A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12975 https://dx.doi.org/10.5433/1981‐8920.2012v17n1p132 |
Resumo: | Introdução: Trata sobre a trajetória da qualidade nas bibliotecas brasileiras ao longo das últimas décadas. Discorre sobre as mudanças de paradigma e suas características relacionadas com o ‘ideal de qualidade em bibliotecas’. Discorre sobre a busca pela qualidade em bibliotecas brasileiras através de sua trajetória no âmbito da gestão orientada à qualidade. Objetivo: Demonstra como a preocupação com a implantação por melhorias tem sido sistematizada, ao longo do tempo, nas bibliotecas no país. Metodologia: Resultados de revisão retrospectiva de literatura.Resultados: Destaca que os assuntos: Padronização em Bibliotecas; Formação e Desenvolvimento de Coleções; Estudos de Uso e de Usuários; Automação dos Sistemas de Informação, Marketing de Bibliotecas e Gestão da Qualidade relacionam-se com as dimensões e características da qualidade, aplicadas às bibliotecas. Pois, as inúmeras abordagens temáticas ao longo dos anos demonstram que a trajetória da excelência e da qualidade em bibliotecas brasileiras tem sido incorporada nos modelos de gestão em bibliotecas. Conclusões: O entendimento dos aspectos teóricos permite contribuir para a implantação da gestão da qualidade. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_b283a7d0afef973cf2ed464c3683b0ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/12975 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Alentejo, Eduardo da SilvaBaptista, Sofia Galvão2013-04-30T20:57:04Z2013-04-30T20:57:04Z2012ALENTEJO, Eduardo da Silva; BAPTISTA, Sofia Galvão. A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/9508>. Acesso em: 25 abr. 2013. DOI: 10.5433/1981‐8920.2012v17n1p132 http://repositorio.unb.br/handle/10482/12975https://dx.doi.org/10.5433/1981‐8920.2012v17n1p132 Introdução: Trata sobre a trajetória da qualidade nas bibliotecas brasileiras ao longo das últimas décadas. Discorre sobre as mudanças de paradigma e suas características relacionadas com o ‘ideal de qualidade em bibliotecas’. Discorre sobre a busca pela qualidade em bibliotecas brasileiras através de sua trajetória no âmbito da gestão orientada à qualidade. Objetivo: Demonstra como a preocupação com a implantação por melhorias tem sido sistematizada, ao longo do tempo, nas bibliotecas no país. Metodologia: Resultados de revisão retrospectiva de literatura.Resultados: Destaca que os assuntos: Padronização em Bibliotecas; Formação e Desenvolvimento de Coleções; Estudos de Uso e de Usuários; Automação dos Sistemas de Informação, Marketing de Bibliotecas e Gestão da Qualidade relacionam-se com as dimensões e características da qualidade, aplicadas às bibliotecas. Pois, as inúmeras abordagens temáticas ao longo dos anos demonstram que a trajetória da excelência e da qualidade em bibliotecas brasileiras tem sido incorporada nos modelos de gestão em bibliotecas. Conclusões: O entendimento dos aspectos teóricos permite contribuir para a implantação da gestão da qualidade. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTIntroduction: This paper covers the quality trajectory on Brazilian libraries in the last decades as well as about both paradigm changes and characteristics related to “'Ideal of quality in libraries'. This paper also address about the search for quality in Brazilian libraries based on quality management context. Purpose: Shows how the interests with the improvement of Libraries in Brazil have been systematized over time. Methodology: The results are based on literature review. Results: The results show that the subjects: Standardization in Libraries; Training and Collection Development; Studies of Use and User; Information System Automation; Library Marketing and Quality Management are related to the dimensions and quality characteristics applied to library, since several thematic approaches over the years shows that the excellence and quality trajectory in Brazilian libraries has been adopted in the management library models. Conclusions: To understand theoretical characteristics allows contributing for a quality management implantation. _____________________________________________________________________________________________________________________ RESUMENIntroducción: Se trata de la trayectoria de la calidad en las bibliotecas de Brasil en las últimas décadas. Describe los cambios de paradigma y sus características relacionadas con el "ideal de calidad en las bibliotecas". Discurre sobre la búsqueda de la calidad en las bibliotecas brasileñas a través de su trayectoria en el ámbito de la gestión orientada para la calidad. Objetivo: Muestra cómo la preocupación por la aplicación de las mejoras han sido organizadas, a lo largo del tiempo, en las bibliotecas en el país. Metodología: Revisión retrospectiva de la literatura. Resultados: Destaca que los temas: Normalización en las Bibliotecas; Formación y Desarrollo de Colecciones; Estudios del Uso y de los Usuarios; Automatización de los Sistemas de Información; Marketing de las Bibliotecas y Gestión de la Calidad se refieren a las dimensiones y características de la calidad, aplicadas a las bibliotecas. Los numerosos enfoques temáticos en los últimos años muestran que la trayectoria de la excelencia y de la calidad en las bibliotecas brasileñas se ha incorporado en los modelos de gestión en las bibliotecas. Conclusiones: La comprensión de los aspectos teóricos permite contribuir a la aplicación de la gestión de calidad.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)Informação & Informação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/index. Acesso em: 25 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessA trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileirasThe trajectory of management for the quality in Brazilian librariesLa trayectoria de la gestión por la calidad en las bibliotecas brasileñasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBibliotecas - planejamentoBibliotecas - administraçãoGestão da qualidade totalporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_TrajetoriaGestaoQualidade.pdfARTIGO_TrajetoriaGestaoQualidade.pdfapplication/pdf243656http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12975/1/ARTIGO_TrajetoriaGestaoQualidade.pdfe972e58e99262acf240ad0f1ef82ca8eMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain266http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12975/2/license.txtc9d1d9cbe8dd3e57e7ce0d53ff543c2aMD52open access10482/129752023-07-03 16:38:14.627open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/12975TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEFuYSBJemFiZWwgQmF0aXN0YSBkYSBTaWx2YSAoYW5hYmF0aXN0YUBiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEzLTA0LTI1VDE3OjQ4OjUzWiAoR01UKToKClN1Ym1pc3PDo28gZWZldGl2YWRhIHBvciBpbnRlZ3JhbnRlIGRhIGVxdWlwZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbkIgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-03T19:38:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The trajectory of management for the quality in Brazilian libraries La trayectoria de la gestión por la calidad en las bibliotecas brasileñas |
title |
A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras |
spellingShingle |
A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras Alentejo, Eduardo da Silva Bibliotecas - planejamento Bibliotecas - administração Gestão da qualidade total |
title_short |
A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras |
title_full |
A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras |
title_fullStr |
A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras |
title_full_unstemmed |
A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras |
title_sort |
A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras |
author |
Alentejo, Eduardo da Silva |
author_facet |
Alentejo, Eduardo da Silva Baptista, Sofia Galvão |
author_role |
author |
author2 |
Baptista, Sofia Galvão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alentejo, Eduardo da Silva Baptista, Sofia Galvão |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Bibliotecas - planejamento Bibliotecas - administração Gestão da qualidade total |
topic |
Bibliotecas - planejamento Bibliotecas - administração Gestão da qualidade total |
description |
Introdução: Trata sobre a trajetória da qualidade nas bibliotecas brasileiras ao longo das últimas décadas. Discorre sobre as mudanças de paradigma e suas características relacionadas com o ‘ideal de qualidade em bibliotecas’. Discorre sobre a busca pela qualidade em bibliotecas brasileiras através de sua trajetória no âmbito da gestão orientada à qualidade. Objetivo: Demonstra como a preocupação com a implantação por melhorias tem sido sistematizada, ao longo do tempo, nas bibliotecas no país. Metodologia: Resultados de revisão retrospectiva de literatura.Resultados: Destaca que os assuntos: Padronização em Bibliotecas; Formação e Desenvolvimento de Coleções; Estudos de Uso e de Usuários; Automação dos Sistemas de Informação, Marketing de Bibliotecas e Gestão da Qualidade relacionam-se com as dimensões e características da qualidade, aplicadas às bibliotecas. Pois, as inúmeras abordagens temáticas ao longo dos anos demonstram que a trajetória da excelência e da qualidade em bibliotecas brasileiras tem sido incorporada nos modelos de gestão em bibliotecas. Conclusões: O entendimento dos aspectos teóricos permite contribuir para a implantação da gestão da qualidade. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-30T20:57:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-30T20:57:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALENTEJO, Eduardo da Silva; BAPTISTA, Sofia Galvão. A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/9508>. Acesso em: 25 abr. 2013. DOI: 10.5433/1981‐8920.2012v17n1p132 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12975 |
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.5433/1981‐8920.2012v17n1p132 |
identifier_str_mv |
ALENTEJO, Eduardo da Silva; BAPTISTA, Sofia Galvão. A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/9508>. Acesso em: 25 abr. 2013. DOI: 10.5433/1981‐8920.2012v17n1p132 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12975 https://dx.doi.org/10.5433/1981‐8920.2012v17n1p132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12975/1/ARTIGO_TrajetoriaGestaoQualidade.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12975/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e972e58e99262acf240ad0f1ef82ca8e c9d1d9cbe8dd3e57e7ce0d53ff543c2a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801863754207461376 |