A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Luana Mara Loiola
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vasconcellos, Maria Manolisa Nogueira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/00130000262w2
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57849
Resumo: Este trabalho objetiva relatar experiência docente no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFC por meio do Núcleo de Línguas (NucLi). O IsF, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), propicia, dentre outras ações, o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas concernentes à internacionalização acadêmica, contribuindo assim para a ampliação dos objetivos do ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do país. A experiência a ser relatada diz respeito à utilização de debate sobre temas controversos em língua inglesa com o objetivo de estimular nos alunos de nível intermediário/avançado a prática oral. Por serem adultos, possuem vasto conhecimento prévio sobre assuntos diversos, embora polêmicos, bem como posições e emoções bem definidas sobre os mesmos, o que acaba por incentivá-los a melhor participar das aulas de língua inglesa e promover o desenvolvimento das habilidades áudio-orais. Dessa forma, além de expor suas opiniões, a preocupação dos alunos durante os debates concentrava-se nos aspectos léxico-gramaticais, na observância aos turnos de fala, no respeito às opiniões divergentes, na negociação de pensamentos e ideias e mediação de conflitos. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que os alunos se engajaram nas atividades sem qualquer tipo de resistência, desenvolvendo-as com segurança, confiança e destreza no que diz respeito aos aspectos linguísticos.
id UFC-7_0d4a23bf3ccab71233e44febbaa877fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57849
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)Língua inglesa - Conversação e frasesLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]Linguagem e línguas - Estudo e ensinoEste trabalho objetiva relatar experiência docente no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFC por meio do Núcleo de Línguas (NucLi). O IsF, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), propicia, dentre outras ações, o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas concernentes à internacionalização acadêmica, contribuindo assim para a ampliação dos objetivos do ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do país. A experiência a ser relatada diz respeito à utilização de debate sobre temas controversos em língua inglesa com o objetivo de estimular nos alunos de nível intermediário/avançado a prática oral. Por serem adultos, possuem vasto conhecimento prévio sobre assuntos diversos, embora polêmicos, bem como posições e emoções bem definidas sobre os mesmos, o que acaba por incentivá-los a melhor participar das aulas de língua inglesa e promover o desenvolvimento das habilidades áudio-orais. Dessa forma, além de expor suas opiniões, a preocupação dos alunos durante os debates concentrava-se nos aspectos léxico-gramaticais, na observância aos turnos de fala, no respeito às opiniões divergentes, na negociação de pensamentos e ideias e mediação de conflitos. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que os alunos se engajaram nas atividades sem qualquer tipo de resistência, desenvolvendo-as com segurança, confiança e destreza no que diz respeito aos aspectos linguísticos.Universidade Federal do Ceará2021-04-20T11:26:56Z2021-04-20T11:26:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMACEDO, Luana Mara Loiola; VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57849ark:/83112/00130000262w2Macedo, Luana Mara LoiolaVasconcellos, Maria Manolisa Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:19:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57849Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:16.053975Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
spellingShingle A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
Macedo, Luana Mara Loiola
Língua inglesa - Conversação e frases
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
title_short A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_full A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_fullStr A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_full_unstemmed A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_sort A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
author Macedo, Luana Mara Loiola
author_facet Macedo, Luana Mara Loiola
Vasconcellos, Maria Manolisa Nogueira
author_role author
author2 Vasconcellos, Maria Manolisa Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Luana Mara Loiola
Vasconcellos, Maria Manolisa Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Conversação e frases
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
topic Língua inglesa - Conversação e frases
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
description Este trabalho objetiva relatar experiência docente no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFC por meio do Núcleo de Línguas (NucLi). O IsF, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), propicia, dentre outras ações, o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas concernentes à internacionalização acadêmica, contribuindo assim para a ampliação dos objetivos do ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do país. A experiência a ser relatada diz respeito à utilização de debate sobre temas controversos em língua inglesa com o objetivo de estimular nos alunos de nível intermediário/avançado a prática oral. Por serem adultos, possuem vasto conhecimento prévio sobre assuntos diversos, embora polêmicos, bem como posições e emoções bem definidas sobre os mesmos, o que acaba por incentivá-los a melhor participar das aulas de língua inglesa e promover o desenvolvimento das habilidades áudio-orais. Dessa forma, além de expor suas opiniões, a preocupação dos alunos durante os debates concentrava-se nos aspectos léxico-gramaticais, na observância aos turnos de fala, no respeito às opiniões divergentes, na negociação de pensamentos e ideias e mediação de conflitos. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que os alunos se engajaram nas atividades sem qualquer tipo de resistência, desenvolvendo-as com segurança, confiança e destreza no que diz respeito aos aspectos linguísticos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-04-20T11:26:56Z
2021-04-20T11:26:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACEDO, Luana Mara Loiola; VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57849
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/00130000262w2
identifier_str_mv MACEDO, Luana Mara Loiola; VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
ark:/83112/00130000262w2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374076450734080