A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25913 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702002000200010 |
Resumo: | Este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método. |
id |
UNB_b0e228bb8f096214861d250a6bf01e7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/25913 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)The itinerancy of artists: the construction of the visual arts field in Brasília (1958-1967)Arte e políticaModernizaçãoConcretismoEste artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método.This article presents the first results of a research which aims at mapping and analyzing the construction and the consolidation of the field of the visual arts in Brasília. The whole project is divided into three significant moments of the city's history: the fifties, when the rationalist model in architecture and urban design, and concretism in the field of the arts became hegemonic; the late sixties, when conceptualism was strongly affirmed on the Brazilian art scene; and finally, the two last decades, which brought big changes to patronage and to art market strategies. The article also punctuate some theoretical and methodological remarks.Em processamentoDepartamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo2017-12-07T04:36:56Z2017-12-07T04:36:56Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTempo soc.,v.14,n.2,p.187-207,2002http://repositorio.unb.br/handle/10482/25913https://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702002000200010porMadeira, Angélicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T16:26:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/25913Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T16:26:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967) The itinerancy of artists: the construction of the visual arts field in Brasília (1958-1967) |
title |
A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967) |
spellingShingle |
A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967) Madeira, Angélica Arte e política Modernização Concretismo |
title_short |
A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967) |
title_full |
A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967) |
title_fullStr |
A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967) |
title_full_unstemmed |
A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967) |
title_sort |
A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967) |
author |
Madeira, Angélica |
author_facet |
Madeira, Angélica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeira, Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte e política Modernização Concretismo |
topic |
Arte e política Modernização Concretismo |
description |
Este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2017-12-07T04:36:56Z 2017-12-07T04:36:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Tempo soc.,v.14,n.2,p.187-207,2002 http://repositorio.unb.br/handle/10482/25913 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702002000200010 |
identifier_str_mv |
Tempo soc.,v.14,n.2,p.187-207,2002 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25913 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702002000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580783817031680 |