Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniela Melaré Vieira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Amaral, Sergio Ferreira do, Silva, Dirceu da, Dominguez Garrido, Maria Concepción, García García, Francisco, Biaanchini, David, Garbin, Mônica Cristina, Medina Rivilla, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3300
Resumo: Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser compreendidos como espaços técnicos e pedagógicos de trabalho educativo. Possuem ferramentas que são utilizadas e substituem as interações do ensino presencial. Além dessa perspectiva nosso objetivo neste artigo é analisar os ambientes de aprendizagem identificando quais os elementos técnicos e pedagógicos de uma metodologia de uso desse espaço virtual, especificamente para facilitar o desenvolvimento de competências e habilidades docentes. A metodologia de pesquisa utilizada sob o enfoque qualitativo foi puramente descritiva e nos possibilitaram chegar a resultados de grande valor para o uso dos ambientes de aprendizagem, delineando uma sequência metodológica e didática de uso.
id RCAP_9d03ed40df708203e7f6abd8c71c50ac
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competênciasAmbientes de aprendizagemCompetências e habilidadesFormação docenteEnvironments of learningCompetences and abilitiesTeaching formationOs ambientes virtuais de aprendizagem podem ser compreendidos como espaços técnicos e pedagógicos de trabalho educativo. Possuem ferramentas que são utilizadas e substituem as interações do ensino presencial. Além dessa perspectiva nosso objetivo neste artigo é analisar os ambientes de aprendizagem identificando quais os elementos técnicos e pedagógicos de uma metodologia de uso desse espaço virtual, especificamente para facilitar o desenvolvimento de competências e habilidades docentes. A metodologia de pesquisa utilizada sob o enfoque qualitativo foi puramente descritiva e nos possibilitaram chegar a resultados de grande valor para o uso dos ambientes de aprendizagem, delineando uma sequência metodológica e didática de uso.Virtual environments of learning can be understood as pedagogical and technical spaces of educational work. They have tools that are used and substitute the interactions of presential education. Beyond this perspective our aim in this article is to analyze learning environments identifying which are the technical and pedagogical elements of a methodology of use of such virtual space, specifically to make the development of competences and teaching abilities easier. The methodology of research used under the qualitative approach was purely descriptive and made possible to reach valuable results for the use of learning environments, in which was delineated a methodological and didactic sequence of use.Repositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraAmaral, Sergio Ferreira doSilva, Dirceu daDominguez Garrido, Maria ConcepciónGarcía García, FranciscoBiaanchini, DavidGarbin, Mônica CristinaMedina Rivilla, Antonio2014-07-07T11:56:13Z2008-122008-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3300porBarros, Daniela Melaré Vieira [et al.] - Competências para a formação docente: metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências. "Paidei@" [Em linha]. ISSN1982-6109. Vol. 1, Nº 1 (2008), p. 1-251982-6109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:08Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:34.829817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências
title Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências
spellingShingle Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências
Barros, Daniela Melaré Vieira
Ambientes de aprendizagem
Competências e habilidades
Formação docente
Environments of learning
Competences and abilities
Teaching formation
title_short Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências
title_full Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências
title_fullStr Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências
title_full_unstemmed Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências
title_sort Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências
author Barros, Daniela Melaré Vieira
author_facet Barros, Daniela Melaré Vieira
Amaral, Sergio Ferreira do
Silva, Dirceu da
Dominguez Garrido, Maria Concepción
García García, Francisco
Biaanchini, David
Garbin, Mônica Cristina
Medina Rivilla, Antonio
author_role author
author2 Amaral, Sergio Ferreira do
Silva, Dirceu da
Dominguez Garrido, Maria Concepción
García García, Francisco
Biaanchini, David
Garbin, Mônica Cristina
Medina Rivilla, Antonio
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Amaral, Sergio Ferreira do
Silva, Dirceu da
Dominguez Garrido, Maria Concepción
García García, Francisco
Biaanchini, David
Garbin, Mônica Cristina
Medina Rivilla, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes de aprendizagem
Competências e habilidades
Formação docente
Environments of learning
Competences and abilities
Teaching formation
topic Ambientes de aprendizagem
Competências e habilidades
Formação docente
Environments of learning
Competences and abilities
Teaching formation
description Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser compreendidos como espaços técnicos e pedagógicos de trabalho educativo. Possuem ferramentas que são utilizadas e substituem as interações do ensino presencial. Além dessa perspectiva nosso objetivo neste artigo é analisar os ambientes de aprendizagem identificando quais os elementos técnicos e pedagógicos de uma metodologia de uso desse espaço virtual, especificamente para facilitar o desenvolvimento de competências e habilidades docentes. A metodologia de pesquisa utilizada sob o enfoque qualitativo foi puramente descritiva e nos possibilitaram chegar a resultados de grande valor para o uso dos ambientes de aprendizagem, delineando uma sequência metodológica e didática de uso.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12
2008-12-01T00:00:00Z
2014-07-07T11:56:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3300
url http://hdl.handle.net/10400.2/3300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira [et al.] - Competências para a formação docente: metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências. "Paidei@" [Em linha]. ISSN1982-6109. Vol. 1, Nº 1 (2008), p. 1-25
1982-6109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135016402288640