Artes visuais na infância: contribuições no desenvolvimento infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2186 |
Resumo: | O presente estudo, voltado para a pesquisa em Artes Visuais na Educação Infantil, tem por objetivo: compreender qual a contribuição que elas têm dado à escola na formação artística e estética da criança, durante seu desenvolvimento; as possibilidades de aprendizado diante das produções infantis pelo uso da imagem como estratégia de ensino; os sentidos que são atribuídos às tarefas cotidianas de desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha, na Educação Infantil; a finalidade do emprego dessas atividades nas rotinas escolares de arte; e, especialmente, a concepção de percurso criador dado por essas práticas. Para tanto, este trabalho é sintetizado a partir de um estudo de cunho bibliográfico, respaldado por autores e documentos oficiais que historicamente vêm contribuindo para o ensino de arte no país. Pretende-se, portanto, reforçar o lugar da pedagoga da infância para oferecer às crianças, espaços, na escola, para o pleno desenvolvimento das experiências artísticas e estéticas. O conhecimento e a conscientização da necessidade da arte fazer parte das rotinas infantis e não só a realização de uma atividade solta e em datas comemorativas, como, também, ver a arte como conhecimento, desvelamento, ampliação de oportunidades de acesso a bens culturais, através da intencionalidade de planejamento que envolva a arte numa abordagem globalizada com as demais linguagens, são essenciais. |
id |
UNIJ_a4fbfa48e797bd1079a31a7878254461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2186 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisArtes visuais na infância: contribuições no desenvolvimento infantil2014-04-2920122014-04-29T17:29:08Z2014-04-29T17:29:08ZO presente estudo, voltado para a pesquisa em Artes Visuais na Educação Infantil, tem por objetivo: compreender qual a contribuição que elas têm dado à escola na formação artística e estética da criança, durante seu desenvolvimento; as possibilidades de aprendizado diante das produções infantis pelo uso da imagem como estratégia de ensino; os sentidos que são atribuídos às tarefas cotidianas de desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha, na Educação Infantil; a finalidade do emprego dessas atividades nas rotinas escolares de arte; e, especialmente, a concepção de percurso criador dado por essas práticas. Para tanto, este trabalho é sintetizado a partir de um estudo de cunho bibliográfico, respaldado por autores e documentos oficiais que historicamente vêm contribuindo para o ensino de arte no país. Pretende-se, portanto, reforçar o lugar da pedagoga da infância para oferecer às crianças, espaços, na escola, para o pleno desenvolvimento das experiências artísticas e estéticas. O conhecimento e a conscientização da necessidade da arte fazer parte das rotinas infantis e não só a realização de uma atividade solta e em datas comemorativas, como, também, ver a arte como conhecimento, desvelamento, ampliação de oportunidades de acesso a bens culturais, através da intencionalidade de planejamento que envolva a arte numa abordagem globalizada com as demais linguagens, são essenciais.40 f.Ciências HumanasPedagogiaArtes visuaisEnsinoDesenvolvimento infantilPráticas pedagógicashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2186DMD_hdl_123456789/2186Geremia, Denizeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessmonografia%20DENIZE.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2186/1/monografia%20DENIZE.pdfapplication/pdf336401http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2186/1/monografia%20DENIZE.pdfe15da107b128fd9b3552814be72540b2MD5123456789_2186_12019-01-21T12:44:14Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artes visuais na infância: contribuições no desenvolvimento infantil |
title |
Artes visuais na infância: contribuições no desenvolvimento infantil |
spellingShingle |
Artes visuais na infância: contribuições no desenvolvimento infantil Geremia, Denize Ciências Humanas Pedagogia Artes visuais Ensino Desenvolvimento infantil Práticas pedagógicas |
title_short |
Artes visuais na infância: contribuições no desenvolvimento infantil |
title_full |
Artes visuais na infância: contribuições no desenvolvimento infantil |
title_fullStr |
Artes visuais na infância: contribuições no desenvolvimento infantil |
title_full_unstemmed |
Artes visuais na infância: contribuições no desenvolvimento infantil |
title_sort |
Artes visuais na infância: contribuições no desenvolvimento infantil |
author |
Geremia, Denize |
author_facet |
Geremia, Denize |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geremia, Denize |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Artes visuais Ensino Desenvolvimento infantil Práticas pedagógicas |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Artes visuais Ensino Desenvolvimento infantil Práticas pedagógicas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente estudo, voltado para a pesquisa em Artes Visuais na Educação Infantil, tem por objetivo: compreender qual a contribuição que elas têm dado à escola na formação artística e estética da criança, durante seu desenvolvimento; as possibilidades de aprendizado diante das produções infantis pelo uso da imagem como estratégia de ensino; os sentidos que são atribuídos às tarefas cotidianas de desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha, na Educação Infantil; a finalidade do emprego dessas atividades nas rotinas escolares de arte; e, especialmente, a concepção de percurso criador dado por essas práticas. Para tanto, este trabalho é sintetizado a partir de um estudo de cunho bibliográfico, respaldado por autores e documentos oficiais que historicamente vêm contribuindo para o ensino de arte no país. Pretende-se, portanto, reforçar o lugar da pedagoga da infância para oferecer às crianças, espaços, na escola, para o pleno desenvolvimento das experiências artísticas e estéticas. O conhecimento e a conscientização da necessidade da arte fazer parte das rotinas infantis e não só a realização de uma atividade solta e em datas comemorativas, como, também, ver a arte como conhecimento, desvelamento, ampliação de oportunidades de acesso a bens culturais, através da intencionalidade de planejamento que envolva a arte numa abordagem globalizada com as demais linguagens, são essenciais. 40 f. |
description |
O presente estudo, voltado para a pesquisa em Artes Visuais na Educação Infantil, tem por objetivo: compreender qual a contribuição que elas têm dado à escola na formação artística e estética da criança, durante seu desenvolvimento; as possibilidades de aprendizado diante das produções infantis pelo uso da imagem como estratégia de ensino; os sentidos que são atribuídos às tarefas cotidianas de desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha, na Educação Infantil; a finalidade do emprego dessas atividades nas rotinas escolares de arte; e, especialmente, a concepção de percurso criador dado por essas práticas. Para tanto, este trabalho é sintetizado a partir de um estudo de cunho bibliográfico, respaldado por autores e documentos oficiais que historicamente vêm contribuindo para o ensino de arte no país. Pretende-se, portanto, reforçar o lugar da pedagoga da infância para oferecer às crianças, espaços, na escola, para o pleno desenvolvimento das experiências artísticas e estéticas. O conhecimento e a conscientização da necessidade da arte fazer parte das rotinas infantis e não só a realização de uma atividade solta e em datas comemorativas, como, também, ver a arte como conhecimento, desvelamento, ampliação de oportunidades de acesso a bens culturais, através da intencionalidade de planejamento que envolva a arte numa abordagem globalizada com as demais linguagens, são essenciais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012 2014-04-29T17:29:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-29T17:29:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2186 DMD_hdl_123456789/2186 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2186 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414081521188864 |