Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico : experiências de jovens negras da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weller, Wivian
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ferreira, Érika do Carmo Lima, Meira, Ana Paula Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7372
Resumo: O presente artigo apresenta experiências vividas por quatro universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas nos cursos de Engenharia Elétrica, Medicina, Pedagogia e Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). A escolha de tais cursos se deve à possibilidade de refletir sobre como distintos contextos, com diferentes reguladores situacionais, podem trabalhar na organização das representações de gênero e étnico-raciais das alunas e provocar estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação, tendo em vista o processo relacional de construção de identidades. Nosso interesse não é propiciar uma generalização, mas obter insights sobre as representações raciais e de gênero por meio de um diálogo que procure perceber significados atribuídos pelos sujeitos às situações de interação na vida escolar e acadêmica e problematizar os mecanismos que operam na constituição dessas significações. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_bc9a615990ae2f5c91b6f71a1656bd8a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7372
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico : experiências de jovens negras da Universidade de BrasíliaGender and race relations inside schools and in academic spaces : experiences of young black women at the University of BrasiliaProgramas de ação afirmativaSistema de cotasJuventudeRelações étnico-raciaisRelações de gêneroO presente artigo apresenta experiências vividas por quatro universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas nos cursos de Engenharia Elétrica, Medicina, Pedagogia e Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). A escolha de tais cursos se deve à possibilidade de refletir sobre como distintos contextos, com diferentes reguladores situacionais, podem trabalhar na organização das representações de gênero e étnico-raciais das alunas e provocar estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação, tendo em vista o processo relacional de construção de identidades. Nosso interesse não é propiciar uma generalização, mas obter insights sobre as representações raciais e de gênero por meio de um diálogo que procure perceber significados atribuídos pelos sujeitos às situações de interação na vida escolar e acadêmica e problematizar os mecanismos que operam na constituição dessas significações. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article presents the experiences of four black female students admitted by the University of Brasília through the affirmative action programme. They attend courses in Electrical Engineering, Medicine, Pedagogy and Social Work. Analysing different courses enables a reflection on how different contexts, with distinct mechanisms of regulation, can produce different representations of gender and racial relations. By choosing students of different academic courses we are interested in observing the strategies to overcome racism and prejudice linked to the contexts or to the relational processes where their identities are constructed. We are not interested in producing a general overview about the situation of the students, but in obtaining some insights about their representations of gender and race relation. Through their narratives we try to comprehend the relevance they give to school and academic experiences linked to racism and prejudice and also the mechanisms which influence their position concerning these issues.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)2011-04-12T12:24:45Z2011-04-12T12:24:45Z2009-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfWELLER, Wivian; FERREIRA, Érika do Carmo Lima; MEIRA, Ana Paula Barbosa. Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico: experiências de jovens negras da Universidade de Brasília. Educação, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 77-94, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/1590/886>. Acesso em: 15 mar. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7372Weller, WivianFerreira, Érika do Carmo LimaMeira, Ana Paula Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:36:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/7372Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:36:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico : experiências de jovens negras da Universidade de Brasília
Gender and race relations inside schools and in academic spaces : experiences of young black women at the University of Brasilia
title Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico : experiências de jovens negras da Universidade de Brasília
spellingShingle Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico : experiências de jovens negras da Universidade de Brasília
Weller, Wivian
Programas de ação afirmativa
Sistema de cotas
Juventude
Relações étnico-raciais
Relações de gênero
title_short Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico : experiências de jovens negras da Universidade de Brasília
title_full Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico : experiências de jovens negras da Universidade de Brasília
title_fullStr Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico : experiências de jovens negras da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico : experiências de jovens negras da Universidade de Brasília
title_sort Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico : experiências de jovens negras da Universidade de Brasília
author Weller, Wivian
author_facet Weller, Wivian
Ferreira, Érika do Carmo Lima
Meira, Ana Paula Barbosa
author_role author
author2 Ferreira, Érika do Carmo Lima
Meira, Ana Paula Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weller, Wivian
Ferreira, Érika do Carmo Lima
Meira, Ana Paula Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de ação afirmativa
Sistema de cotas
Juventude
Relações étnico-raciais
Relações de gênero
topic Programas de ação afirmativa
Sistema de cotas
Juventude
Relações étnico-raciais
Relações de gênero
description O presente artigo apresenta experiências vividas por quatro universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas nos cursos de Engenharia Elétrica, Medicina, Pedagogia e Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). A escolha de tais cursos se deve à possibilidade de refletir sobre como distintos contextos, com diferentes reguladores situacionais, podem trabalhar na organização das representações de gênero e étnico-raciais das alunas e provocar estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação, tendo em vista o processo relacional de construção de identidades. Nosso interesse não é propiciar uma generalização, mas obter insights sobre as representações raciais e de gênero por meio de um diálogo que procure perceber significados atribuídos pelos sujeitos às situações de interação na vida escolar e acadêmica e problematizar os mecanismos que operam na constituição dessas significações. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01
2011-04-12T12:24:45Z
2011-04-12T12:24:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WELLER, Wivian; FERREIRA, Érika do Carmo Lima; MEIRA, Ana Paula Barbosa. Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico: experiências de jovens negras da Universidade de Brasília. Educação, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 77-94, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/1590/886>. Acesso em: 15 mar. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7372
identifier_str_mv WELLER, Wivian; FERREIRA, Érika do Carmo Lima; MEIRA, Ana Paula Barbosa. Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico: experiências de jovens negras da Universidade de Brasília. Educação, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 77-94, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/1590/886>. Acesso em: 15 mar. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900770586624000