Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abbad, Gardênia da Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Corrêa, Vinícius Pinto, Meneses, Pedro Paulo Murce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6293
https://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712010000200003
Resumo: Estudos sobre a capacidade de os alunos gerirem seus próprios processos de aprendizagem tornam-se necessários à medida que as tecnologias da informação e comunicação são inseridas no campo do treinamento organizacional e transferem para os estudantes as responsabilidades anteriormente atribuídas aos professores. Este artigo, assim, analisa as relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com treinamentos. Realizada em uma organização pública, esta pesquisa abarcou 216 participantes de cinco cursos realizados a distância. Os dados coletados por meio de questionários aplicados no último dia de curso evidenciaram padrões de associação entre determinadas estratégias cognitivas de aprendizagem e satisfação com o desempenho da tutoria, com os procedimentos e os resultados e com a interface gráfica do curso. Apesar de não haver indícios sobre a direção dessas associações, especula-se que cursos adequadamente programados e que contem com tutoria ativa conduzem ao uso de estratégias úteis ao armazenamento, à recuperação e à utilização de informações. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_b0ff3814cd0bdf413cc59ccadc8133b0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6293
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamentoDistance training evaluation : relationships between learning strategies and training satisfactionTreinamento via internetAvaliação de treinamento a distânciaEstratégias de aprendizagemEstudos sobre a capacidade de os alunos gerirem seus próprios processos de aprendizagem tornam-se necessários à medida que as tecnologias da informação e comunicação são inseridas no campo do treinamento organizacional e transferem para os estudantes as responsabilidades anteriormente atribuídas aos professores. Este artigo, assim, analisa as relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com treinamentos. Realizada em uma organização pública, esta pesquisa abarcou 216 participantes de cinco cursos realizados a distância. Os dados coletados por meio de questionários aplicados no último dia de curso evidenciaram padrões de associação entre determinadas estratégias cognitivas de aprendizagem e satisfação com o desempenho da tutoria, com os procedimentos e os resultados e com a interface gráfica do curso. Apesar de não haver indícios sobre a direção dessas associações, especula-se que cursos adequadamente programados e que contem com tutoria ativa conduzem ao uso de estratégias úteis ao armazenamento, à recuperação e à utilização de informações. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTStudies concerning to the ability of the students manage their own learning processes become necessary as the information technology and communication are inserted in the field of organizational training and transfer to the students responsibilities previosly assigned to teachers. This paper, thus, examines the relationship between learning strategies and training satisfaction. Performed in a Organization Public, this research contemplates 216 participants from five distance training courses. Data collected through questionnaires applied on the last day of course showed an association between certain cognitive learning strategies and satisfaction with the performance of tutoring, with the procedures and results and with the graphical interface of the course. Although there are no clues on the direction of these associations, it is speculated that properly programmed courses and active tutoring lead to the use of strategies useful for storage, retrieval and use of information.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em Administração2010-12-22T17:28:53Z2010-12-22T17:28:53Z2010-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfABBAD, Gardênia da Silva; CORREA, Vinícius Pinto; MENESES, Pedro Paulo Murce. Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento. RAM: revista de administração Mackenzie, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 43-67, mar./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ram/v11n2/03.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2010. doi: 10.1590/S1678-69712010000200003.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6293https://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712010000200003Abbad, Gardênia da SilvaCorrêa, Vinícius PintoMeneses, Pedro Paulo Murceinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:23:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/6293Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:23:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento
Distance training evaluation : relationships between learning strategies and training satisfaction
title Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento
spellingShingle Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento
Abbad, Gardênia da Silva
Treinamento via internet
Avaliação de treinamento a distância
Estratégias de aprendizagem
title_short Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento
title_full Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento
title_fullStr Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento
title_full_unstemmed Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento
title_sort Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento
author Abbad, Gardênia da Silva
author_facet Abbad, Gardênia da Silva
Corrêa, Vinícius Pinto
Meneses, Pedro Paulo Murce
author_role author
author2 Corrêa, Vinícius Pinto
Meneses, Pedro Paulo Murce
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abbad, Gardênia da Silva
Corrêa, Vinícius Pinto
Meneses, Pedro Paulo Murce
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento via internet
Avaliação de treinamento a distância
Estratégias de aprendizagem
topic Treinamento via internet
Avaliação de treinamento a distância
Estratégias de aprendizagem
description Estudos sobre a capacidade de os alunos gerirem seus próprios processos de aprendizagem tornam-se necessários à medida que as tecnologias da informação e comunicação são inseridas no campo do treinamento organizacional e transferem para os estudantes as responsabilidades anteriormente atribuídas aos professores. Este artigo, assim, analisa as relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com treinamentos. Realizada em uma organização pública, esta pesquisa abarcou 216 participantes de cinco cursos realizados a distância. Os dados coletados por meio de questionários aplicados no último dia de curso evidenciaram padrões de associação entre determinadas estratégias cognitivas de aprendizagem e satisfação com o desempenho da tutoria, com os procedimentos e os resultados e com a interface gráfica do curso. Apesar de não haver indícios sobre a direção dessas associações, especula-se que cursos adequadamente programados e que contem com tutoria ativa conduzem ao uso de estratégias úteis ao armazenamento, à recuperação e à utilização de informações. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-22T17:28:53Z
2010-12-22T17:28:53Z
2010-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABBAD, Gardênia da Silva; CORREA, Vinícius Pinto; MENESES, Pedro Paulo Murce. Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento. RAM: revista de administração Mackenzie, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 43-67, mar./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ram/v11n2/03.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2010. doi: 10.1590/S1678-69712010000200003.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6293
https://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712010000200003
identifier_str_mv ABBAD, Gardênia da Silva; CORREA, Vinícius Pinto; MENESES, Pedro Paulo Murce. Avaliação de treinamentos a distância : relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento. RAM: revista de administração Mackenzie, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 43-67, mar./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ram/v11n2/03.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2010. doi: 10.1590/S1678-69712010000200003.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6293
https://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712010000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508246864494592