Ao som de identidades : a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Alfredo Neto de Jesus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17044
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014.
id UNB_ae1d0a3a1472a3d6af4eb26bccc65caf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17044
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ao som de identidades : a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesaLíngua inglesa - estudo e ensino - falantes de portuguêsLíngua inglesa - BrasilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014.Esta dissertação relata uma pesquisa que teve como foco as interpretações dos alunos acerca de suas identidades de aprendizes de Língua Inglesa durante o tempo de estudo desse idioma e a maneira que essas interpretações influenciam ou são influenciadas no engajamento do aluno no curso. Para realização desta pesquisa foram convidados quatro aprendizes, os quais estavam no nível intermediário para adolescentes e adultos. Este nível intitula-se I4 e foi realizado no 1º semestre de 2013. A pesquisa, com base qualitativa (HARTMUT, 2006; NUNAN,1992; MOURA FILHO, 2005; CHIZZOTTI, 2006) configurando-se em estudo de caso (MOURA FILHO, 2005), em que foi utilizada a metodologia história de vida tópica (PALILO, 1999, MARRE,1991; DENZIN,1994) por se tratar de um recorte, de uma etapa da trajetória de vida dos participantes. Para a coleta de dados, foram utilizados observação, notas de campo, gravação em áudio e vídeo, narrativa escrita, questionários estruturados e semiestruturados (VIEIRA-ABRAHÃO, 2006). A triangulação dos dados originários da observação, entrevista, questionários, notas de campo, narrativa escrita, foi a alternativa utilizada para a análise de dados (BOGDAN & BIKLEN,1998 ). Os participantes da pesquisa são quatro alunos da rede pública de ensino, matriculados no Centro Interescolar de Línguas (CIL). Os dados foram gerados ao longo do primeiro semestre letivo de 2013: triangulados e analisados na perspectiva interpretativista (MERRIAM apud MOURA FILHO, 2005). Eles mostram que as interpretações que os alunos fazem de sua(s) identidade(s) enquanto aprendizes tem estreita relação com os construtos subjetividade, discurso, interação, autonomia, motivação, afetividade e autoestima. De acordo com os dados, as ações, atitudes, o discurso sobre si mesmo são algumas dos meios que os alunos se utilizam para interpretarem suas identidades de aprendizes. Os dados também demonstram que as interpretações que os aprendizes fazem de sua(s) identidade(s) influenciam de diversas formas ao longo do curso. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation relates a survey that focused on students' interpretations about their identities learners of English language during the time of study of language and the way that these interpretations influence or are influenced student engagement in the course. For this research were asked four participants, who were at the intermediate level for adolescents and adults. This level is entitled I4 and was held in the 1st half of 2013. The research with qualitative basis ( HARRY, 2006; NUNAN , 1992; MOURA FILHO, 2005; CHIZZOTTI, 2006) being configured as case studies ( MOURA FILHO, 2005) , in which the life history methodology topical (PALILO was used, 1999 MARRE,1991; DENZIN , 1994) because it is a cutout of a stage of the life trajectory of the participants. For data collection, observation, field notes, recording audio and video, written narrative, structured questionnaires and semi-structured (VIEIRA - ABRAHÃO, 2006) were used . The triangulation of data originating from observation, interviews, questionnaires , field notes, written narrative, the alternative was used for data analysis (BOGDAN & BIKLEN, 1998). Survey participants are four students from public schools, enrolled in Interscholastic Language Center (CIL). Data were generated during the first semester of 2013: triangulated and analyzed in an interpretative perspective (MERRIAM apud MOURA FILHO, 2005). They show that the interpretations students make of their (s) identity (s) as learners is closely related to the constructs subjectivity, discourse, interaction, autonomy, motivation, affectivity and self-esteem. According to the data, actions , attitudes, speech about yourself are some of the ways that students use to interpret their identities of learners. The data also show that the interpretations that learners make of their (s) ID (s) influence in various ways throughout the course .Reis, Maria da Glória Magalhães dosLuz, Alfredo Neto de Jesus2014-11-25T15:24:07Z2014-11-25T15:24:07Z2014-11-252014-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUZ, Alfredo Neto de Jesus. Ao som de identidades: a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesa. 2014. xvi, 183 f.,il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17044A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/17044Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ao som de identidades : a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesa
title Ao som de identidades : a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesa
spellingShingle Ao som de identidades : a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesa
Luz, Alfredo Neto de Jesus
Língua inglesa - estudo e ensino - falantes de português
Língua inglesa - Brasil
title_short Ao som de identidades : a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesa
title_full Ao som de identidades : a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesa
title_fullStr Ao som de identidades : a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesa
title_full_unstemmed Ao som de identidades : a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesa
title_sort Ao som de identidades : a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesa
author Luz, Alfredo Neto de Jesus
author_facet Luz, Alfredo Neto de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Maria da Glória Magalhães dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Alfredo Neto de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - estudo e ensino - falantes de português
Língua inglesa - Brasil
topic Língua inglesa - estudo e ensino - falantes de português
Língua inglesa - Brasil
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-25T15:24:07Z
2014-11-25T15:24:07Z
2014-11-25
2014-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUZ, Alfredo Neto de Jesus. Ao som de identidades: a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesa. 2014. xvi, 183 f.,il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17044
identifier_str_mv LUZ, Alfredo Neto de Jesus. Ao som de identidades: a voz do aprendiz sobre sua(s) identidade(s) no contexto da sala de aula de língua inglesa. 2014. xvi, 183 f.,il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508401740218368