A aceitação do moodle na educação a distância : uma aplicação do modelo conceitual UTAUT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Josivania Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Danilo Santana, Alburquerque, Pedro Henrique Melo, Martins, Mateus de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21742
https://dx.doi.org/10.5965/2316419003042014040
Resumo: Aplicou-se nesta pesquisa o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) de Venkatesh et al. (2003) buscando verificar efeitos de fatores influenciadores da Intenção de Uso e o Uso Real da plataforma MOODLE no ensino a distância. A amostra da pesquisa corresponde a 1.370 questionários válidos, de um universo de 300.000 sujeitos que utilizam ou utilizaram o MOODLE no Brasil. A análise dos dados foi feita por meio de modelagem de equações estruturais, mínimos quadrados generalizados e do método de reamostragem Jackknife para identificar o efeito entre variáveis. Como o UTAUT exige muitos parâmetros, concluiu-se que o modelo pode estar saturado. A pouca variabilidade nas respostas sugere que mais investigações sejam realizadas.
id UNB_be289b5259de2d3e163ef2fd1926763c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/21742
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Farias, Josivania SilvaPereira, Danilo SantanaAlburquerque, Pedro Henrique MeloMartins, Mateus de Sousa2016-11-10T12:53:48Z2016-11-10T12:53:48Z2014-12FARIAS, Josivania Silva et al. A aceitação do moodle na educação a distância: uma aplicação do modelo conceitual UTAUT. REAVI: Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, v. 3, N. 4, p. 40-53, dez. 2014. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/5052/4209>. Acesso em: 20 out. 2016. DOI: 10.5965/2316419003042014040http://repositorio.unb.br/handle/10482/21742https://dx.doi.org/10.5965/2316419003042014040Aplicou-se nesta pesquisa o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) de Venkatesh et al. (2003) buscando verificar efeitos de fatores influenciadores da Intenção de Uso e o Uso Real da plataforma MOODLE no ensino a distância. A amostra da pesquisa corresponde a 1.370 questionários válidos, de um universo de 300.000 sujeitos que utilizam ou utilizaram o MOODLE no Brasil. A análise dos dados foi feita por meio de modelagem de equações estruturais, mínimos quadrados generalizados e do método de reamostragem Jackknife para identificar o efeito entre variáveis. Como o UTAUT exige muitos parâmetros, concluiu-se que o modelo pode estar saturado. A pouca variabilidade nas respostas sugere que mais investigações sejam realizadas.The Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) model by Venkatesh et al. (2003) was applied in this research in order to verify the effects of influencing factors of Intention to Use and Real Use of the MOODLE platform in distance education. The research sample corresponds to 1.370 valid questionnaires, in a population of 300.000 subjects who use or have used MOODLE in Brazil. Data analysis was performed by structural equations modeling, generalized least squares and Jackknife resampling to identify the effect between variables. As the UTAUT requires many parameters, it was concluded that the model may be saturated. Low variability in responses suggests the execution of further investigations.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Universidade do Estado de Santa CatarinaRevista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/5052/4209. Acesso em: 20 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessA aceitação do moodle na educação a distância : uma aplicação do modelo conceitual UTAUTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleModelo conceitualTecnologiaMoodleEnsino a distânciaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_AceitacaoMoodleEducacao.pdfARTIGO_AceitacaoMoodleEducacao.pdfapplication/pdf679768http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21742/1/ARTIGO_AceitacaoMoodleEducacao.pdfc0d4cdadd8e1db216e63a10980df7489MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain192http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21742/2/license.txt17967b1ecd8f56a6e4b1226195cacf6bMD52open access10482/217422023-10-19 14:13:24.414open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/21742TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IENhbWlsYSAgRHVhcnRlIChjYW1pbGFkaWFzQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTYtMTAtMjBUMTM6MDY6MDRaIChHTVQpOgoKU3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T17:13:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A aceitação do moodle na educação a distância : uma aplicação do modelo conceitual UTAUT
title A aceitação do moodle na educação a distância : uma aplicação do modelo conceitual UTAUT
spellingShingle A aceitação do moodle na educação a distância : uma aplicação do modelo conceitual UTAUT
Farias, Josivania Silva
Modelo conceitual
Tecnologia
Moodle
Ensino a distância
title_short A aceitação do moodle na educação a distância : uma aplicação do modelo conceitual UTAUT
title_full A aceitação do moodle na educação a distância : uma aplicação do modelo conceitual UTAUT
title_fullStr A aceitação do moodle na educação a distância : uma aplicação do modelo conceitual UTAUT
title_full_unstemmed A aceitação do moodle na educação a distância : uma aplicação do modelo conceitual UTAUT
title_sort A aceitação do moodle na educação a distância : uma aplicação do modelo conceitual UTAUT
author Farias, Josivania Silva
author_facet Farias, Josivania Silva
Pereira, Danilo Santana
Alburquerque, Pedro Henrique Melo
Martins, Mateus de Sousa
author_role author
author2 Pereira, Danilo Santana
Alburquerque, Pedro Henrique Melo
Martins, Mateus de Sousa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Josivania Silva
Pereira, Danilo Santana
Alburquerque, Pedro Henrique Melo
Martins, Mateus de Sousa
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Modelo conceitual
Tecnologia
Moodle
Ensino a distância
topic Modelo conceitual
Tecnologia
Moodle
Ensino a distância
description Aplicou-se nesta pesquisa o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) de Venkatesh et al. (2003) buscando verificar efeitos de fatores influenciadores da Intenção de Uso e o Uso Real da plataforma MOODLE no ensino a distância. A amostra da pesquisa corresponde a 1.370 questionários válidos, de um universo de 300.000 sujeitos que utilizam ou utilizaram o MOODLE no Brasil. A análise dos dados foi feita por meio de modelagem de equações estruturais, mínimos quadrados generalizados e do método de reamostragem Jackknife para identificar o efeito entre variáveis. Como o UTAUT exige muitos parâmetros, concluiu-se que o modelo pode estar saturado. A pouca variabilidade nas respostas sugere que mais investigações sejam realizadas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-10T12:53:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-10T12:53:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIAS, Josivania Silva et al. A aceitação do moodle na educação a distância: uma aplicação do modelo conceitual UTAUT. REAVI: Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, v. 3, N. 4, p. 40-53, dez. 2014. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/5052/4209>. Acesso em: 20 out. 2016. DOI: 10.5965/2316419003042014040
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/21742
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.5965/2316419003042014040
identifier_str_mv FARIAS, Josivania Silva et al. A aceitação do moodle na educação a distância: uma aplicação do modelo conceitual UTAUT. REAVI: Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, v. 3, N. 4, p. 40-53, dez. 2014. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/5052/4209>. Acesso em: 20 out. 2016. DOI: 10.5965/2316419003042014040
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21742
https://dx.doi.org/10.5965/2316419003042014040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21742/1/ARTIGO_AceitacaoMoodleEducacao.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21742/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c0d4cdadd8e1db216e63a10980df7489
17967b1ecd8f56a6e4b1226195cacf6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405271405887488