Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Ludmila Portela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cyntrão, Sylvia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33975
Resumo: Analisa toadas de bumba-meu-boi maranhense, buscando entender as visões nas quais o poeta-cantador se autorrepresenta. Foram selecionadas 18 toadas dos grupos: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. Sobre a manifestação, recorreu-se aos estudos de REIS (2000) e outros, para o entendimento sobre uma análise metodológica do texto poético-musical de base cultural, as leituras de ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007) e para a compreensão do lugar de fala do subalterno, as leituras de BHABA (1998) e SPIVAK (2010).
id UNB_b796849eb94371559fbd06fd113d3579
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33975
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boiBumba-meu-boiCantadoresAutorrepresentaçãoIdentidadeCançãoAnalisa toadas de bumba-meu-boi maranhense, buscando entender as visões nas quais o poeta-cantador se autorrepresenta. Foram selecionadas 18 toadas dos grupos: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. Sobre a manifestação, recorreu-se aos estudos de REIS (2000) e outros, para o entendimento sobre uma análise metodológica do texto poético-musical de base cultural, as leituras de ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007) e para a compreensão do lugar de fala do subalterno, as leituras de BHABA (1998) e SPIVAK (2010).It analyses Bumba-meu-boi Maranhão´s songs, aiming the understanding about visions of singer has about him. It was selected 18 the groups’ songs: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. About manifestation, it resorts to REIS (2000) studies and others. About a methodological musical analyze and poetic cultural text´s, reading of ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007). To understand about instead of subaltern´s fragment, readings of BHABA (1998) and SPIVAK (2010).Revista Litteris2019-02-11T11:04:32Z2019-02-11T11:04:32Z2013-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi. Revista Litteris, n. 11, p. 378-392, mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33975Gondim, Ludmila PortelaCyntrão, Sylvia Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:34:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/33975Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:34:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi
title Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi
spellingShingle Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi
Gondim, Ludmila Portela
Bumba-meu-boi
Cantadores
Autorrepresentação
Identidade
Canção
title_short Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi
title_full Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi
title_fullStr Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi
title_full_unstemmed Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi
title_sort Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi
author Gondim, Ludmila Portela
author_facet Gondim, Ludmila Portela
Cyntrão, Sylvia Helena
author_role author
author2 Cyntrão, Sylvia Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Ludmila Portela
Cyntrão, Sylvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Bumba-meu-boi
Cantadores
Autorrepresentação
Identidade
Canção
topic Bumba-meu-boi
Cantadores
Autorrepresentação
Identidade
Canção
description Analisa toadas de bumba-meu-boi maranhense, buscando entender as visões nas quais o poeta-cantador se autorrepresenta. Foram selecionadas 18 toadas dos grupos: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. Sobre a manifestação, recorreu-se aos estudos de REIS (2000) e outros, para o entendimento sobre uma análise metodológica do texto poético-musical de base cultural, as leituras de ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007) e para a compreensão do lugar de fala do subalterno, as leituras de BHABA (1998) e SPIVAK (2010).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03
2019-02-11T11:04:32Z
2019-02-11T11:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi. Revista Litteris, n. 11, p. 378-392, mar. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33975
identifier_str_mv GONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi. Revista Litteris, n. 11, p. 378-392, mar. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Litteris
publisher.none.fl_str_mv Revista Litteris
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580795707883520