Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ângela Álvares Correia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26480
https://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.388
Resumo: A difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar categorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação.
id UNB_b8d6a117a587abcbb102c23875ed5786
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/26480
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Dias, Ângela Álvares Correia2017-12-07T04:42:37Z2017-12-07T04:42:37Z2005DIAS, Ângela Correia. Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço. Educar em Revista, n. 26, p. 131-145, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.388. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NW4H6tpQ5JHXssjY3SP6pdp/?lang=pt#. Acesso em: 10 fev. 2022.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26480https://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.388A difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar categorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação.The diffusion of new technologies in education, mainly, the Internet, has been drawing educators towards a review on categories and concepts, monolitic and redutionist, given by traditional education. The new approach leads to the construction of a new model in which educators reflect critically upon complex and dynamic communication processes represented, mainly, by the hypertextual logic. The site Bocada Forte, our object of study, points to a re-arrangement of human communication based on dialogue and plurality, as opposed to the univocal and monological communication of tradicional education, characterized by the lack of autonomy and creativity.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Setor de Educação da Universidade Federal do ParanáEducar em Revista - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/er/a/NW4H6tpQ5JHXssjY3SP6pdp/?lang=pt#. Acesso em: 10 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessProcessos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaçoYoung culture communication processes in cyberspace social netinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducaçãoTecnologiaCulturaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ProcessosComunicacionaisCultura.pdfARTIGO_ProcessosComunicacionaisCultura.pdfapplication/pdf245662http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26480/1/ARTIGO_ProcessosComunicacionaisCultura.pdf07272f5076da9a60e5cdf1ce8c350470MD51open access10482/264802023-08-20 23:20:46.011open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/26480Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-21T02:20:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Young culture communication processes in cyberspace social net
title Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
spellingShingle Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
Dias, Ângela Álvares Correia
Educação
Tecnologia
Cultura
title_short Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
title_full Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
title_fullStr Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
title_full_unstemmed Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
title_sort Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
author Dias, Ângela Álvares Correia
author_facet Dias, Ângela Álvares Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ângela Álvares Correia
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação
Tecnologia
topic Educação
Tecnologia
Cultura
dc.subject.keyword.none.fl_str_mv Cultura
description A difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar categorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:42:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:42:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Ângela Correia. Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço. Educar em Revista, n. 26, p. 131-145, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.388. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NW4H6tpQ5JHXssjY3SP6pdp/?lang=pt#. Acesso em: 10 fev. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/26480
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.388
identifier_str_mv DIAS, Ângela Correia. Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço. Educar em Revista, n. 26, p. 131-145, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.388. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NW4H6tpQ5JHXssjY3SP6pdp/?lang=pt#. Acesso em: 10 fev. 2022.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26480
https://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26480/1/ARTIGO_ProcessosComunicacionaisCultura.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 07272f5076da9a60e5cdf1ce8c350470
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573604425662464