Pedagogia teatral : Stanislavsky para docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Catarina Franco Dantas de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40597
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
id UNB_b08e14cfd4f35d3bcf587ccccee54b39
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40597
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pedagogia teatral : Stanislavsky para docentesPedagogia teatralTeatro - educaçãoSistema StanislavskyTeatro - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.O presente estudo teve por objetivo geral sistematizar uma experiência de ensino através dos ensinamentos de Konstantin Stanislavsky e dos exercícios teatrais do Diretor russo Mikhail Chumachenko. A dissertação dialoga com o conceito da Pedagogia Teatral; através dos diários de bordo dos alunos matriculados na disciplina Arte, Pedagogia e Cultura da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Busca-se sistematizar e compreender o processo de montagem do espetáculo "O pedido de casamento" da peça de Anton Chekhov. Para a análise dos diários, foi utilizada a técnica de análise do conteúdo de Laurence Bardin. As questões norteadoras para essa sistematização abordam a didática, o currículo e avaliação na disciplina. A pedagogia teatral é o tema central desta pesquisa qualitativa. Utiliza-se os círculos de atenção, o conceito de memória emotiva, o uso da partícula mágica "se", o trabalho de análise do texto, a atenção plena e a formação de grupo, aspectos fundamentais para a realização do trabalho e montagem da peça. A proposta pedagógica é composta por quinze aulas destinadas à formação de professores. A organização do trabalho pedagógico prevê a discussão sobre a parte curricular, didática e avaliativa do processo. Recomenda-se ao final, que pesquisas futuras continuem experimentando o Sistema Stanislavsky de outras maneiras.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The present study aimed to systematize a teaching experience through the teachings of Konstantin Stanislavsky and the theatrical exercises of Russian Director Mikhail Chumachenko. This dissertation dialogues with the concept of Theater Pedagogy; through the bullet journal of students enrolled in the discipline of Art, Education and Culture at the Faculty of Education of the University of Brasília. It seeks to systematize and understand the process of production the show "The Wedding Proposal" of Anton Chekhov's play. For the analysis of the diaries, Laurence Bardin's content analysis technique was used. The guiding questions for this systematization address didactics, curriculum and evaluation in the discipline. Theatrical pedagogy is the central theme of this qualitative research. Attention circles, the concept of emotional memory, the use of the "if magic" particle, the text analysis work, mindfulness and group formation wereused. All of this aspects arefundamental for carrying out the work and the full production of the play. The pedagogical proposal consists of fifteen classes aimed at teacher training. The organization of the pedagogical work foresees a discussion on the curricular, didactic and evaluative part of the process. In the end, it is recommended that future research should continue to experiment Stanislavsky System in other ways.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalBareicha, Paulo Sérgio de Andrademandapracatarina@gmail.comOliveira, Ana Catarina Franco Dantas de2021-04-20T14:07:21Z2021-04-20T14:07:21Z2021-04-202020-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Catarina Franco Dantas de. Pedagogia teatral: Stanislavsky para docentes. 2020. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40597info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:21:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/40597Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:21:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia teatral : Stanislavsky para docentes
title Pedagogia teatral : Stanislavsky para docentes
spellingShingle Pedagogia teatral : Stanislavsky para docentes
Oliveira, Ana Catarina Franco Dantas de
Pedagogia teatral
Teatro - educação
Sistema Stanislavsky
Teatro - estudo e ensino
title_short Pedagogia teatral : Stanislavsky para docentes
title_full Pedagogia teatral : Stanislavsky para docentes
title_fullStr Pedagogia teatral : Stanislavsky para docentes
title_full_unstemmed Pedagogia teatral : Stanislavsky para docentes
title_sort Pedagogia teatral : Stanislavsky para docentes
author Oliveira, Ana Catarina Franco Dantas de
author_facet Oliveira, Ana Catarina Franco Dantas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
mandapracatarina@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Catarina Franco Dantas de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia teatral
Teatro - educação
Sistema Stanislavsky
Teatro - estudo e ensino
topic Pedagogia teatral
Teatro - educação
Sistema Stanislavsky
Teatro - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-05
2021-04-20T14:07:21Z
2021-04-20T14:07:21Z
2021-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ana Catarina Franco Dantas de. Pedagogia teatral: Stanislavsky para docentes. 2020. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40597
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ana Catarina Franco Dantas de. Pedagogia teatral: Stanislavsky para docentes. 2020. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580852679114752