Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soeira, Albenira Alves Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18887
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18887
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
id UNB_ba72913df2a198b58f9eda5bf53ce312
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18887
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anosEducação de criançasAprendizagemEscolas - famíliaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.A atuação e o compartilhamento das responsabilidades da família e da escola com as crianças com deficiência ou consideradas de risco na primeira infância, têm evidenciado ser uma tarefa desafiadora. Estudos têm focalizado essa temática contemplando as fases da educação infantil ou alfabetização, ou ainda, abordando questões relacionadas à deficiência intelectual na alfabetização ou na educação infantil; mas são escassos os estudos que envolvam a clientela na primeira infância, ou seja, zero a três anos. O nascimento de uma criança com deficiência no seio familiar gera angústia e insegurança. A indicação e o encaminhamento dessa criança para um atendimento especializado podem oportunizar novas experiências para a família e, também, para a escola. Com base nas perspectivas teóricas da psicologia do desenvolvimento humano e psicologia cultural, este estudo pretende ampliar o olhar para uma visão sistêmica dos contextos e de suas inter-relações no processo da bidirecionalidade entre escola e família. Nessa direção, o estudo analisa a relação família-escola no contexto educacional especializado (AEE) de crianças com deficiências na faixa etária de zero a três anos. Participaram do estudo seis pais, seis professoras e seis alunos de duas instituições de ensino da rede pública localizadas em uma cidade da região Centro-Oeste onde funciona o AEE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa etnográfica, que tende a contemplar de forma mais adequada os anseios do estudo. Os recursos metodológicos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, observações nos contextos de atendimento com registro em vídeo e análise documental do projeto político pedagógico das escolas e da orientação pedagógica do contexto especializado. Os procedimentos de análise foram construídos por meio da interpretação das informações durante a pesquisa de campo, possibilitando a construção de quatro etapas de análise: a) descrição da dinâmica dos atendimentos, b) relato das histórias familiares utilizando o recurso de crônicas literárias, c) microanálise de três episódios das videogravações, e d) as concepções de pais e professoras acerca dos temas: Desenvolvimento humano e deficiência. As análises dos resultados demonstraram a interação harmoniosa entre pais e professoras nos assuntos que envolviam os alunos, a importância do atendimento para as famílias e para a própria escola, bem como o respeito às características individuais de cada um dos participantes por seus pares. A pesquisa permitiu, ainda, observar a necessidade de aprofundamento na formação continuada das professoras, o fortalecimento e empoderamento das famílias, suas atribuições e valorização, assim como o subsídio de práticas pedagógicas e ações conjuntas em prol do desenvolvimento das crianças e suas famílias. O estudo propiciou questionamentos para futuras pesquisas como a reflexão da prática pedagógica cotidiana pelos professores atuantes nesses contextos. Palavras-chave: Atendimento educacional especializado, educação infantil, família e escola.The acting and the sharing of family and school responsibilities with children with disabilities or children considered at risk in early childhood have shown to be a challenging task. Studies have focused on this theme contemplating the stages of early child education or literacy, or exposing issues related to intellectual disability in literacy or in early child education; but there are few studies involving the children in early childhood, that is, from zero to three years old. The birth of a child with disability causes anguish and insecurity. The indication and the guiding of the child with disability for specialized educational service can give opportunity to new experiences for the family and also for the school. Based on the theoretical framework of human development and cultural psychology, this study aims to broaden the perspectives for a systemic view of the contexts and their interrelations in the bidirectional process between school and family. Therefore, the study analyses the family-school relationship in specialized educational service setting (AEE – atendimento educacional especializado) of children with disabilities in the 0-3 age group. The research participants were six parents, six teachers and six students from two AEE public educational institutions located in a Midwest region town. It is an ethnographic qualitative research, which tends to look more adequately to the concerns of the study. The methodological resources were semi-structured interviews, observations in service settings with video recording, and documentary analysis of the political pedagogical project of the schools and pedagogical orientation of the specialized context. The analysis procedures were constructed through information interpretation during the field research, enabling the construction of four stages of analysis: a) description of the service dynamics, b) reporting of family stories using literary chronicles, c) microanalysis of three video recordings episodes, and d) parents’ and teachers’ conceptions on the themes: human development and disability. The result analysis demonstrated the harmonious interaction between parents and teachers in the matters involving students, the importance of the service for the families and for the school, as well as respect to individual characteristics of each participant by his/her peers. We have also observed the need for deepening in teachers continuing education, family’s strengthening and empowerment, their duties and appreciation, as well as supporting pedagogical practices and joint actions for the development of children and their families. The study provided questions for future researches as a reflection of daily teaching practice by teachers working in these settings. Keywords: specialized educational service, early childhood education, family, school.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e SaúdeMaciel, Diva Maria Moraes AlbuquerqueSoeira, Albenira Alves Rodrigues2015-12-08T14:04:39Z2015-12-08T14:04:39Z2015-12-082015-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOEIRA, Albenira Alves Rodrigues. Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anos. 2015. 220 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18887http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18887A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:04:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/18887Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:04:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anos
title Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anos
spellingShingle Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anos
Soeira, Albenira Alves Rodrigues
Educação de crianças
Aprendizagem
Escolas - família
title_short Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anos
title_full Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anos
title_fullStr Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anos
title_full_unstemmed Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anos
title_sort Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anos
author Soeira, Albenira Alves Rodrigues
author_facet Soeira, Albenira Alves Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
dc.contributor.author.fl_str_mv Soeira, Albenira Alves Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Aprendizagem
Escolas - família
topic Educação de crianças
Aprendizagem
Escolas - família
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-08T14:04:39Z
2015-12-08T14:04:39Z
2015-12-08
2015-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOEIRA, Albenira Alves Rodrigues. Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anos. 2015. 220 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18887
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18887
identifier_str_mv SOEIRA, Albenira Alves Rodrigues. Investigando a família e a escola no contexto educacional especializado de crianças de zero a três anos. 2015. 220 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18887
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508195018702848