Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beraldo, Rossana Mary Fujarra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30321
http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150202952
Resumo: As dinâmicas criadas em torno das tecnologias digitais e da Internet têm impulsionado mudanças na educação e resultado na necessidade de profissionalização de professores para o uso de ambientes virtuais, em uma nova cultura escolar. Com o objetivo de identificar competências pelo uso das TDIC em práticas de ensino, realizamos um estudo com quatro professores do ensino médio de uma escola pública no Distrito Federal, que utilizam a plataforma Moodle desde 2006. Com base na psicologia cultural, reunimos dados a partir de entrevistas gravadas em áudio, análise documental, consulta aos planos de aula e avaliação dos recursos tecnológicos. A análise construtivo-interpretativa dos dados focalizou cinco categorias: Sou autodidata, Sou motivado, Faço a diferença, Construo o novo e Co-construo com o grupo. Os resultados indicaram que a aprendizagem coletiva, o estabelecimento de recursos simbólicos e os aspectos emocionais entre esses professores incidiram positivamente no desenvolvimento de novas competências para lidar com ambiente virtuais.
id UNB_bda2a93a278fb1034294bf07dbaff706
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30321
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuaisTeacher skills in the use of TDIC and virtual environmentsCompetencias del profesor en el uso de las TDIC y de ambientes virtualesPsicologia culturalRedes sociaisCompetênciaAs dinâmicas criadas em torno das tecnologias digitais e da Internet têm impulsionado mudanças na educação e resultado na necessidade de profissionalização de professores para o uso de ambientes virtuais, em uma nova cultura escolar. Com o objetivo de identificar competências pelo uso das TDIC em práticas de ensino, realizamos um estudo com quatro professores do ensino médio de uma escola pública no Distrito Federal, que utilizam a plataforma Moodle desde 2006. Com base na psicologia cultural, reunimos dados a partir de entrevistas gravadas em áudio, análise documental, consulta aos planos de aula e avaliação dos recursos tecnológicos. A análise construtivo-interpretativa dos dados focalizou cinco categorias: Sou autodidata, Sou motivado, Faço a diferença, Construo o novo e Co-construo com o grupo. Os resultados indicaram que a aprendizagem coletiva, o estabelecimento de recursos simbólicos e os aspectos emocionais entre esses professores incidiram positivamente no desenvolvimento de novas competências para lidar com ambiente virtuais.The dynamic created around the digital and Internet technologies have driven change in education and results in the need for teacher improving professional search for the use of virtual environments in a new school culture. In order to identify skills for the use of TDIC in teaching practices, we conducted a study with four high school teachers of a public school in the Federal District, using the Moodle platform since 2006. Based on the cultural psychology, gather data from audio recorded interviews, document analysis, consultation with lesson plans and assessment of technological resources. The constructive-interpretative data analysis focused on five categories: I am self-taught, I am motivated, I make a difference, we build the new Co-build with the group. The results indicated that the collective learning, the establishment of symbolic resources and the emotional aspects of these teachers, contributed positively in the development of new skills to handle virtual environment.Las dinámicas creadas en torno de las tecnologías digitales y de la Internet ha impulsado cambios en la educación y resultado en la necesidad de profesionalización de profesores para el uso de ambientes virtuales, en una nueva cultura escolar. Con el objetivo de identificar competencias por el uso de las TDIC en prácticas de enseñanza, realizamos un estudio con cuatro profesores de la enseñanza intermediaria de una escuela pública en el Distrito Federal, que utilizan la plataforma Moodle desde 2006. Con base en la psicología cultural, reunimos datos a partir de entrevistas grabadas en audio, análisis documental, consulta a los planes de clase y evaluación de los recursos tecnológicos. El análisis constructivo-interpretativo de los datos focalizó cinco categorías: Soy autodidacta, Estoy motivado, Hago la diferencia, Construyo el nuevo y Co-construyo con el grupo. Los resultados indicaron que el aprendizaje colectivo, el establecimiento de recursos simbólicos y los aspectos emocionales entre esos profesores incidieron positivamente en el desarrollo de nuevas competencias para lidiar con ambiente virtuales.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T05:18:40Z2017-12-07T05:18:40Z2016-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERALDO, Rossana Mary Fujarra; MACIEL, Diva Albuquerque. Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 20, n. 2, p. 209-218, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150202952.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30321http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150202952Psicologia Escolar e Educacional - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200209&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessBeraldo, Rossana Mary FujarraMaciel, Diva Maria Moraes Albuquerqueporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/30321Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais
Teacher skills in the use of TDIC and virtual environments
Competencias del profesor en el uso de las TDIC y de ambientes virtuales
title Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais
spellingShingle Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais
Beraldo, Rossana Mary Fujarra
Psicologia cultural
Redes sociais
Competência
title_short Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais
title_full Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais
title_fullStr Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais
title_full_unstemmed Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais
title_sort Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais
author Beraldo, Rossana Mary Fujarra
author_facet Beraldo, Rossana Mary Fujarra
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
author_role author
author2 Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beraldo, Rossana Mary Fujarra
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia cultural
Redes sociais
Competência
topic Psicologia cultural
Redes sociais
Competência
description As dinâmicas criadas em torno das tecnologias digitais e da Internet têm impulsionado mudanças na educação e resultado na necessidade de profissionalização de professores para o uso de ambientes virtuais, em uma nova cultura escolar. Com o objetivo de identificar competências pelo uso das TDIC em práticas de ensino, realizamos um estudo com quatro professores do ensino médio de uma escola pública no Distrito Federal, que utilizam a plataforma Moodle desde 2006. Com base na psicologia cultural, reunimos dados a partir de entrevistas gravadas em áudio, análise documental, consulta aos planos de aula e avaliação dos recursos tecnológicos. A análise construtivo-interpretativa dos dados focalizou cinco categorias: Sou autodidata, Sou motivado, Faço a diferença, Construo o novo e Co-construo com o grupo. Os resultados indicaram que a aprendizagem coletiva, o estabelecimento de recursos simbólicos e os aspectos emocionais entre esses professores incidiram positivamente no desenvolvimento de novas competências para lidar com ambiente virtuais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05
2017-12-07T05:18:40Z
2017-12-07T05:18:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERALDO, Rossana Mary Fujarra; MACIEL, Diva Albuquerque. Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 20, n. 2, p. 209-218, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150202952.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30321
http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150202952
identifier_str_mv BERALDO, Rossana Mary Fujarra; MACIEL, Diva Albuquerque. Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 20, n. 2, p. 209-218, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150202952.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30321
http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150202952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508221179625472