Estratégia mercadológica : as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glass, Rogério Fabrício
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4925
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Agronegócios, 2008.
id UNB_bdc07dcdb5033713cdaa10e8c06b34fc
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4925
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estratégia mercadológica : as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhosMarketing strategy : the geographical indications as competitive differential in the wine marketEstratégias de comercializaçãoVinhoAgroindústriaSegmentação de mercadoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Agronegócios, 2008.Este estudo teve como objetivo principal analisar, em termos de estratégia mercadológica, as indicações geográficas (IGs) como diferencial competitivo no mercado de vinhos. Foram três os grupos-alvo desta pesquisa: as vinícolas brasileiras; os consumidores de vinho com alto grau de envolvimento com este produto; e os varejistas especializados na venda de vinhos, ambos do Distrito Federal (Brasil). Esta pesquisa teve caráter exploratório-descritivo e fez uso de questionários estruturados auto-administrados. Sua base conceitual refere-se às estratégias mercadológicas principalmente em relação aos conceitos de segmentação e posicionamento de mercado e ao comportamento do consumidor. Primeiramente, foram analisadas as percepções dos grupos pesquisados sobre vários fatores mercadológicos que têm influencia no consumo do vinho, em especial as indicações geográficas, e, a posteriori, foram verificadas as congruências e incongruências entre os resultados. Observou-se que as IGs são um fator de diferenciação neste mercado e, também, uma característica relevante dos vinhos, de acordo com os consumidores pesquisados. Em sua maioria, estes consumidores estariam dispostos a pagar a mais por vinhos que possuíssem uma IG. As vinícolas brasileiras estão atentas quanto às IGs, já que a grande maioria tem tomado iniciativas nesta direção, no entanto, em termos mercadológicos, esta característica do vinho não está entre as quais têm maior importância. Os varejistas pesquisados acreditam que a IG não é relevante para seus clientes, mas também entendem que é importante para que se aumente a credibilidade e a qualidade dos vinhos nacionais. Exceto em alguns casos, observou-se o quão distintas são as percepções dos grupos pesquisados em relação aos fatores mercadológicos estudados, principalmente sobre a IG. Por fim, concluiu-se, considerando-se o nicho de mercado analisado neste estudo, que as IGs são um fator de diferenciação. Portanto, produtores, vinícolas e suas respectivas regiões que construírem um posicionamento de mercado baseado nas indicações geográficas e em consumidores com alto grau de envolvimento com o produto vinho como mercado-alvo podem obter resultados comerciais positivos. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe main objective of this study was to analyze, in terms of marketing strategy, the geographical indications (GIs) as competitive differential in the wine market. It was three the target groups of this research: Brazilian wineries; wine consumers with a high degree of involvement with this product; and retailers specialized in wines, both from Distrito Federal (Brazil). This research had an exploratory-descriptive nature and used self-administrated structured questionnaires. Marketing strategies, mainly what concerns market segmentation and positioning and consumer’s behavior, were its conceptual basis. Firstly, it was analyzed the researched groups perceptions about several marketing factors which have influence on wine consumption, especially the geographical indication, and, afterwards, it was verified the congruence and incongruence between the results. It was observed that GIs are a differentiation factor in this market and, also, a relevant characteristic of the wines, according to the researched consumers. In its majority, these consumers were willing to pay more for wines that have a GI. The Brazilian wineries are aware about GIs, since the great majority has taken initiatives in this direction, however, in terms of marketing, this wine characteristic is not among those that are more important. The researched retailers believe that the GI is not relevant for their clients, but also understand that it is important to increasing Brazilian wines quality and credibility. Except in some cases, it was observed how distinctive the perceptions, by the researched groups, about the marketing studied factors are, mainly about the GIs. Finally, it was conclude, considering the niche market analyzed in this study, that the GIs are a factor of differentiation. Therefore, producers, wineries and theirs respective regions that construct a market positioning based on geographical indications and on consumers with high degree of involvement with the wine product as target market can obtain positive commercial results.Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)Programa de Pós-Graduação em AgronegóciosCastro, Antônio Maria Gomes deGlass, Rogério Fabrício2010-06-07T20:09:53Z2010-06-07T20:09:53Z2008-022008-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGLASS, Rogério Fabrício. Estratégia mercadológica: as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhos. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4925info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-01T15:21:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/4925Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-01T15:21:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia mercadológica : as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhos
Marketing strategy : the geographical indications as competitive differential in the wine market
title Estratégia mercadológica : as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhos
spellingShingle Estratégia mercadológica : as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhos
Glass, Rogério Fabrício
Estratégias de comercialização
Vinho
Agroindústria
Segmentação de mercado
title_short Estratégia mercadológica : as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhos
title_full Estratégia mercadológica : as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhos
title_fullStr Estratégia mercadológica : as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhos
title_full_unstemmed Estratégia mercadológica : as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhos
title_sort Estratégia mercadológica : as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhos
author Glass, Rogério Fabrício
author_facet Glass, Rogério Fabrício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Antônio Maria Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Glass, Rogério Fabrício
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de comercialização
Vinho
Agroindústria
Segmentação de mercado
topic Estratégias de comercialização
Vinho
Agroindústria
Segmentação de mercado
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Agronegócios, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02
2008-02
2010-06-07T20:09:53Z
2010-06-07T20:09:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GLASS, Rogério Fabrício. Estratégia mercadológica: as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhos. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4925
identifier_str_mv GLASS, Rogério Fabrício. Estratégia mercadológica: as indicações geográficas como diferencial competitivo no mercado de vinhos. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580694478356480