Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45541 http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253 http://orcid.org/0000-0002-8975-5295 https://orcid.org/0000-0003-4813-1862 |
Resumo: | Por que pensar em tecnologias no contexto educacional? O professor e os alunos estão preparados para lidar com as tecnologias e suas linguagens? Quais são os desafios a serem enfrentados? A alfabetização e o letramento tecnológicos do professor podem ser um meio para superação dos dilemas e contradições que permeiam a relação entre tecnologias e educação? Tendo essas questões como eixos norteadores da pesquisa, apresenta-se e discute-se dados produzidos em experiência pedagógica desenvolvida na UnB, de modo a apontar, segundo as percepções de professores, as potencialidades e os desafios intrínsecos às tecnologias na escola, assim como, destacar a importância da alfabetização e do letramento tecnológicos na formação crítica, reflexiva e cidadã, tanto do professor quanto dos alunos. |
id |
UNB_bebb48c5df37648f5351bca5f68c8d19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/45541 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafiosAlfabetização - tecnologia educacionalLetramentoProfessoresTecnologia da informaçãoPor que pensar em tecnologias no contexto educacional? O professor e os alunos estão preparados para lidar com as tecnologias e suas linguagens? Quais são os desafios a serem enfrentados? A alfabetização e o letramento tecnológicos do professor podem ser um meio para superação dos dilemas e contradições que permeiam a relação entre tecnologias e educação? Tendo essas questões como eixos norteadores da pesquisa, apresenta-se e discute-se dados produzidos em experiência pedagógica desenvolvida na UnB, de modo a apontar, segundo as percepções de professores, as potencialidades e os desafios intrínsecos às tecnologias na escola, assim como, destacar a importância da alfabetização e do letramento tecnológicos na formação crítica, reflexiva e cidadã, tanto do professor quanto dos alunos.Why think of technology in an educational context? Are teachers and studentsprepared to deal with Information and Communication Technologies (ICTs) and its languages? What are the challenges to face? Can a teacher’s technological literacy be a means to overcome dilemmas and contradictions that pervade the relation between technology and education? With these issues as guiding principles, this study present and discuss data obtained in pedagogical experiments that were developed in the University of Brasilia. The objective is to show, according to teachers’ perceptions, the potentials and challenges intrinsic to the use of ICTs in schools, as well as to highlight the importance of technological literacy in the critical, reflective and citizenly molding of both teachers and students.¿Por qué pensar en las tecnologías en el contexto educativo? ¿El profesor y los alumnos están preparados para manejar las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs) y sus lenguajes? ¿Cuáles son los desafíos a ser enfrentados? ¿La alfabetización y el letramiento tecnológico del profesor pueden ser un medio para superar los dilemas y contradicciones que permean la relación entre tecnologías y educación? Teniendo estas cuestiones como principiospara conducir la investigación, este artículo presenta y discuten datos producidos en experiencia pedagógica desarrollada en la Universidad de Brasilia, para señalar, de acuerdo con las percepciones de los profesores las potencialidades y los desafíos intrínsecos al uso de TICs en la escuela, así como destacar la importancia de la alfabetización y del letramiento tecnológicos en la formación crítica, reflexiva y ciudadana, tanto del profesor como de los alumnos.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Regional Blumenau, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade de Brasília, Faculdade de EducaçãoUniversidade de Brasília, Faculdade de EducaçãoSilva, Alcinéia de SouzaSilva, Klever Corrente2023-01-20T11:53:41Z2023-01-20T11:53:41Z2020-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Alcinéia de Souza; SILVA, Klever Corrente. Alfabetização e letramento tecnológicos do professor: potencialidades e desafios. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 226-253, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45541http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253http://orcid.org/0000-0002-8975-5295https://orcid.org/0000-0003-4813-1862(CC BY) This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:14:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/45541Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:14:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios |
title |
Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios Silva, Alcinéia de Souza Alfabetização - tecnologia educacional Letramento Professores Tecnologia da informação |
title_short |
Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios |
title_full |
Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios |
title_sort |
Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios |
author |
Silva, Alcinéia de Souza |
author_facet |
Silva, Alcinéia de Souza Silva, Klever Corrente |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Klever Corrente |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Universidade de Brasília, Faculdade de Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alcinéia de Souza Silva, Klever Corrente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização - tecnologia educacional Letramento Professores Tecnologia da informação |
topic |
Alfabetização - tecnologia educacional Letramento Professores Tecnologia da informação |
description |
Por que pensar em tecnologias no contexto educacional? O professor e os alunos estão preparados para lidar com as tecnologias e suas linguagens? Quais são os desafios a serem enfrentados? A alfabetização e o letramento tecnológicos do professor podem ser um meio para superação dos dilemas e contradições que permeiam a relação entre tecnologias e educação? Tendo essas questões como eixos norteadores da pesquisa, apresenta-se e discute-se dados produzidos em experiência pedagógica desenvolvida na UnB, de modo a apontar, segundo as percepções de professores, as potencialidades e os desafios intrínsecos às tecnologias na escola, assim como, destacar a importância da alfabetização e do letramento tecnológicos na formação crítica, reflexiva e cidadã, tanto do professor quanto dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-29 2023-01-20T11:53:41Z 2023-01-20T11:53:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Alcinéia de Souza; SILVA, Klever Corrente. Alfabetização e letramento tecnológicos do professor: potencialidades e desafios. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 226-253, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023. https://repositorio.unb.br/handle/10482/45541 http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253 http://orcid.org/0000-0002-8975-5295 https://orcid.org/0000-0003-4813-1862 |
identifier_str_mv |
SILVA, Alcinéia de Souza; SILVA, Klever Corrente. Alfabetização e letramento tecnológicos do professor: potencialidades e desafios. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 226-253, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45541 http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253 http://orcid.org/0000-0002-8975-5295 https://orcid.org/0000-0003-4813-1862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508213983248384 |