Vestindo vivências : a educação em artes visuais na classe hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Marcos Vinícius Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18933
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18933
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.
id UNB_ab3c0f8ab94cb8f186188709b516d4a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18933
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Vestindo vivências : a educação em artes visuais na classe hospitalarArtes visuaisCrianças - assistência hospitalarEducação especialPráticas pedagógicasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.Ao reconhecer os desafios que tecem a cena educacional na contemporaneidade e os impulsos acadêmicos frente às “novas” perspectivas da ação pedagógica, a presente pesquisa esteve forjada no contexto da educação especial, sob a configuração educacional da classe hospitalar. Tendo em vista as particularidades e anseios que as práticas pedagógicas em âmbito hospitalar evocam, o estudo buscou estabelecer relações entre a educação em artes visuais e as práticas emergentes de tal contexto. Nesse sentido, buscou potencializar as relações da arte com o contexto educacional do hospital a fim de problematizar novos cursos de aprendizagem em artes, bem como vislumbrar processos colaborativos de atuação e pesquisa do arte/educador diante dessa realidade de ensino. Assim, ao observar os aspectos éticos e formais da pesquisa em ambiente hospitalar, um estudo de caso, com caráter transdisciplinar, foi desenvolvido em uma Unidade de Saúde do Distrito Federal, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O processo criativo desenvolvido a partir das relações entre arte, moda e educação se constituiu como uma das principais poéticas evidenciadas na pesquisa, revelando visualidades que potencializaram as aproximações entre a educação em artes visuais e a classe hospitalar. Tais aproximações foram além das questões curriculares das artes visuais, de modo que sua sistematização esteve presente de forma fluida em meio às diversas práticas existentes. A arte, aqui, se configurou a partir de uma experiência vívida, possuindo como premissa as possibilidades de ressignificação da realidade hospitalar, evidenciando, ainda, percursos significativos dentro das relações entre arte, educação e comunidade. Ademais, nas tessituras produzidas pela pesquisa encontraram-se novas possibilidades, possibilidades estas que não se finalizaram por aqui. Cotidianamente novas questões estão sendo propostas para a educação em âmbito hospitalar. Sua realidade dinâmica e complexa ecoa na busca por novas contribuições, novos vislumbres e perspectivas. Vestindo vivências é a voz que ecoou na pesquisa, a qual discursou sobre práticas enriquecedoras da educação em artes visuais na classe hospitalar.When recognizing the chalenges that weave today‟s educational scene and the academic front impulses to the “new” perspectives of the pedagogical action, the present research was forged in the context of special education, under the educational setting of the hospital class. Considering the particularities and the aspirations that the pedagogical practice in hospital settings evoke, the study sought to establish links between education in visual arts and emerging practices in such a context. Accordingly, we sought to enhance the art of relationships with the educational context hospital to discuss new learning courses in arts and envision collaborative processes of action and research art/educator on this educational reality. So, when observing the ethical and formal aspects of the research in the hospital setting, a case study, with transdisciplinary character, was developed in a Health Unit of the Federal District, the Regional Hospital of Taguatinga (HRT). The creative process developed from the relationships between art, fashion and education was formed as a major poetic evidenced in the survey, revealing visualities which have bettered the links between the visual arts and education in hospital class. Such approaches were beyond the visual arts curriculum issues, so that its systematization was present fluidly among the various existing practices. The art, here, is configured from a vivid experience, having as premise on the redefinition of possibilities hospital reality, showing significant routes within relationships between art, education and community. Besides, the weave produced by research met new possibilities, possibilities that are not finished here yet. New issues are being proposed daily for education in hospital settings. Its dynamic and complex reality echoes the search for new contributions, new insights and perspectives. Wearing experiences is the voice that echoed in the survey, which spoke about enriching practices of education in visual arts at the hospital class.Gatti, Thérèse HofmannMagalhães, Marcos Vinícius Silva2015-12-16T11:59:58Z2015-12-16T11:59:58Z2015-12-162015-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAGALHÃES, Marcos Vinícius Silva. Vestindo vivências: a educação em artes visuais na classe hospitalar. 2015. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18933http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18933A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/18933Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Vestindo vivências : a educação em artes visuais na classe hospitalar
title Vestindo vivências : a educação em artes visuais na classe hospitalar
spellingShingle Vestindo vivências : a educação em artes visuais na classe hospitalar
Magalhães, Marcos Vinícius Silva
Artes visuais
Crianças - assistência hospitalar
Educação especial
Práticas pedagógicas
title_short Vestindo vivências : a educação em artes visuais na classe hospitalar
title_full Vestindo vivências : a educação em artes visuais na classe hospitalar
title_fullStr Vestindo vivências : a educação em artes visuais na classe hospitalar
title_full_unstemmed Vestindo vivências : a educação em artes visuais na classe hospitalar
title_sort Vestindo vivências : a educação em artes visuais na classe hospitalar
author Magalhães, Marcos Vinícius Silva
author_facet Magalhães, Marcos Vinícius Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gatti, Thérèse Hofmann
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Marcos Vinícius Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Crianças - assistência hospitalar
Educação especial
Práticas pedagógicas
topic Artes visuais
Crianças - assistência hospitalar
Educação especial
Práticas pedagógicas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-16T11:59:58Z
2015-12-16T11:59:58Z
2015-12-16
2015-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Marcos Vinícius Silva. Vestindo vivências: a educação em artes visuais na classe hospitalar. 2015. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18933
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18933
identifier_str_mv MAGALHÃES, Marcos Vinícius Silva. Vestindo vivências: a educação em artes visuais na classe hospitalar. 2015. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18933
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508315285127168