O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biachi, Mariangela Monfardini
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13438
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2013.
id UNB_b46fb615a90468bdea9782a2174ddcdd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13438
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatasMulheres na políticaAnálise crítica do discursoEleiçõesJornalismo - aspectos políticosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2013.Com o propósito de compreender como o feminino foi construído ao ser inserido, pela primeira vez, num espaço social e político, historicamente dominado por atores sociais do sexo masculino, verificamos as estratégias discursivas adotadas por duas revistas de informação semanal brasileiras - Veja e IstoÉ - para representar as candidatas Marina Silva (Partido Verde – PV) e Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores – PT) nas eleições presidenciais de 2010. Essas publicações desempenham um papel importante na formação da opinião pública e no agendamento de outros veículos de comunicação. Além disso, apresentaram posicionamentos políticos distintos durante a cobertura da campanha presidencial. Enquanto Veja se mostrou favorável ao candidato José Serra, IstoÉ apoiou a presidenciável Dilma Rousseff. O evento se reveste de grande relevância acadêmica porque representou a ocorrência de um acontecimento inédito para o jornalismo brasileiro. Pela primeira, duas mulheres estiveram entre os/as três principais candidatos/as obtendo, juntas, 60,24% dos votos válidos no primeiro turno das eleições, o que pontua pertinentes interrogações para os estudos na área. O exame dos textos foi viabilizado pela Análise de Discurso Crítica (ADC, CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999. FAIRCLOUGH, 2001. RICHARDSON, 2007. RAMALHO; RESENDE, 2011), num diálogo com estudos do newsmaking (TRAQUINA, 2001/1993. WOLFF, 1995) e com os modos de operação ideologia conceituados por John B. Thompson em Ideologia e Cultura Moderna – Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. O referencial teórico também foi operacionalizado por meio das formulações acerca dos valores-notícia, fontes de informação e constrangimentos organizacionais. Para realizar a análise foi constituído um corpus composto por onze matérias publicadas entre abril e outubro de 2010. As notícias examinadas mostram que apesar das diferenças editoriais, ambas as publicações reforçaram determinados estereótipos e papéis sociais atribuídos cultural e historicamente ao feminino que se inscrevem no processo de legitimação e deslegitimação da mulher no papel de protagonista da cena pública. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTIn order to understand how the female was constructed to be inserted, for the first time, into a social and political space historically dominated by male social actors, we analyzed the discursive strategies adopted by two Brazilian weekly news magazines – Veja e IstoÉ - to represent the candidates Marina Silva (Green Party - PV) and Dilma Rousseff (Workers Party - PT) in the 2010 presidential election. These publications play an important role in setting other media outlets and shaping public opinion. Additionally, they showed distinct political positions during coverage of the presidential campaign, taking into account that while Veja supported José Serra, IstoÉ supported Dilma Rousseff. It offers an unique opportunity of conducting a research in these area because it means the occurrence of an unprecedented event in Brazilian journalism. For the first time in history, two women were among three main candidates, getting together, 60.24% of the valid votes in the first round of elections, which highlights relevant questions to the Journalism studies. The news articles were examined using the Critical Discourse Analysis (CDA, CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999. FAIRCLOUGH, 2001. RICHARDSON, 2007. RAMALHO; RESENDE, 2011) method, in a dialogue with newsmaking (TRAQUINA, 2001/1993. WOLFF, 1995) studies and operating modes of ideology conceptualized by John B. Thompson on Ideology and Modern Culture - Critical Social Theory in the era of mass communication. These theoretical framework still involves an articulation with news values, sources of information and organizational constraints. To perform the analysis, we have selected a corpus composed of eleven news articles published in 2010 - six from IstoÉ e five from Veja -, between April and October. The investigation revealed that both magazines, despite their editorials differences, reinforced certain stereotypes and social roles culturally and historically associated to women. So, our findings demonstrate that journalism acts in a process of legitimation and delegitimation of women taking a relevant role in the public arena.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoPereira, Fábio HenriqueResende, VivianeBiachi, Mariangela Monfardini2013-06-28T15:04:24Z2013-06-28T15:04:24Z2013-06-282013-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBIACHI, Mariangela Monfardini. O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatas. 2013. 237 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13438A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:34:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/13438Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:34:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatas
title O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatas
spellingShingle O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatas
Biachi, Mariangela Monfardini
Mulheres na política
Análise crítica do discurso
Eleições
Jornalismo - aspectos políticos
title_short O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatas
title_full O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatas
title_fullStr O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatas
title_full_unstemmed O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatas
title_sort O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatas
author Biachi, Mariangela Monfardini
author_facet Biachi, Mariangela Monfardini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Fábio Henrique
Resende, Viviane
dc.contributor.author.fl_str_mv Biachi, Mariangela Monfardini
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres na política
Análise crítica do discurso
Eleições
Jornalismo - aspectos políticos
topic Mulheres na política
Análise crítica do discurso
Eleições
Jornalismo - aspectos políticos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28T15:04:24Z
2013-06-28T15:04:24Z
2013-06-28
2013-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIACHI, Mariangela Monfardini. O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatas. 2013. 237 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13438
identifier_str_mv BIACHI, Mariangela Monfardini. O feminino nas eleições de 2010 : o discurso de Veja e Istoé sobre as mulheres candidatas. 2013. 237 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580842194403328