A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Angélica
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25913
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702002000200010
Resumo: Este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método.
id UNB_b0e228bb8f096214861d250a6bf01e7b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/25913
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)The itinerancy of artists: the construction of the visual arts field in Brasília (1958-1967)Arte e políticaModernizaçãoConcretismoEste artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método.This article presents the first results of a research which aims at mapping and analyzing the construction and the consolidation of the field of the visual arts in Brasília. The whole project is divided into three significant moments of the city's history: the fifties, when the rationalist model in architecture and urban design, and concretism in the field of the arts became hegemonic; the late sixties, when conceptualism was strongly affirmed on the Brazilian art scene; and finally, the two last decades, which brought big changes to patronage and to art market strategies. The article also punctuate some theoretical and methodological remarks.Em processamentoDepartamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo2017-12-07T04:36:56Z2017-12-07T04:36:56Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTempo soc.,v.14,n.2,p.187-207,2002http://repositorio.unb.br/handle/10482/25913https://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702002000200010porMadeira, Angélicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T16:26:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/25913Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T16:26:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
The itinerancy of artists: the construction of the visual arts field in Brasília (1958-1967)
title A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
spellingShingle A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
Madeira, Angélica
Arte e política
Modernização
Concretismo
title_short A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
title_full A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
title_fullStr A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
title_full_unstemmed A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
title_sort A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
author Madeira, Angélica
author_facet Madeira, Angélica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e política
Modernização
Concretismo
topic Arte e política
Modernização
Concretismo
description Este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2017-12-07T04:36:56Z
2017-12-07T04:36:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Tempo soc.,v.14,n.2,p.187-207,2002
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25913
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702002000200010
identifier_str_mv Tempo soc.,v.14,n.2,p.187-207,2002
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/25913
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702002000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580783817031680