Concessões aeroportuárias : uma visão prospectiva pelo Método Grumbach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Paulo Silva dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24902
http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.24902
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
id UNB_af99d9162a7e61eda32a97f814a2f6d3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24902
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Concessões aeroportuárias : uma visão prospectiva pelo Método GrumbachAeroportos - concessões administrativasTransporte aéreoDiagnóstico estratégicoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.O ano de 2015 foi um marco na economia brasileira, ocorrendo a ruptura de tendência econômica, em que o desenvolvimento experimentado deu lugar à maior recessão da história. No setor aéreo, a recessão delineou um cenário de incerteza e risco, especialmente para os aeroportos recentemente concedidos. Tal fato se deve à significativa correlação entre demanda aérea nacional, variável-chave na prosperidade do setor, e desenvolvimento econômico do país. Com queda na demanda, os aeroportos começaram a vivenciar dificuldades financeiras, fazendo com que até mesmo as outorgas deixassem de ser pagas ao agente público. Tal conjuntura gerou várias indagações aos stakeholders do setor, entre elas: qual o futuro das concessões aeroportuárias brasileiras frente ao novo cenário macroeconômico? Esse foi o questionamento norteador do estudo, que teve por objetivo construir cenários prospectivos para a concessão do aeroporto de Brasília através do Método Grumbach. A interpretação dos cenários foi baseada em duas perspectivas: a) sob a ótica da concessionária do aeroporto de Brasília, analisando os cenários Mais Provável, Ideal e de Tendência; b) buscando indicar quais eventos do estudo podem ser mais facilmente direcionados para o cenário Ideal requerido (eventos incertos) e quais eventos possuem constância entre os cenários gerados (eventos certos). No primeiro exercício hermenêutico, argumentamos que para construção do cenário Ideal da concessionária é necessário que ela direcione seus esforços para a ocorrência dos eventos “C – aumento da eficiência operacional” e “H – criação da cidade aeroportuária”. Ainda nessa análise foram apresentados quais eventos se constituem como Ameaça Forte, Oportunidade Moderada e Oportunidade Forte para o futuro da concessão. No segundo eixo de interpretação, foi indicado para quais ocorrências de eventos o setor deve se preparar, atitude pré-ativa, e quais eventos possuem maior facilidade de ter suas probabilidades de ocorrência direcionadas para o futuro desejado, atitude proativa. Por fim argumentamos que a reflexão sobre os possíveis caminhos que a concessão percorrerá foi a principal contribuição da pesquisa, dado que a importância da interpretação dos cenários não consiste na sua exposição literal, mas no fato de que esses construtos da realidade possibilitam uma reflexão sobre alguns dos prováveis futuros para as concessões aéreas.2015 was a milestone in Brazilian economy, occurring the economical tendency rupture, when the experimented development was replaced by the biggest recession in history. In the aerial sector, the recession marked a risky and uncertain scenario, mainly to recently granted airports. The correlation between the national aerial demand, which is the key to the sector prosperity, and the economic 2 development in the country caused that fact. With the demand decrease, the airports started to have financial difficulties, making even the issuances not been paid to the public agents. That fact created many questions to the stakeholders, like: What is the future of the grants given to Brazilian airports facing this macroeconomic scenario? That was the main question of the paper, which wanted to create prospective scenarios to Brasília’s airport according to Grumbach Method. The scenarios interpretations were based in two perspectives: a) at the Brasília airport’s dealership, analyzing the most likely, ideal and tendentious scenario; b) showing which study events can be easily directed to the required ideal scenario (uncertain events), and which events have constancy among the scenarios created (certain events), where a planner reactive posture is necessary. On the first hermeneutic exercise, we argued that to build the ideal dealership scenario is necessary it directs its efforts to the events occurrence “C – operational efficiency increase” and “H – the creation of the airport city”. Also on this analysis, it was showed which events are a Strong Threat, a Moderate Opportunity and a Strong Opportunity to the grant’s future. On the second interpretation, it was indicated to what events occurrences the sector must prepare, reactive attitude, and to what events it has more facility to have its occurrence probabilities directed to the desired future, proactive attitude. At last, we argued about the possible ways that the grant will go through, were the main contribution of the research, as the scenarios interpretation importance doesn’t consist on its literal exposure but on the fact that these reality constructs enable a reflection about some likely futures to the aerial grants.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesRocha, Carlos Henrique Marques daSantos, José Paulo Silva dos2017-10-30T20:17:14Z2017-10-30T20:17:14Z2017-10-302017-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, José Paulo Silva dos. Concessões aeroportuárias: uma visão prospectiva pelo Método Grumbach. 2017. xiv, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24902http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.24902A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-30T18:32:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/24902Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-30T18:32:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Concessões aeroportuárias : uma visão prospectiva pelo Método Grumbach
title Concessões aeroportuárias : uma visão prospectiva pelo Método Grumbach
spellingShingle Concessões aeroportuárias : uma visão prospectiva pelo Método Grumbach
Santos, José Paulo Silva dos
Aeroportos - concessões administrativas
Transporte aéreo
Diagnóstico estratégico
title_short Concessões aeroportuárias : uma visão prospectiva pelo Método Grumbach
title_full Concessões aeroportuárias : uma visão prospectiva pelo Método Grumbach
title_fullStr Concessões aeroportuárias : uma visão prospectiva pelo Método Grumbach
title_full_unstemmed Concessões aeroportuárias : uma visão prospectiva pelo Método Grumbach
title_sort Concessões aeroportuárias : uma visão prospectiva pelo Método Grumbach
author Santos, José Paulo Silva dos
author_facet Santos, José Paulo Silva dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Carlos Henrique Marques da
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Paulo Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aeroportos - concessões administrativas
Transporte aéreo
Diagnóstico estratégico
topic Aeroportos - concessões administrativas
Transporte aéreo
Diagnóstico estratégico
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-30T20:17:14Z
2017-10-30T20:17:14Z
2017-10-30
2017-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, José Paulo Silva dos. Concessões aeroportuárias: uma visão prospectiva pelo Método Grumbach. 2017. xiv, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24902
http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.24902
identifier_str_mv SANTOS, José Paulo Silva dos. Concessões aeroportuárias: uma visão prospectiva pelo Método Grumbach. 2017. xiv, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24902
http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.24902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508287795658752