Migração e educação : um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rodrigo Matos de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lazarini, Twila, González-Monteagudo, José, Barroso-Tristán, José María
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40452
https://doi.org/10.14507/epaa.29.5540
https://orcid.org/0000-0002-8788-4966
https://orcid.org/0000-0002-0068-3126
https://orcid.org/0000-0002-3094-8092
https://orcid.org/0000-0002-9190-5707
Resumo: Este artigo analisa os dispositivos legais do Brasil e do Distrito Federal para compreender como tais documentos refletem um tipo de percepção sobre os fenômenos de migração, migração irregular e refúgio. Partindo de uma leitura pós-estruturalista, examinamos os documentos em busca de signos e vestígios do sujeito migrante, observando as particularidades, o silêncio e o vazio de seu processo de invisibilização social. Na pesquisa e elaboração do artigo, nos deparamos com diferentes tradições teóricas, em um claro exercício de bricolagem. Por fim, apresentamos nas considerações finais algumas recomendações que consideramos pertinentes para que os fenômenos das migrações internacionais contemporâneas sejam melhor percebidos pela pesquisa educacional e, consequentemente, pelas políticas públicas educacionais.
id UNB_abe9b2c04ede03ff986ac18ad7b3fb18
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40452
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Migração e educação : um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito FederalMigration and education : a study on the invisibilization of the migrant in Brazilian and Federal District educational policiesMigración y educación : un estudio sobre la invisibilizaciónde los migrantes en las políticas educativas brasileñas y del Distrito FederalMigração InternacionalMigração irregularRefugiadosEducaçãoEste artigo analisa os dispositivos legais do Brasil e do Distrito Federal para compreender como tais documentos refletem um tipo de percepção sobre os fenômenos de migração, migração irregular e refúgio. Partindo de uma leitura pós-estruturalista, examinamos os documentos em busca de signos e vestígios do sujeito migrante, observando as particularidades, o silêncio e o vazio de seu processo de invisibilização social. Na pesquisa e elaboração do artigo, nos deparamos com diferentes tradições teóricas, em um claro exercício de bricolagem. Por fim, apresentamos nas considerações finais algumas recomendações que consideramos pertinentes para que os fenômenos das migrações internacionais contemporâneas sejam melhor percebidos pela pesquisa educacional e, consequentemente, pelas políticas públicas educacionais.This article analyses the Brazilian and Federal District legal provisions to understand how such documents reflect a type of perception on the phenomena of migration, irregular migration, and refuge. Starting from a post-structuralist reading, we scrutinize the documents in search of signs and traces of the migrant subject, observing the particularities, the silence, and the emptiness of his process of social invisibilization. In the research and elaboration of the article, we face different theoretical traditions, in a clear exercise of bricolage. Finally, we present in the final considerations some recommendations that we consider pertinent so that the phenomena of contemporary international migrations are better perceived by educational research and, consequently, by educational public policies.En este artículo se analizan los dispositivos legales de Brasil y del Distrito Federal para comprender cómo esos documentos reflejan un tipo de percepción de los fenómenos de la migración, la migración irregular y el refugio. A partir de una lectura posestructuralista, escudriñamos los documentos en busca de signos y huellas del sujeto migrante, observando las particularidades, el silencio y el vacío de su proceso de invisibilización social. En la investigación y elaboración del artículo, nos enfrentamos a diferentes tradiciones teóricas, en un claro ejercicio de bricolaje. Por último, presentamos en las consideraciones finales algunas recomendaciones que consideramos pertinentes para que los fenómenos de las migraciones internacionales contemporáneas seanmejor percibidos por la investigación educativa y, en consecuencia, por las políticas públicas de educación.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Arizona State University2021-04-08T13:00:58Z2021-04-08T13:00:58Z2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS-DE-SOUZA, Rodrigo et al. Migração e educação: um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal. Arquivos analíticos de políticas educativas, v. 29, n. 24, 1 de mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5540. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/5540/2590. Acesso em: 08 abr. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40452https://doi.org/10.14507/epaa.29.5540https://orcid.org/0000-0002-8788-4966https://orcid.org/0000-0002-0068-3126https://orcid.org/0000-0002-3094-8092https://orcid.org/0000-0002-9190-5707(CC BY SA) - Este artigo pode ser copiado, exibido, distribuido e adaptado, desde que o(s) autor(es) e Arquivos Analíticos de Políticas Educativas sejam creditados e a autoría original atribuídos, as alterações sejam identificadas e a mesma licença CC se aplique à obra derivada. Mais detalhes sobre a licença Creative Commons podem ser encontrados em https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/.info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rodrigo Matos deLazarini, TwilaGonzález-Monteagudo, JoséBarroso-Tristán, José Maríaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:09:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/40452Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:09:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Migração e educação : um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal
Migration and education : a study on the invisibilization of the migrant in Brazilian and Federal District educational policies
Migración y educación : un estudio sobre la invisibilizaciónde los migrantes en las políticas educativas brasileñas y del Distrito Federal
title Migração e educação : um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal
spellingShingle Migração e educação : um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal
Souza, Rodrigo Matos de
Migração Internacional
Migração irregular
Refugiados
Educação
title_short Migração e educação : um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal
title_full Migração e educação : um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal
title_fullStr Migração e educação : um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal
title_full_unstemmed Migração e educação : um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal
title_sort Migração e educação : um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal
author Souza, Rodrigo Matos de
author_facet Souza, Rodrigo Matos de
Lazarini, Twila
González-Monteagudo, José
Barroso-Tristán, José María
author_role author
author2 Lazarini, Twila
González-Monteagudo, José
Barroso-Tristán, José María
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rodrigo Matos de
Lazarini, Twila
González-Monteagudo, José
Barroso-Tristán, José María
dc.subject.por.fl_str_mv Migração Internacional
Migração irregular
Refugiados
Educação
topic Migração Internacional
Migração irregular
Refugiados
Educação
description Este artigo analisa os dispositivos legais do Brasil e do Distrito Federal para compreender como tais documentos refletem um tipo de percepção sobre os fenômenos de migração, migração irregular e refúgio. Partindo de uma leitura pós-estruturalista, examinamos os documentos em busca de signos e vestígios do sujeito migrante, observando as particularidades, o silêncio e o vazio de seu processo de invisibilização social. Na pesquisa e elaboração do artigo, nos deparamos com diferentes tradições teóricas, em um claro exercício de bricolagem. Por fim, apresentamos nas considerações finais algumas recomendações que consideramos pertinentes para que os fenômenos das migrações internacionais contemporâneas sejam melhor percebidos pela pesquisa educacional e, consequentemente, pelas políticas públicas educacionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-08T13:00:58Z
2021-04-08T13:00:58Z
2021-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo et al. Migração e educação: um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal. Arquivos analíticos de políticas educativas, v. 29, n. 24, 1 de mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5540. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/5540/2590. Acesso em: 08 abr. 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40452
https://doi.org/10.14507/epaa.29.5540
https://orcid.org/0000-0002-8788-4966
https://orcid.org/0000-0002-0068-3126
https://orcid.org/0000-0002-3094-8092
https://orcid.org/0000-0002-9190-5707
identifier_str_mv MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo et al. Migração e educação: um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal. Arquivos analíticos de políticas educativas, v. 29, n. 24, 1 de mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5540. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/5540/2590. Acesso em: 08 abr. 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40452
https://doi.org/10.14507/epaa.29.5540
https://orcid.org/0000-0002-8788-4966
https://orcid.org/0000-0002-0068-3126
https://orcid.org/0000-0002-3094-8092
https://orcid.org/0000-0002-9190-5707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Arizona State University
publisher.none.fl_str_mv Arizona State University
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580801166770176