Inteligência competitiva desenvolvida por meio de redes sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2563 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006. |
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Inteligência competitiva desenvolvida por meio de redes sociaisInteligência competitiva (Administração)Redes de relações sociaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.Esta dissertação teve como objetivo identificar como são estruturadas e como funcionam as redes sociais de informação para desenvolvimento da inteligência competitiva (IC) em organização com sistema de IC implantado. O estudo fundamenta-se em literatura que trata de inteligência competitiva e de redes sociais, usando metodologia qualitativa e quantitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionário e roteiro de análise documental. Os resultados evidenciaram que a maioria dos preditores do processo de IC levantados no estudo foi identificada na organização pesquisada, à exceção de patrocínio e suporte dos principais executivos. O processo é relativamente novo na organização, tendo sido implantado dois anos antes da realização desta pesquisa, não evidenciando consolidação do sistema como um todo. Ainda não houve implantação de grande parte das redes de IC pretendidas, a fim de se buscar as informações desejadas por meio das redes de relacionamentos interpessoais a partir de interesses específicos das áreas. A principal rede de correspondentes, a corporativa, coordenada pela gerência de IC, possui participantes de todas as áreas da organização e ainda de três empresas do grupo. As redes são formais, criadas a partir da nomeação das áreas da organização. O processo de IC contempla as fases de planejamento, coleta, análise, disseminação e uso da inteligência pelos tomadores de decisão, mas não a fase de avaliação do processo. Evidenciou-se também que o processo apresentado nos documentos da organização não corresponde plenamente ao percebido pelos membros da rede que responderam o questionário. A gerência de IC corporativa tem como uma de suas atribuições coordenar a implantação da rede de correspondentes das demais áreas da organização, apresentando aos representantes da área interessada os procedimentos de implantação de rede de IC: modelo de objetivos, plano de ação e de comunicação, fluxo de trabalho e definição de papéis. É delimitado o perfil para os membros das redes e é prevista a formação de todos os atores no processo de IC. Apesar de não previsto no perfil estabelecido para membros de rede de IC, observa-se que os profissionais da gerência de IC e da rede de correspondentes possuem escolaridade acima da média da organização, sendo maior a presença de mestres na gerência de IC. Pelo estudo, infere-se que a abrangência, precisão e oportunidade da informação poderiam ser melhor desenvolvidas. O fluxo de informações na rede pode ser caracterizado como hierárquico, circular e predominantemente formal, provavelmente como conseqüência da formalização de rede e uso quase que exclusivo de meios eletrônicos para contato, com pouco uso e estimulação de mecanismos de comunicação informal entre os membros do processo de IC corporativo. Pouco desenvolvimento de rede informal ou de papéis informais foi observado, predominando características de rede formal. Os papéis desempenhados pelos atores na rede são predominantemente formais. Uma agenda de pesquisa é proposta ao final deste estudo, assim como recomendações práticas. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of this master’s thesis was to identify how social information networks for the development of competitive intelligence (CI) are structured and how they function in an organization which has a functioning system of CI. The study is based on the literatures which deal with competitive intelligence and with social networks. Both qualitative and quantitative methodology were used. The data collection instruments were a questionnaire applied to members of the CI network and a protocol for documentary research. The results showed that the majority of predictors of the CI process postulated in the literature were present in the organization studied. The CI process in the organization studied was implemented approximately two years before the realization of this study and the results suggest that the system as a whole is not yet entirely consolidated. The greater part of the networks planned for seeking information by means of interpersonal relationships, and focusing on the specific interests of the various areas of the organization, is not yet in operation. The study therefore focused on the principal network of correspondents, that of the corporate area coordinated by CI management, which includes participants from all areas of the organization as well as three firms belonging to the same group. It was observed that the CI process involves the stages of planning, data collection, analysis, dissemination and use of the intelligence by decisionmakers but does not include that of evaluation of the CI process itself. However, the process, as described in organizational documents, was not exactly the same as that reported by those who responded to the questionnaire. The management of corporate CI has as one of its attributions the coordination of the implementation of networks of correspondents in the other areas of the organization. This task involves presenting information to the representatives of the interested area which includes model objectives, action and communication plans, workflow and role definitions. A profile of network members has been developed and training all actors in the CI process is foreseen. Although not included in the profile of network members, it was observed that the average level of education of both CI professionals and members of the network of correspondents was higher than that of the organization as a whole and that the number of persons possessing a master’s degree was higher among the CI professionals than among the members of the correspondent network. It is inferred, on the basis of the study, that the scope, precision and timeliness of the information developed could be improved. The flow of information was characterized as hierarchical, circular and predominantly formal, probably as a result of the formalization of the network and the almost exclusive use of electronic means of communication, with little use or stimulation of mechanisms of informal communication among the members of the network. Little development of an informal network or of informal roles of network members was observed, with characteristics of a formal network and formal roles within the network predominating. An agenda for research as well as practical recommendations are presented.Medeiros, Janann JoslinCunha, Julieta Costa2009-12-07T13:31:17Z2009-12-07T13:31:17Z2009-12-072006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Julieta Costa. Inteligência competitiva desenvolvida por meio de redes sociais. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2563info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T19:07:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/2563Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T19:07:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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