O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015 : implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldaner, Jair José
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20814
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.T.20814
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
id UNB_bbadab5602fc9763bf6332dd5a7bdf29
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20814
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015 : implicações políticas e pedagógicas na atuação de professoresEducação profissional e tecnológicaPolíticas públicas educacionaisProfessores - formaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.Este estudo analisa o papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica - EPT no Brasil no período 2003-2015 e suas implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores. Defendemos a tese de que a efetividade de uma política pública de EPT está comprometida se não vier acompanhada de uma política de formação de professores. Nossa pesquisa demonstra que estas políticas tiveram dois direcionamentos claros que indicam modelos societários diversos e, portanto, diferentes visões sobre a relação trabalho e educação. No período 2003-2009, materializadas no Proeja e no Ensino Médio Integrado, tais políticas tinham como ponto de partida a visão ontológica do trabalho, isto é, a perspectiva do trabalho como princípio educativo, que buscava romper com o status quo, avançando na perspectiva da educação integral, omnilateral. Esta perspectiva pressupunha tanto a integração das diferentes políticas quanto o aumento da escolaridade do trabalhador como elementos centrais, por isso, foram consideradas progressistas. A partir de 2009, e em especial a partir de 2011 o Pronatec passa a ser o catalizador das políticas de EPT, assumindo uma visão que, embora articule no discurso a relação trabalho e educação, na prática a dissocia. Esta visão reedita as concepções da teoria do capital humano, vê a educação como mercadoria e o trabalho como emprego. Caracteriza-se ainda por uma formação rápida e não prioriza o aumento da escolaridade do trabalhador. A análise empreendida nos mostra que a maioria das políticas do período investigado não veio acompanhada de uma política de formação de professores (com exceção da iniciativa de formação continuada - curso de especialização- no âmbito do Proeja) e, por isso, tiveram sua efetividade comprometida. O panorama da EPT e do mundo do trabalho evidenciam a complexidade na qual estão imersas as instituições que atuam nessa esfera e impõem desafios ao trabalho do professor. Nesse sentido, os professores da EPT necessitam de formação consistente que satisfaça as exigências epistemológicas, políticas e pedagógicas desta formação. Com esta compreensão, inferimos a centralidade da categoria formação de professores e seu papel de mediação entre as Políticas Públicas de EPT.This study analyzes the role of teacher formation in the effectiveness of the Technological and Professional Public Policies in Brazil, from 2003 to 2015 and its political and pedagogical implications on the teacher`s performance. We stand for the thesis that the effectiveness of an EPT public policy is weakened if it does not come with a teacher formation policy. Our research unravels that those policies had two clear orientations that indicate various corporate models and therefore, different views on the labor and education relationship. In the 2003-2009 period of time, embodied in the Proeja and the Ensino Médio Integrado, such policies had as a starting point the ontological belief of labor, i.e. the perspective of work as an educational principle, that sought to break down the status quo, forging ahead in the perspective of an unbridged and omnilateral education. This approach assumed not only the integration of different policies but also the augmentation of the worker`s schooling level as central elements and for that reason, it was considered progressionist. From 2009 onwards and, particularly as of 2011, the Pronatec becomes the catalytic of the EPT policies, bearing a point of view that although in the discourse it enunciates the labor and education relation, it dissociates in the practice. This notion reissues the concepts of the human capital theory and considers the education as a good and the labor as a job. It is characterized as being of a quick formation and it does not focus on the increase of the worker`s schooling level. The undertaken analysis demonstrates that the majority of the policies in the probed period did not come together with a teacher`s formation policy (the exception being the initiative of a continuous training- post-graduation course- in the scope of Proeja) and consequently, their effectivenesses were undermined. The EPT and the labor world overview evinces the complexity in which the institutions that act in that sphere are immersed and impose challenges to the teacher`s work. In that sense, the EPT teachers need a solid formation that may satisfy the epistemological, political and pedagogical demands from that formation. With that comprehension, we infer the centrality of the teachers` formation category and its role of mediation among the EPT Public Policies.Carvalho, Olgamir Francisco deMaldaner, Jair José2016-06-28T19:37:47Z2016-06-28T19:37:47Z2016-06-282016-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMALDANER, Jair José. O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015: implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores. 2016. 207 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20814http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.T.20814A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:17:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/20814Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:17:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015 : implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores
title O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015 : implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores
spellingShingle O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015 : implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores
Maldaner, Jair José
Educação profissional e tecnológica
Políticas públicas educacionais
Professores - formação
title_short O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015 : implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores
title_full O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015 : implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores
title_fullStr O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015 : implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores
title_full_unstemmed O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015 : implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores
title_sort O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015 : implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores
author Maldaner, Jair José
author_facet Maldaner, Jair José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldaner, Jair José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional e tecnológica
Políticas públicas educacionais
Professores - formação
topic Educação profissional e tecnológica
Políticas públicas educacionais
Professores - formação
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-28T19:37:47Z
2016-06-28T19:37:47Z
2016-06-28
2016-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MALDANER, Jair José. O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015: implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores. 2016. 207 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20814
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.T.20814
identifier_str_mv MALDANER, Jair José. O papel da formação docente na efetividade das políticas públicas de EPT no Brasil - período 2003-2015: implicações políticas e pedagógicas na atuação de professores. 2016. 207 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20814
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.T.20814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580813764362240