Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33975 |
Resumo: | Analisa toadas de bumba-meu-boi maranhense, buscando entender as visões nas quais o poeta-cantador se autorrepresenta. Foram selecionadas 18 toadas dos grupos: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. Sobre a manifestação, recorreu-se aos estudos de REIS (2000) e outros, para o entendimento sobre uma análise metodológica do texto poético-musical de base cultural, as leituras de ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007) e para a compreensão do lugar de fala do subalterno, as leituras de BHABA (1998) e SPIVAK (2010). |
id |
UNB_b796849eb94371559fbd06fd113d3579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33975 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boiBumba-meu-boiCantadoresAutorrepresentaçãoIdentidadeCançãoAnalisa toadas de bumba-meu-boi maranhense, buscando entender as visões nas quais o poeta-cantador se autorrepresenta. Foram selecionadas 18 toadas dos grupos: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. Sobre a manifestação, recorreu-se aos estudos de REIS (2000) e outros, para o entendimento sobre uma análise metodológica do texto poético-musical de base cultural, as leituras de ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007) e para a compreensão do lugar de fala do subalterno, as leituras de BHABA (1998) e SPIVAK (2010).It analyses Bumba-meu-boi Maranhão´s songs, aiming the understanding about visions of singer has about him. It was selected 18 the groups’ songs: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. About manifestation, it resorts to REIS (2000) studies and others. About a methodological musical analyze and poetic cultural text´s, reading of ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007). To understand about instead of subaltern´s fragment, readings of BHABA (1998) and SPIVAK (2010).Revista Litteris2019-02-11T11:04:32Z2019-02-11T11:04:32Z2013-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi. Revista Litteris, n. 11, p. 378-392, mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33975Gondim, Ludmila PortelaCyntrão, Sylvia Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:34:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/33975Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:34:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi |
title |
Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi |
spellingShingle |
Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi Gondim, Ludmila Portela Bumba-meu-boi Cantadores Autorrepresentação Identidade Canção |
title_short |
Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi |
title_full |
Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi |
title_fullStr |
Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi |
title_full_unstemmed |
Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi |
title_sort |
Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi |
author |
Gondim, Ludmila Portela |
author_facet |
Gondim, Ludmila Portela Cyntrão, Sylvia Helena |
author_role |
author |
author2 |
Cyntrão, Sylvia Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gondim, Ludmila Portela Cyntrão, Sylvia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bumba-meu-boi Cantadores Autorrepresentação Identidade Canção |
topic |
Bumba-meu-boi Cantadores Autorrepresentação Identidade Canção |
description |
Analisa toadas de bumba-meu-boi maranhense, buscando entender as visões nas quais o poeta-cantador se autorrepresenta. Foram selecionadas 18 toadas dos grupos: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. Sobre a manifestação, recorreu-se aos estudos de REIS (2000) e outros, para o entendimento sobre uma análise metodológica do texto poético-musical de base cultural, as leituras de ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007) e para a compreensão do lugar de fala do subalterno, as leituras de BHABA (1998) e SPIVAK (2010). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03 2019-02-11T11:04:32Z 2019-02-11T11:04:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi. Revista Litteris, n. 11, p. 378-392, mar. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33975 |
identifier_str_mv |
GONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi. Revista Litteris, n. 11, p. 378-392, mar. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Litteris |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Litteris |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580795707883520 |