Pr?ticas Docentes na EPT: perspectivas no processo de inclus?o e uso de materiais did?ticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3482 |
Resumo: | Este artigo etm por objetivo trazer di?logos de forma reflexiva a educa??o inclusiva na Educa??o Profissional e Tecnol?gica tendo me vista os obst?culos e os desafios existentes nesse cen?rio de forma??o. Tamb?m o presente artigo ? refletir sobre os alunos com necessidades especiais que t?m os seus direitos estabelecidos por lei. A Lei n? 9394/ 96 garanti os direitos sobre educa??o especial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliogr?fica, que contou com autores como PAULA (2006). Contribuiram sobremaneira com essa pesquisa, autores como: MAZZOTA (2005). MACHADO (2008), OLIVEIRA (2003. Para a an?lise do conte?do dessas obras, contou-se com a teoria de an?lise de conte?do de FERREIRA (1996), particularizando elementos como: finalidade, conceitua??o e organiza??o de cada mecanismo de participa??o. Como principais resultados obtidos tem-se a compreens?o da educa??o inclusiva na educa??o profissional e tecnol?gica e seus materiais que s?o utilizados pelos professores da ?rea. Os estudos demostram, que ? necess?rio acreditar e realimentar o pensamento de uma escola aberta ? diferencia??o, ? diversidade e ? inclus?o, em que todos os estudantes possam construir, apropriar-se e compartilhar saberes sem reservas. Enfim, as pesquisas indicaram que, os desafios em rela??o a educa??o inclusiva na Educa??o Profissional e Tecnol?gica est?o juntos a uma rede de ressignifica??o no pensar e no agir, compreendendo a educa??o das diferen?as em que as limita??es, n?o sejam acompanhadas de eventuais estigmas a elas associadas. Mas, que seja percebida como possibilidades de melhorias e a??es, em que a escola se configure como espa?o de ensino e aprendizagem a todos os envolvidos. |
id |
IFPB_5fc9870ba2773f72f4ad0454d1d1c65d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3482 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, LEONARDO DE SOUSA2024-01-15T17:23:36Z2024-01-15T17:23:36Z2023-12-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3482Este artigo etm por objetivo trazer di?logos de forma reflexiva a educa??o inclusiva na Educa??o Profissional e Tecnol?gica tendo me vista os obst?culos e os desafios existentes nesse cen?rio de forma??o. Tamb?m o presente artigo ? refletir sobre os alunos com necessidades especiais que t?m os seus direitos estabelecidos por lei. A Lei n? 9394/ 96 garanti os direitos sobre educa??o especial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliogr?fica, que contou com autores como PAULA (2006). Contribuiram sobremaneira com essa pesquisa, autores como: MAZZOTA (2005). MACHADO (2008), OLIVEIRA (2003. Para a an?lise do conte?do dessas obras, contou-se com a teoria de an?lise de conte?do de FERREIRA (1996), particularizando elementos como: finalidade, conceitua??o e organiza??o de cada mecanismo de participa??o. Como principais resultados obtidos tem-se a compreens?o da educa??o inclusiva na educa??o profissional e tecnol?gica e seus materiais que s?o utilizados pelos professores da ?rea. Os estudos demostram, que ? necess?rio acreditar e realimentar o pensamento de uma escola aberta ? diferencia??o, ? diversidade e ? inclus?o, em que todos os estudantes possam construir, apropriar-se e compartilhar saberes sem reservas. Enfim, as pesquisas indicaram que, os desafios em rela??o a educa??o inclusiva na Educa??o Profissional e Tecnol?gica est?o juntos a uma rede de ressignifica??o no pensar e no agir, compreendendo a educa??o das diferen?as em que as limita??es, n?o sejam acompanhadas de eventuais estigmas a elas associadas. Mas, que seja percebida como possibilidades de melhorias e a??es, em que a escola se configure como espa?o de ensino e aprendizagem a todos os envolvidos.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T16:54:23Z No. of bitstreams: 1 LEONARDO DE SOUSA SANTOS.pdf: 1444584 bytes, checksum: b886b33ef774d2c23ce78779c3d90b4d (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T17:23:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LEONARDO DE SOUSA SANTOS.pdf: 1444584 bytes, checksum: b886b33ef774d2c23ce78779c3d90b4d (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T17:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEONARDO DE SOUSA SANTOS.pdf: 1444584 bytes, checksum: b886b33ef774d2c23ce78779c3d90b4d (MD5) Previous issue date: 2023-12-28n?o h?educa??o;inclusiva;profissional;tecnol?gicaPr?ticas Docentes na EPT: perspectivas no processo de inclus?o e uso de materiais did?ticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALLEONARDO DE SOUSA SANTOS.pdfLEONARDO DE SOUSA SANTOS.pdfapplication/pdf1444584http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3482/1/LEONARDO+DE+SOUSA+SANTOS.pdfb886b33ef774d2c23ce78779c3d90b4dMD51177683/34822024-01-15 14:23:36.62oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3482Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T17:23:36Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pr?ticas Docentes na EPT: perspectivas no processo de inclus?o e uso de materiais did?ticos |
title |
Pr?ticas Docentes na EPT: perspectivas no processo de inclus?o e uso de materiais did?ticos |
spellingShingle |
Pr?ticas Docentes na EPT: perspectivas no processo de inclus?o e uso de materiais did?ticos SANTOS, LEONARDO DE SOUSA educa??o;inclusiva;profissional;tecnol?gica |
title_short |
Pr?ticas Docentes na EPT: perspectivas no processo de inclus?o e uso de materiais did?ticos |
title_full |
Pr?ticas Docentes na EPT: perspectivas no processo de inclus?o e uso de materiais did?ticos |
title_fullStr |
Pr?ticas Docentes na EPT: perspectivas no processo de inclus?o e uso de materiais did?ticos |
title_full_unstemmed |
Pr?ticas Docentes na EPT: perspectivas no processo de inclus?o e uso de materiais did?ticos |
title_sort |
Pr?ticas Docentes na EPT: perspectivas no processo de inclus?o e uso de materiais did?ticos |
author |
SANTOS, LEONARDO DE SOUSA |
author_facet |
SANTOS, LEONARDO DE SOUSA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, LEONARDO DE SOUSA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educa??o;inclusiva;profissional;tecnol?gica |
topic |
educa??o;inclusiva;profissional;tecnol?gica |
description |
Este artigo etm por objetivo trazer di?logos de forma reflexiva a educa??o inclusiva na Educa??o Profissional e Tecnol?gica tendo me vista os obst?culos e os desafios existentes nesse cen?rio de forma??o. Tamb?m o presente artigo ? refletir sobre os alunos com necessidades especiais que t?m os seus direitos estabelecidos por lei. A Lei n? 9394/ 96 garanti os direitos sobre educa??o especial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliogr?fica, que contou com autores como PAULA (2006). Contribuiram sobremaneira com essa pesquisa, autores como: MAZZOTA (2005). MACHADO (2008), OLIVEIRA (2003. Para a an?lise do conte?do dessas obras, contou-se com a teoria de an?lise de conte?do de FERREIRA (1996), particularizando elementos como: finalidade, conceitua??o e organiza??o de cada mecanismo de participa??o. Como principais resultados obtidos tem-se a compreens?o da educa??o inclusiva na educa??o profissional e tecnol?gica e seus materiais que s?o utilizados pelos professores da ?rea. Os estudos demostram, que ? necess?rio acreditar e realimentar o pensamento de uma escola aberta ? diferencia??o, ? diversidade e ? inclus?o, em que todos os estudantes possam construir, apropriar-se e compartilhar saberes sem reservas. Enfim, as pesquisas indicaram que, os desafios em rela??o a educa??o inclusiva na Educa??o Profissional e Tecnol?gica est?o juntos a uma rede de ressignifica??o no pensar e no agir, compreendendo a educa??o das diferen?as em que as limita??es, n?o sejam acompanhadas de eventuais estigmas a elas associadas. Mas, que seja percebida como possibilidades de melhorias e a??es, em que a escola se configure como espa?o de ensino e aprendizagem a todos os envolvidos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-15T17:23:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-15T17:23:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3482 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3482/1/LEONARDO+DE+SOUSA+SANTOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b886b33ef774d2c23ce78779c3d90b4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452957061120 |