Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alcinéia de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Klever Corrente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45541
http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253
http://orcid.org/0000-0002-8975-5295
https://orcid.org/0000-0003-4813-1862
Resumo: Por que pensar em tecnologias no contexto educacional? O professor e os alunos estão preparados para lidar com as tecnologias e suas linguagens? Quais são os desafios a serem enfrentados? A alfabetização e o letramento tecnológicos do professor podem ser um meio para superação dos dilemas e contradições que permeiam a relação entre tecnologias e educação? Tendo essas questões como eixos norteadores da pesquisa, apresenta-se e discute-se dados produzidos em experiência pedagógica desenvolvida na UnB, de modo a apontar, segundo as percepções de professores, as potencialidades e os desafios intrínsecos às tecnologias na escola, assim como, destacar a importância da alfabetização e do letramento tecnológicos na formação crítica, reflexiva e cidadã, tanto do professor quanto dos alunos.
id UNB_bebb48c5df37648f5351bca5f68c8d19
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45541
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafiosAlfabetização - tecnologia educacionalLetramentoProfessoresTecnologia da informaçãoPor que pensar em tecnologias no contexto educacional? O professor e os alunos estão preparados para lidar com as tecnologias e suas linguagens? Quais são os desafios a serem enfrentados? A alfabetização e o letramento tecnológicos do professor podem ser um meio para superação dos dilemas e contradições que permeiam a relação entre tecnologias e educação? Tendo essas questões como eixos norteadores da pesquisa, apresenta-se e discute-se dados produzidos em experiência pedagógica desenvolvida na UnB, de modo a apontar, segundo as percepções de professores, as potencialidades e os desafios intrínsecos às tecnologias na escola, assim como, destacar a importância da alfabetização e do letramento tecnológicos na formação crítica, reflexiva e cidadã, tanto do professor quanto dos alunos.Why think of technology in an educational context? Are teachers and studentsprepared to deal with Information and Communication Technologies (ICTs) and its languages? What are the challenges to face? Can a teacher’s technological literacy be a means to overcome dilemmas and contradictions that pervade the relation between technology and education? With these issues as guiding principles, this study present and discuss data obtained in pedagogical experiments that were developed in the University of Brasilia. The objective is to show, according to teachers’ perceptions, the potentials and challenges intrinsic to the use of ICTs in schools, as well as to highlight the importance of technological literacy in the critical, reflective and citizenly molding of both teachers and students.¿Por qué pensar en las tecnologías en el contexto educativo? ¿El profesor y los alumnos están preparados para manejar las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs) y sus lenguajes? ¿Cuáles son los desafíos a ser enfrentados? ¿La alfabetización y el letramiento tecnológico del profesor pueden ser un medio para superar los dilemas y contradicciones que permean la relación entre tecnologías y educación? Teniendo estas cuestiones como principiospara conducir la investigación, este artículo presenta y discuten datos producidos en experiencia pedagógica desarrollada en la Universidad de Brasilia, para señalar, de acuerdo con las percepciones de los profesores las potencialidades y los desafíos intrínsecos al uso de TICs en la escuela, así como destacar la importancia de la alfabetización y del letramiento tecnológicos en la formación crítica, reflexiva y ciudadana, tanto del profesor como de los alumnos.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Regional Blumenau, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade de Brasília, Faculdade de EducaçãoUniversidade de Brasília, Faculdade de EducaçãoSilva, Alcinéia de SouzaSilva, Klever Corrente2023-01-20T11:53:41Z2023-01-20T11:53:41Z2020-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Alcinéia de Souza; SILVA, Klever Corrente. Alfabetização e letramento tecnológicos do professor: potencialidades e desafios. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 226-253, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45541http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253http://orcid.org/0000-0002-8975-5295https://orcid.org/0000-0003-4813-1862(CC BY) This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:14:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/45541Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:14:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
title Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
spellingShingle Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
Silva, Alcinéia de Souza
Alfabetização - tecnologia educacional
Letramento
Professores
Tecnologia da informação
title_short Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
title_full Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
title_fullStr Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
title_sort Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
author Silva, Alcinéia de Souza
author_facet Silva, Alcinéia de Souza
Silva, Klever Corrente
author_role author
author2 Silva, Klever Corrente
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alcinéia de Souza
Silva, Klever Corrente
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização - tecnologia educacional
Letramento
Professores
Tecnologia da informação
topic Alfabetização - tecnologia educacional
Letramento
Professores
Tecnologia da informação
description Por que pensar em tecnologias no contexto educacional? O professor e os alunos estão preparados para lidar com as tecnologias e suas linguagens? Quais são os desafios a serem enfrentados? A alfabetização e o letramento tecnológicos do professor podem ser um meio para superação dos dilemas e contradições que permeiam a relação entre tecnologias e educação? Tendo essas questões como eixos norteadores da pesquisa, apresenta-se e discute-se dados produzidos em experiência pedagógica desenvolvida na UnB, de modo a apontar, segundo as percepções de professores, as potencialidades e os desafios intrínsecos às tecnologias na escola, assim como, destacar a importância da alfabetização e do letramento tecnológicos na formação crítica, reflexiva e cidadã, tanto do professor quanto dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-29
2023-01-20T11:53:41Z
2023-01-20T11:53:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Alcinéia de Souza; SILVA, Klever Corrente. Alfabetização e letramento tecnológicos do professor: potencialidades e desafios. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 226-253, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45541
http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253
http://orcid.org/0000-0002-8975-5295
https://orcid.org/0000-0003-4813-1862
identifier_str_mv SILVA, Alcinéia de Souza; SILVA, Klever Corrente. Alfabetização e letramento tecnológicos do professor: potencialidades e desafios. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 226-253, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45541
http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253
http://orcid.org/0000-0002-8975-5295
https://orcid.org/0000-0003-4813-1862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508213983248384