O diálogo no ensino de design : um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Caroline de Cerqueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40332
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2020.
id UNB_aa2b75838bb02d532ec345174d97d99e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40332
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O diálogo no ensino de design : um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- GoiásEducaçãoPedagogiaEnsinoPráticas pedagógicasDiálogoDesignComplexidadeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2020.O objeto deste estudo insere-se no campo da pedagogia do design. Compreende-se que uma educação comprometida com a transformação da sociedade, para além da lógica tecnicista do mercado, pede uma prática educativa dialógica, que coloca em pauta o contexto social e complexo onde o design se encontra. A conjuntura de crise em que estamos, pede novas formas de pensar e fazer design, consequentemente também modificando o cenário da educação em design. Este trabalho busca examinar esse cenário, tendo como foco o ensino formal de design, partindo de elementos teóricos, didáticos e institucionais, e observando como esses elementos se conectam com a percepção da complexidade do design. Por este motivo, esta investigação reúne conhecimentos da área do Design e da filosofia da educação, buscando a compreensão de diálogo nas obras de Paulo Freire. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, com um estudo de caso da disciplina Cenografia e Visual Merchandising do curso de Design da PUC- Goiás, compondo a pesquisa-ação na disciplina Prática Docente em Design, da Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília. Por meio da observação participante e entrevistas com professora e alunos da disciplina, são discutidos aspectos que propiciam uma prática educativa dialógica, buscando perceber as dinâmicas de interação entre educador e educandos e seus discursos. Na análise dos dados, pode-se verificar certos elementos da prática educativa da professora que sugerem uma abordagem dialógica: adaptabilidade e estratégia, a colaboração com os alunos na decisão da condução das aulas e a aula como desafio que suscita a reflexão. São ressaltados os elementos da educação em design que facilitam esse processo reflexivo e contribuem para a compreensão do contexto social, cultural, ambiental e simbólico em que este se insere.The object of this study is inserted in design pedagogy. It is understood that an education committed with the transformation of society, beyond the technicist logic of the market, demands a dialogical practice, that brings up the complex social context where design is. The crisis circumstance in which we are inserted demands new ways of thinking and making design, consequently also changing the design education scene. This paper aims to examine this scene, focusing on the formal design guideline, by analyzing theoretical, didactic and institutional elements, and observing how these elements connect with the perception of design complexity. Hence, this investigation comprehends knowledge in the fields of Design and philosophy of education, seeking to understand Dialogue in the works of Paulo Freire. This study has a qualitative approach, with a case study of the Scenography and Visual Merchandising subject, from the Design course at PUC-Goiás, making up the action research in the Teaching Practice in Design subject, from the Master’s Program in Design at the University of Brasília. Through partaking observation and interviews with the professor and students of the subject, aspects that provide a dialogical educational practice are discussed, aiming to understand the dynamics of interaction between educator and learner through their speeches. In the data analysis, it is possible to verify certain elements of the professor’s educational practice that suggest a dialogical approach: adaptability and strategy, collaboration with students in deciding activities and the class as a challenge that provokes reflection. The elements of design education highlighted here are the ones that facilitate this reflective process and contribute to the understanding of the social, cultural, environmental and symbolic context in which design is inserted.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Design (IdA DIN)Programa de Pós-Graduação em DesignMaass, Marisa CobbeMedeiros, Caroline de Cerqueira2021-03-26T14:30:53Z2021-03-26T14:30:53Z2021-03-262020-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEDEIROS, Caroline de Cerqueira. O diálogo no ensino de design: um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás. 2020. 194 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40332A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T18:24:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/40332Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T18:24:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O diálogo no ensino de design : um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás
title O diálogo no ensino de design : um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás
spellingShingle O diálogo no ensino de design : um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás
Medeiros, Caroline de Cerqueira
Educação
Pedagogia
Ensino
Práticas pedagógicas
Diálogo
Design
Complexidade
title_short O diálogo no ensino de design : um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás
title_full O diálogo no ensino de design : um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás
title_fullStr O diálogo no ensino de design : um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás
title_full_unstemmed O diálogo no ensino de design : um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás
title_sort O diálogo no ensino de design : um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás
author Medeiros, Caroline de Cerqueira
author_facet Medeiros, Caroline de Cerqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maass, Marisa Cobbe
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Caroline de Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia
Ensino
Práticas pedagógicas
Diálogo
Design
Complexidade
topic Educação
Pedagogia
Ensino
Práticas pedagógicas
Diálogo
Design
Complexidade
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26
2021-03-26T14:30:53Z
2021-03-26T14:30:53Z
2021-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Caroline de Cerqueira. O diálogo no ensino de design: um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás. 2020. 194 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40332
identifier_str_mv MEDEIROS, Caroline de Cerqueira. O diálogo no ensino de design: um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás. 2020. 194 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580905793683456