Rede Nacional de Formação Continuada de Professores – RENAFOR : institucionalidade, concepções, contradições e possibilidades
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38918 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
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Rede Nacional de Formação Continuada de Professores – RENAFOR : institucionalidade, concepções, contradições e possibilidadesFormação continuadaRede Nacional de Formação Continuada de Professores - RENAFORPolíticas públicas educacionaisTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.A presente pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB) e ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). Teve como tema a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), sua institucionalidade e concepções de formação continuada de professores. Nosso objetivo pautou a análise do processo de construção da RENAFOR como política pública de educação para formação continuada, buscando apreender as disputas e os embates no seu movimento histórico de 2003 a 2016. Partindo da compressão de que havia múltiplas determinações da RENAFOR, a abordagem metodológica de perspectiva qualitativa nos conduziu à apreensão do que não se apresenta de imediato e então realizamos pesquisa nos documentos e nas produções objetivadas, nos trabalhos analisados, produções oficiais e também em entrevistas com intelectuais que estiveram presentes naquele contexto de institucionalidade da RENAFOR. Desvelar a constituição da rede; realizando o caminho do que se dá imediato para as determinações mediadas e reconhecer no movimento ora as idas, ora as vindas permitiram nossa proposição de tese. O estudo indicou que a RENAFOR não conseguiu se conectar a uma concepção de formação continuada que articulasse a forma de organização da escola à formação do professor, vinculando-a, por sua vez, às grandes questões sociais e ao movimento dos trabalhadores pela construção de uma nova sociedade, justa, democrática e igualitária. Assim, diante de uma interrogação central − que determinações constituem as possibilidades e as contradições na historicidade da RENAFOR, entre os anos de 2003 e 2016, para a formação continuada de professores da Educação Básica no Brasil – apreendemos que a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores foi uma política pública de governo para formação continuada de professores que em sua institucionalidade demarca ora resistência, ora adesão às orientações neoliberais, em especial, aquelas propostas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômido (OCDE), não consolidando uma formação continuada de professores com lógica própria desta modalidade de formação.This research is linked to the line of research named Profession, Curriculum and Evaluation of the Post-graduation Program in Education at the Faculty of Education of the University of Brasília (FE / UnB) and to the Study and Research Group on Teacher Training and Performance / Education (GEPFAPe). The theme was the National Network for Continuing Education of Teachers - RENAFOR, its institutionally and concepts of continuing education for teachers. Our objective was to analyze the construction process of RENAFOR as a public education policy for continuing education, seeking to apprehend the disputes and conflicts in its historical movement from 2003 to 2016. It started with the comprehension of multiple determinations of RENAFOR. The methodological approach was qualitative-quantitative perspectives which led us to apprehend what does not appear immediately. In addition, we conducted research in the documents, in the objectified productions, in the analyzed works, official productions and also in interviews with intellectuals who were present in that institutional context of RENAFOR. Unveil the constitution of the network; realizing the path of what happens immediately to the mediated determinations and recognizing in the movement sometimes the comings and goings allowed our thesis proposal. The study indicated that RENAFOR was unable to connect to a concept of continuing education that articulated the form of school organization with teacher training, linking it, in turn, to major social issues and the movement of workers to build a new, fair, democratic and egalitarian society. Thus, faced with a central question - what determinations constitute the possibilities and contradictions in the historicity of RENAFOR, between the years 2003 and 2016, for the continuing education of teachers of Basic Education in Brazil - we learn that the National Network of Continuing Education of Teachers was a public government policy for the continuous training of teachers, which in its institutional framework sometimes shows resistance and sometimes adherence to neoliberal guidelines, especially those proposed by the OECD, not consolidating continuing teacher training with the logic of this type of training.Esta investigación está vinculada a la Línea de Investigación de la Profesión Docente, Plan de estudios y evaluación del Programa de Posgrado en Educación de la Facultad de Educación de la Universidad de Brasilia (FE / UnB) y al Grupo de Estudio e Investigación sobre Formación y Desempeño de Docentes / Pedagogos (GEPFAPe). El tema fue la Red Nacional para la Educación Continua de Maestros - RENAFOR, su institucionalidad y conceptos de educación continua para maestros. Nuestro objetivo fue analizar el proceso de construcción de RENAFOR como una política pública de educación para la educación continua, buscando aprehender las disputas y enfrentamientos en su movimiento histórico de 2003 a 2016. Partiendo de la comprensión de que había múltiples determinaciones de RENAFOR, el enfoque metodológico desde una perspectiva cualitativo-cuantitativa nos llevó a comprender lo que no aparece de inmediato y luego realizamos investigaciones en los documentos y en las producciones objetivadas, en los trabajos analizados, las producciones oficiales y también en entrevistas con intelectuales que estuvieron presentes en ese contexto institucional de la RENAFOR. Revelar la constitución de la red; darse cuenta del camino, de lo que sucede inmediatamente a las determinaciones mediadas y reconocer en el movimiento a veces las idas y venidas que permitieron nuestra propuesta de tesis. El estudio indicó que la RENAFOR, no pudo conectarse con un concepto de educación continua que articulara la forma de organización escolar con la capacitación de docentes, vinculándola, a su vez, con los principales problemas sociales y el movimiento de trabajadores para construir una sociedad nueva, justa, democrática e igualitaria. Así, ante una pregunta central: qué determinaciones constituyen las posibilidades y contradicciones en la historicidad de la RENAFOR, entre los años 2003 y 2016, para la educación continua de los docentes de Educación Básica en Brasil - aprendemos que la Red Nacional de Educación Continua de los docentes, era una política pública del gobierno para la formación continua de docentes, que en su marco institucional demarca a veces la resistencia y a veces la adhesión a las directrices neoliberales, especialmente las propuestas por la OCDE, sin consolidar la formación continua de docentes con la lógica de este tipo de formación.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro darenatoalmeida@hotmail.comAlmeida, Renato Barros de2020-07-03T14:34:44Z2020-07-03T14:34:44Z2020-07-032020-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA, Renato Barros de. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores – RENAFOR: institucionalidade, concepções, contradições e possibilidades. 2020. 329 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38918A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:22:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/38918Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:22:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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