Avaliação de treinamento a distância : reação, suporte à transferência e impactos no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renata Silveira
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Abbad, Gardênia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1286
Resumo: O uso da Internet em treinamentos a distância vem sendo enfatizado, porém se percebem poucas avaliações sistemáticas dessas intervenções. A presente pesquisa avalia modelos de predição de três variáveis critério: Escores de Aprendizagem e Impacto do Treinamento no Trabalho, medido em Profundidade e em Amplitude. As variáveis antecedentes dos modelos integram os componentes de Reação, Características da Clientela e Suporte à Transferência. Foi avaliado um curso a distância, mediado pela Internet, oferecido gratuitamente em nível nacional. A coleta de dados foi realizada por questionários digitalizados, hospedados em páginas da Internet. Os arquivos de dados utilizados tiveram variação de 340 a 1.659 casos. Realizaram-se análises de regressão múltipla padrão e stepwise. O modelo de predição de Escores de Aprendizagem indica influência das variáveis de uso de ferramentas de interação e Reação a Resultados e Aplicabilidade. Os modelos de investigação de Impactos no Trabalho revelam relação positiva com indivíduos que percebem mais favoravelmente os resultados e a aplicabilidade do curso, relatam não haver suporte à transferência e têm elaborado um plano de negócio. São discutidas as limitações do estudo, suas contribuições e implicações práticas e teóricas. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_eec53dbfd9e426079e0415b6eb6520ac
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1286
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação de treinamento a distância : reação, suporte à transferência e impactos no trabalhoAvaliação de treinamentoPessoal - treinamentoTreinamento e desenvolvimento (T&D)Aprendizagem organizacionalTreinamento via internetO uso da Internet em treinamentos a distância vem sendo enfatizado, porém se percebem poucas avaliações sistemáticas dessas intervenções. A presente pesquisa avalia modelos de predição de três variáveis critério: Escores de Aprendizagem e Impacto do Treinamento no Trabalho, medido em Profundidade e em Amplitude. As variáveis antecedentes dos modelos integram os componentes de Reação, Características da Clientela e Suporte à Transferência. Foi avaliado um curso a distância, mediado pela Internet, oferecido gratuitamente em nível nacional. A coleta de dados foi realizada por questionários digitalizados, hospedados em páginas da Internet. Os arquivos de dados utilizados tiveram variação de 340 a 1.659 casos. Realizaram-se análises de regressão múltipla padrão e stepwise. O modelo de predição de Escores de Aprendizagem indica influência das variáveis de uso de ferramentas de interação e Reação a Resultados e Aplicabilidade. Os modelos de investigação de Impactos no Trabalho revelam relação positiva com indivíduos que percebem mais favoravelmente os resultados e a aplicabilidade do curso, relatam não haver suporte à transferência e têm elaborado um plano de negócio. São discutidas as limitações do estudo, suas contribuições e implicações práticas e teóricas. __________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe use of Internet in distance trainings is being emphasized although systematic evaluations of these interventions are barely known. The present research evaluates prediction models of three criterion variables: Learning scores and Training Impact at Work (in depth and in extent). The antecedent variables of the models integrate the following components: Reactions, Trainee Characteristics and Transfer Support. A distance training course based on Internet and nationally offered free of costs was evaluated. Data were captured with digitalized questionnaires, hosted in Internet pages. The database files varied from 340 to 1659 cases. The techniques chosen were multiple regression analyses, with enter and stepwise methods. The prediction model of Learning Scores show an influence of variables such as the use of interaction tools and Reactions to Results and Applicability. The investigation models of Impacts at Work indicate that better results in the criterion variables are obtained by individuals who perceive more positively the results and the applicability of the course, who indicate the lack of transfer support and who have elaborated a business plan. The present research discusses the limitations of the study as well as its practical and theoretical contributions and implications.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em Administração2009-02-18T15:46:09Z2009-02-18T15:46:09Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Renata Silveira; ABBAD, Gardênia. Avaliaçăo de treinamento a distância: reaçăo, suporte à transferência e impactos no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 95-116, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v10n1/a06.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1286Carvalho, Renata SilveiraAbbad, Gardênia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:23:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/1286Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:23:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de treinamento a distância : reação, suporte à transferência e impactos no trabalho
title Avaliação de treinamento a distância : reação, suporte à transferência e impactos no trabalho
spellingShingle Avaliação de treinamento a distância : reação, suporte à transferência e impactos no trabalho
Carvalho, Renata Silveira
Avaliação de treinamento
Pessoal - treinamento
Treinamento e desenvolvimento (T&D)
Aprendizagem organizacional
Treinamento via internet
title_short Avaliação de treinamento a distância : reação, suporte à transferência e impactos no trabalho
title_full Avaliação de treinamento a distância : reação, suporte à transferência e impactos no trabalho
title_fullStr Avaliação de treinamento a distância : reação, suporte à transferência e impactos no trabalho
title_full_unstemmed Avaliação de treinamento a distância : reação, suporte à transferência e impactos no trabalho
title_sort Avaliação de treinamento a distância : reação, suporte à transferência e impactos no trabalho
author Carvalho, Renata Silveira
author_facet Carvalho, Renata Silveira
Abbad, Gardênia da Silva
author_role author
author2 Abbad, Gardênia da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renata Silveira
Abbad, Gardênia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de treinamento
Pessoal - treinamento
Treinamento e desenvolvimento (T&D)
Aprendizagem organizacional
Treinamento via internet
topic Avaliação de treinamento
Pessoal - treinamento
Treinamento e desenvolvimento (T&D)
Aprendizagem organizacional
Treinamento via internet
description O uso da Internet em treinamentos a distância vem sendo enfatizado, porém se percebem poucas avaliações sistemáticas dessas intervenções. A presente pesquisa avalia modelos de predição de três variáveis critério: Escores de Aprendizagem e Impacto do Treinamento no Trabalho, medido em Profundidade e em Amplitude. As variáveis antecedentes dos modelos integram os componentes de Reação, Características da Clientela e Suporte à Transferência. Foi avaliado um curso a distância, mediado pela Internet, oferecido gratuitamente em nível nacional. A coleta de dados foi realizada por questionários digitalizados, hospedados em páginas da Internet. Os arquivos de dados utilizados tiveram variação de 340 a 1.659 casos. Realizaram-se análises de regressão múltipla padrão e stepwise. O modelo de predição de Escores de Aprendizagem indica influência das variáveis de uso de ferramentas de interação e Reação a Resultados e Aplicabilidade. Os modelos de investigação de Impactos no Trabalho revelam relação positiva com indivíduos que percebem mais favoravelmente os resultados e a aplicabilidade do curso, relatam não haver suporte à transferência e têm elaborado um plano de negócio. São discutidas as limitações do estudo, suas contribuições e implicações práticas e teóricas. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2009-02-18T15:46:09Z
2009-02-18T15:46:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Renata Silveira; ABBAD, Gardênia. Avaliaçăo de treinamento a distância: reaçăo, suporte à transferência e impactos no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 95-116, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v10n1/a06.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1286
identifier_str_mv CARVALHO, Renata Silveira; ABBAD, Gardênia. Avaliaçăo de treinamento a distância: reaçăo, suporte à transferência e impactos no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 95-116, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v10n1/a06.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508350552932352