imaginary portrait of the photographer Diane Arbus based in part on a published biography. It raises questions related to adaptation and creation, suggested in the way the words skin and fur are multiplied in different meanings: fur coat, the lover’s skin, the skin of the objects, of the wall, to be on the Other’s skin. The film reveals as well the coincidence of psychological processes present both in cinema and photography. In an inverse direction normally associated to adaptations, they lead to a return to Diane Arbus’s pictures in order to see clearly in them what seemed enigmatic before. ______________________________________________________________________________________________________________ RESUMÉLe film Fur (traduit comme Peau au Brésil, 2006) fait un portrait imaginaire de la photographe Diane Arbus, basé, en partie, sur une biographie publiée. Il suscite des questions sur l’adaptation et la création suggérées par la façon dont l’idée de peau est utilisée selon différents sens: manteau de fourrure, la peau de l’amant, la peau des objets, du mur, être dans la peau de l’Autre. Le film révèle aussi la coïncidence de procès psychologiques présents dans le cinéma et dans la photographie qui, dans une direction inverse à celle normalement acceptée par une adaptation, suggèrent un retour au photos de Diane Arbus pour qu’on puisse voir plus clairement en elles ce qui, d’abord, semblait être énigmatique.Faculdade de Comunicação (FAC)Departamento de Audiovisuais e Publicidade (FAC DAP)Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB)2013-02-21T19:46:27Z2013-02-21T19:46:27Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDOBAL, Susana M. Pele, cinema e fotografia. Comunicação e Espaço Público, Brasília, DF, ano 11, n. 1/2, 2008. Disponível em: <http://www.fac.unb.br/site/images/stories/Posgraduacao/Revista/Edicoes/2009/20_dobal.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12172Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir, transmitir o trabalho e fazer uso comercial, desde que o autor e licenciante seja citado. Não é permitida a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessDobal, Susanaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-07T02:53:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/12172Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-07T02:53:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pele, cinema e fotografia
title Pele, cinema e fotografia
spellingShingle Pele, cinema e fotografia
Dobal, Susana
Fotografia
Cinema
Adaptação
title_short Pele, cinema e fotografia
title_full Pele, cinema e fotografia
title_fullStr Pele, cinema e fotografia
title_full_unstemmed Pele, cinema e fotografia
title_sort Pele, cinema e fotografia
author Dobal, Susana
author_facet Dobal, Susana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dobal, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Cinema
Adaptação
topic Fotografia
Cinema
Adaptação
description O filme Fur (Pele,2006) faz um retrato imaginário da fotógrafa Diane Arbus baseado em parte em biografia publicada. Ele suscita questões sobre adaptação e criação, visíveis na maneira como o termo pele multiplica-se: o casaco de pele, a pele do amante, a pele dos objetos, da parede, estar na pele do outro. O filme também revela coincidência de processos psicológicos presentes no cinema e na fotografia que, em percurso inverso ao normalmente aceito para uma adaptação, sugerem um retorno às fotos de Diane Arbus para vermos com mais clareza nelas o que antes parecia enigmático. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2013-02-21T19:46:27Z
2013-02-21T19:46:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOBAL, Susana M. Pele, cinema e fotografia. Comunicação e Espaço Público, Brasília, DF, ano 11, n. 1/2, 2008. Disponível em: <http://www.fac.unb.br/site/images/stories/Posgraduacao/Revista/Edicoes/2009/20_dobal.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12172
identifier_str_mv DOBAL, Susana M. Pele, cinema e fotografia. Comunicação e Espaço Público, Brasília, DF, ano 11, n. 1/2, 2008. Disponível em: <http://www.fac.unb.br/site/images/stories/Posgraduacao/Revista/Edicoes/2009/20_dobal.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508194800599040