As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Josiany Braz Moreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/3987
http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.3987
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2010.
id UNB-2_af9ef4e457d8e969025bd219ee158c4a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/3987
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Souza, Josiany Braz MoreiraMoreira, Marina FigueiredoSOUZA, Josiany Braz Moreira. As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil. 2010. 82 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://bdm.unb.br/handle/10483/3987http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.3987Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2010.Este trabalho teve como objetivo identificar a importância do uso das Redes Sociais como estratégia de Inteligência Competitiva para um grande banco comercial brasileiro. O estudo fundamentou-se em literatura que trata de inteligência competitiva e de redes sociais, usando a metodologia qualitativa e exploratória. Foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados a entrevista e a pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciaram que a inteligência competitiva é extremamente importante para o conhecimento do ambiente externo e para o apoio na tomada de decisões. Ela também se faz indispensável para a sobrevivência de qualquer empresa e sua colocação no mercado ante a enorme quantidade de informações. A correta comunicação entre bancos e cidadãos tem uma grande importância para a conquista de novos clientes através das redes sociais. A concorrência no mercado bancário é acirrada. Existem muitos entraves legais policiando as atividades bancárias, assim é muito perigoso permitir que um mínimo de espaço seja perdido e correr riscos de imagem, de reputação e de segurança. Ao monitorar as redes sociais o banco múltiplo estudado está procurando mitigar estes riscos e encantar os clientes. É uma nova proposta de planejamento estratégico: lidar com o cliente presente nas redes digitais, fazer o marketing digital, melhorar o ambiente corporativo e melhorar o negócio eletrônico. O banco colocou seu perfil nas principais redes sociais, está criando e inovando a partir desta interação, está mais moderno, mais antenado e mais familiar. Tanta novidade tem exigido mudança na gestão do conhecimento corporativo, na cultura organizacional e no suporte tecnológico. Percebe-se que é um movimento recente, mas notório. Entretanto, esta instituição financeira ainda não está totalmente aberta às redes sociais, pois existe certo preconceito quanto à navegação dos funcionários no ambiente de trabalho e certo receio devido limitações no código de defesa do consumidor e em outros mecanismos de regulação. Contudo, uma inserção mais profunda é apenas questão de tempo. O banco está investindo em redes sociais do ambiente externo e na criação de redes sociais no ambiente corporativo. Está claro que as informações que por lá circulam tem aberto uma série de novas oportunidades de negócios; apesar dos desafios impostos por esta nova, mas inevitável tendência.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-10-22T09:12:52Z No. of bitstreams: 1 2012_JosianyBrazMoreiradeSouza.pdf: 453459 bytes, checksum: 44f86048fa98165cc6b4b13fa3922dee (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-10-22T13:28:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_JosianyBrazMoreiradeSouza.pdf: 453459 bytes, checksum: 44f86048fa98165cc6b4b13fa3922dee (MD5)Made available in DSpace on 2012-10-22T13:28:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_JosianyBrazMoreiradeSouza.pdf: 453459 bytes, checksum: 44f86048fa98165cc6b4b13fa3922dee (MD5)Redes sociais on-lineInteligência competitivaBancosMarketing na InternetAs redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-10-22T13:28:04Z2012-10-22T13:28:04Z2012-10-22T13:28:04Z2010-12-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_JosianyBrazMoreiradeSouza.pdf2012_JosianyBrazMoreiradeSouza.pdfapplication/pdf453459http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3987/1/2012_JosianyBrazMoreiradeSouza.pdf44f86048fa98165cc6b4b13fa3922deeMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3987/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3987/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3987/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3987/5/license.txtce34e16488b334cf8f8aa3a1f9ed5cafMD5510483/39872021-11-02 21:23:06.177oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-11-03T00:23:06Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil
title As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil
spellingShingle As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil
Souza, Josiany Braz Moreira
Redes sociais on-line
Inteligência competitiva
Bancos
Marketing na Internet
title_short As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil
title_full As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil
title_fullStr As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil
title_full_unstemmed As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil
title_sort As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil
author Souza, Josiany Braz Moreira
author_facet Souza, Josiany Braz Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Josiany Braz Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Marina Figueiredo
contributor_str_mv Moreira, Marina Figueiredo
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Redes sociais on-line
Inteligência competitiva
Bancos
Marketing na Internet
topic Redes sociais on-line
Inteligência competitiva
Bancos
Marketing na Internet
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2010.
publishDate 2010
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2010-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T13:28:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T13:28:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-22T13:28:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Josiany Braz Moreira. As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil. 2010. 82 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/3987
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.3987
identifier_str_mv SOUZA, Josiany Braz Moreira. As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil. 2010. 82 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/3987
http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.3987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3987/1/2012_JosianyBrazMoreiradeSouza.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3987/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3987/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3987/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3987/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 44f86048fa98165cc6b4b13fa3922dee
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
ce34e16488b334cf8f8aa3a1f9ed5caf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492899153575936