Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandra Regina Santana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duqueviz, Barbara Cristina, Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29785
http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912
Resumo: Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC - como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens. Apoiamo-nos, para tanto, em autores como Buckingham (2009, 2010), Delors (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey e Gasser (2011), Rossato (2014) e Vygotsky (1930, 1934/2001), entre outros, para fundamentar este estudo bibliográfico. As TDIC são instrumentos mediadores da aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao conhecer e ao fazer, e, também, para acessar a cultura tecnopopular, embora tal potencialidade seja pouco utilizada na escola.
id UNB_b21cf08876047193187f24cbe6d401ec
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29785
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitaisDigital technologies as mediating tools of digital natives' learningTecnologías digitales como herramientas mediadoras de aprendizaje de los nativos digitalesTecnologia educacionalMediação da aprendizagemEscolasNeste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC - como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens. Apoiamo-nos, para tanto, em autores como Buckingham (2009, 2010), Delors (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey e Gasser (2011), Rossato (2014) e Vygotsky (1930, 1934/2001), entre outros, para fundamentar este estudo bibliográfico. As TDIC são instrumentos mediadores da aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao conhecer e ao fazer, e, também, para acessar a cultura tecnopopular, embora tal potencialidade seja pouco utilizada na escola.In this article, we aim to discuss the use of Digital Information and Communication Technologies-DICT- asmediating tools of digital natives' learning, taking into account the changes in social interactions in contemporary society that contribute to the constitution of these youngsters' subjectivity. We rely, therefore, on authors such as Buckingham (2009, 2010), Delors (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey e Gasser (2011), Rossato (2014), and Vygotsky (1930, 1934/2001), among others, to support this bibliographical study.The DICT are mediating-tools of learning, especially related to learn how to know and learn how to do, as well as to access the technopopular culture, although this potential is not widely used at school.En este artículo, nos proponemos analizar el uso de lãs Tecnologías Digitales de La Información y laComunicación - TDIC - como herramientas mediadoras de aprendizaje de los nativos digitales, teniendo em cuenta los câmbios em lãs interacciones sociales em la sociedad contemporánea que contribuyen a La constitución de La subjetividad en estos jóvenes. Nos basamos en autores como Buckingham (2009, 2010), Delors e cols. (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey y Gasser (2011), Rossato (2014) y Vygotsky (1930, 1934/2001), entre otros, para apoyar este estudio bibliográfico. Las TDIC son herramientas mediadoras de aprendizaje, especialmente com respecto al saber y al hacer, y, también para accesar la cultura tecnopopular, aunque este potencial este subutilizado em la escuela.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T05:13:15Z2017-12-07T05:13:15Z2015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 3, p. 603-610, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300603&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29785http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912Psicologia Escolar e Educacional - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300603&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Sandra Regina SantanaDuqueviz, Barbara CristinaPedroza, Regina Lúcia Sucupiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/29785Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
Digital technologies as mediating tools of digital natives' learning
Tecnologías digitales como herramientas mediadoras de aprendizaje de los nativos digitales
title Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
spellingShingle Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
Costa, Sandra Regina Santana
Tecnologia educacional
Mediação da aprendizagem
Escolas
title_short Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
title_full Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
title_fullStr Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
title_full_unstemmed Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
title_sort Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
author Costa, Sandra Regina Santana
author_facet Costa, Sandra Regina Santana
Duqueviz, Barbara Cristina
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
author_role author
author2 Duqueviz, Barbara Cristina
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sandra Regina Santana
Duqueviz, Barbara Cristina
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Mediação da aprendizagem
Escolas
topic Tecnologia educacional
Mediação da aprendizagem
Escolas
description Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC - como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens. Apoiamo-nos, para tanto, em autores como Buckingham (2009, 2010), Delors (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey e Gasser (2011), Rossato (2014) e Vygotsky (1930, 1934/2001), entre outros, para fundamentar este estudo bibliográfico. As TDIC são instrumentos mediadores da aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao conhecer e ao fazer, e, também, para acessar a cultura tecnopopular, embora tal potencialidade seja pouco utilizada na escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09
2017-12-07T05:13:15Z
2017-12-07T05:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 3, p. 603-610, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300603&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29785
http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912
identifier_str_mv COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 3, p. 603-610, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300603&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29785
http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508174767554560