Provas bijetivas em partições : uma proposta de abordagem no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rodrigo Alves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39336
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020.
id UNB_bb19a70aba165ef5783807ba562c9376
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39336
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Provas bijetivas em partições : uma proposta de abordagem no ensino básicoTeoria das PartiçõesProvas bijetivasGráfico de FerrersMatrizes (Matemática)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020.O objetivo deste trabalho é usar a revisão bibliográfica sobre a Teoria das Partições para construir roteiros de atividades que, com o auxílio de materiais concretos manipuláveis, possam ser utilizados por professores dos ensinos fundamental II e médio. Esses roteiros foram construídos seguindo a cronologia do texto, que começa pela definição de partição, que é a forma de escrever um número inteiro positivo n usando adições com soma igual a n, na qual a ordem das parcelas não é relevante. O texto segue por algumas identidades em partições que têm em comum o fato de suas demonstrações serem feitas por provas bijetivas e termina em representações matriciais, que é uma forma de representar uma partição irrestrita como uma matriz de duas linhas. Para facilitar o uso das atividades pelos professores será construída uma tabela antes das atividades, na qual serão listados o público-alvo, os roteiros, os objetos de conhecimentos e as habilidades por eles abordados, utilizando como referência a Base Nacional Comum Curricular de 2017. Alguns dos objetos de conhecimentos abordados nas atividades são: contagem, representação binária, potenciação, função e matrizes. Esses objetos de conhecimento serão trabalhados nos roteiros de forma construtiva por meio de materiais concretos manipuláveis.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The main goal of this work is to use bibliographic review on the Theory of Partitions to build guides of activities that, with the help of concrete manipulable materials, can be used by teachers of elementary school and high school. These guides were constructed following the chronology of the text, which starts with the definition of integer partition, which is the way of writing a positive integer n using additions and such that the sum is equal to n, the order of the parcels does not matter. It goes through some identities in partitions that have in common the fact that their demonstrations are made by bijective proof and ends in matrix representations, which is a way of representing an unrestricted partition as a two-line matrix. In order to make the activities more clear for teachers, a table is built with the target audience, the activities, the guides and objects of knowledge and skills they cover, using the Common National Curriculum Base of 2017 as reference. Some of the objects of knowledge covered in the activities are: counting, binary representation, potentiation, function and matrices. These objects of knowledge will be worked on in the guides in a constructive way by using manipulable concrete materials.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalSouza, Matheus Bernardini deOliveira, Rodrigo Alves de2020-07-30T23:24:18Z2020-07-30T23:24:18Z2020-07-302020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Rodrigo Alves de. Provas bijetivas em partições: uma proposta de abordagem no ensino básico. 2020. 50 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39336A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:57:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/39336Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:57:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Provas bijetivas em partições : uma proposta de abordagem no ensino básico
title Provas bijetivas em partições : uma proposta de abordagem no ensino básico
spellingShingle Provas bijetivas em partições : uma proposta de abordagem no ensino básico
Oliveira, Rodrigo Alves de
Teoria das Partições
Provas bijetivas
Gráfico de Ferrers
Matrizes (Matemática)
title_short Provas bijetivas em partições : uma proposta de abordagem no ensino básico
title_full Provas bijetivas em partições : uma proposta de abordagem no ensino básico
title_fullStr Provas bijetivas em partições : uma proposta de abordagem no ensino básico
title_full_unstemmed Provas bijetivas em partições : uma proposta de abordagem no ensino básico
title_sort Provas bijetivas em partições : uma proposta de abordagem no ensino básico
author Oliveira, Rodrigo Alves de
author_facet Oliveira, Rodrigo Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Matheus Bernardini de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rodrigo Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das Partições
Provas bijetivas
Gráfico de Ferrers
Matrizes (Matemática)
topic Teoria das Partições
Provas bijetivas
Gráfico de Ferrers
Matrizes (Matemática)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30T23:24:18Z
2020-07-30T23:24:18Z
2020-07-30
2020-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Rodrigo Alves de. Provas bijetivas em partições: uma proposta de abordagem no ensino básico. 2020. 50 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39336
identifier_str_mv OLIVEIRA, Rodrigo Alves de. Provas bijetivas em partições: uma proposta de abordagem no ensino básico. 2020. 50 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508222252318720