Arquitetura Animada : a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sarah da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43151
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.
id UNB_acd32e6d9dbaf960c167162daf96ccfb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43151
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Arquitetura Animada : a representação do espaço nas obras de Hayao MiyazakiArquiteturaCinemaAlegoriasAnimações japonesasMiyazaki, Hayao, 1941- crítica e interpretaçãoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.Hayao Miyazaki é um diretor japonês marcante, cujas obras de animação conseguiram ter alcance global e despertam a curiosidade de pesquisadores de diferentes áreas. Este trabalho tem como objetivo principal investigar a importância e como a representação arquitetônica participa das obras cinematográficas do diretor, emprestando a elas seus valores estéticos, históricos, simbólicos e experienciais e que tipo de relação estabelece nessa interação com as próprias obras e com quem as assiste. Buscam-se as associações existentes entre as intenções projetuais sensoriais do diretor e sua estética e materialidade nas ambientações fílmicas. Para isto, foram utilizados conceitos como o de Alegoria Histórica de Ismail Xavier e Imagem Vivida de Juhani Pallasmaa. O trabalho é um estudo interdisciplinar que aborda a capacidade criativa da arquitetura humana e da arte do cinema, ambas vinculadas à história e à cultura da sociedade contemporânea. Nesse viés, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que defende, por meio do estudo de caso de dois filmes do diretor, O Castelo no Céu e A Viagem de Chihiro, que a arquitetura é um elemento definidor nos filmes do diretor. Propõe-se a pesquisa como uma imersão na arquitetura presente na filmografia de Miyazaki, apresentando-o a partir um novo olhar para estudiosos e admiradores da Arquitetura, do Cinema e do Studio Ghibli.Hayao Miyazaki is an outstanding Japanese director, whose animation works have managed to reach global reach and arouse the curiosity of researchers in different areas. The main objective of this work is to investigate the importance and how architectural representation participates in the director's cinematographic works, lending them its aesthetic, historical, symbolic and experiential values and what kind of relationship it establishes in this interaction with the works themselves and with those who watch them. It seeks the existing associations between the director's sensory design intentions and his aesthetics and materiality in film settings. For this, concepts such as the Historical Allegory by Ismail Xavier and Embodied Image by Juhani Pallasmaa were used. The work is an interdisciplinary study that addresses the creative capacity of human architecture and film art, both linked to the history and culture of contemporary society. In this perspective, this is a qualitative research, which defends, through the case study of two of the director's films, Castle in the Sky and Spirited Away, that architecture is a defining element in the director's films. The research proposes an immersion in Miyazaki's filmography, presenting him from a new perspective to scholars and admirers of Studio Ghibli, Cinema or Architecture.Almeida, Pedro Paulo Palazzo deAlmeida, Sarah da Silva2022-03-25T22:24:50Z2022-03-25T22:24:50Z2022-03-252021-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Sarah da Silva. Arquitetura Animada: a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki. 2021.187 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43151A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T20:08:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/43151Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T20:08:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura Animada : a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki
title Arquitetura Animada : a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki
spellingShingle Arquitetura Animada : a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki
Almeida, Sarah da Silva
Arquitetura
Cinema
Alegorias
Animações japonesas
Miyazaki, Hayao, 1941- crítica e interpretação
title_short Arquitetura Animada : a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki
title_full Arquitetura Animada : a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki
title_fullStr Arquitetura Animada : a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki
title_full_unstemmed Arquitetura Animada : a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki
title_sort Arquitetura Animada : a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki
author Almeida, Sarah da Silva
author_facet Almeida, Sarah da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Pedro Paulo Palazzo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sarah da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Cinema
Alegorias
Animações japonesas
Miyazaki, Hayao, 1941- crítica e interpretação
topic Arquitetura
Cinema
Alegorias
Animações japonesas
Miyazaki, Hayao, 1941- crítica e interpretação
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
2022-03-25T22:24:50Z
2022-03-25T22:24:50Z
2022-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Sarah da Silva. Arquitetura Animada: a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki. 2021.187 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43151
identifier_str_mv ALMEIDA, Sarah da Silva. Arquitetura Animada: a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki. 2021.187 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580829732077568