Cocriação e experiências turísticas : um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Jurema Camargo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19739
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19739
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2016.
id UNB_bf434e740b509a775aa12792c779fc8f
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/19739
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Monteiro, Jurema CamargoCosta, Helena Araújo2016-03-22T21:20:28Z2016-03-22T21:20:28Z2016-03-222016-02-19MONTEIRO, Jurema Camargo. Cocriação e experiências turísticas: um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil. 2016. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19739http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19739Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2016.Esta dissertação tem como objetivo analisar como a cocriação é aplicada por empresas de distribuição do turismo na comercialização de produtos e serviços que têm como finalidade proporcionar experiências ao turista. Cocriação é entendida neste estudo como a interação entre o consumidor e o produto e/ou serviço a ser adquirido em um processo que gere valor para os envolvidos. A pesquisa fundamentou-se teoricamente em uma discussão acerca do turismo e da cocriação, na perspectiva da economia de serviços e da experiência, da inovação e da tecnologia. Metodologicamente, o trabalho consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. Realizou-se um estudo de caso de caráter comparativo no qual foram combinadas uma pesquisa bibliográfica e um levantamento de campo com entrevistas semi-estruturadas junto a gestores de duas empresas de distribuição do setor de turismo, sendo uma operadora e uma agência de viagens. Os resultados permitiram identificar os elementos e passos da cocriação que, resumidamente, relacionam: a empresa, suas atividades e seus empregados, aos produtos e serviços oferecidos e aos processos de gestão. Verificou-se que a operadora apresenta-se como uma empresa de grande porte, atacadista, e em seu trabalho evidencia-se que a cocriação está relacionada à valorização da tecnologia. Sua visão de empresa está centrada no produto e mais relacionada à geração de maior valor de troca - preço. Já a agência de viagens é uma empresa de pequeno porte, varejista, que valoriza o diálogo com seu cliente, alinhando-se à visão de empresa centrada no consumidor, gerando maior valor de uso - experiência. Foi possível comparar a aplicação da cocriação por ambas as empresas: para a operadora a experiência do turismo está associada à alta intensidade de tecnologia, porém com baixa intensidade de cocriação; na agência a experiência está associada a alta intensidade de cocriação, com restrições quanto a intensidade de tecnologia. Pode-se concluir que a agência apresenta maior presença de cocriação frente à operadora.This dissertation aims to investigate how tourism distribution companies in the market of products and services, which provide experiences to the tourist, apply the co-creation. In this paper, co-creation is understood as the interaction between the consumer and the product and/or service to be acquired within a valuable process for both sides. The research is theoretically founded in a discussion regarding tourism and co-creation, in an economy of services and experiences, innovation and technology perspective. As to the methodology, the study consists in an exploratory and descriptive research with a qualitative approach. We carried out a comparative case study, in which a bibliographical research was combined with a field survey with semi-structured interviews with the managers of two tourism sector distribution companies, one a tour operator and the other a travel agency. The results allowed us to identify the elements and steps of co-creation, which, in brief, relates the company, its activities and employees to the products and services provided and to the management processes. It has been noticed that the tour operator presents itself as a large-scale company and wholesaler; through its work is evident that the co-creation is related to the valorization of technology. Its company vision is centered in the product and it is more associated with a higher creation of exchange value – price. On the other hand, the travel agency is a small-scale company and retailer, which values the dialogue with the client, aligning its company vision centered in the consumer, generating higher value in use – experience. It was also possible to compare the application of the co-creation between the two companies. To the tour operator, the tourism experience is associated with a high intensity of technology; however, a low intensity of co-creation. In the travel agency, the experience is associated with the high intensity of co-creation, with restrictions regarding the intensity of technology. It may be concluded that the agency presents a higher co-creation presence than the tour operator.Centro de Excelência em TurismoPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado ProfissionalA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessCocriação e experiências turísticas : um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTurismoTurismo - administraçãoTuristas - experiênciasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_JuremaCamargoMonteiro.pdf2016_JuremaCamargoMonteiro.pdfapplication/pdf1746486http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19739/1/2016_JuremaCamargoMonteiro.pdf5bedbd8ddfc2ddb8477d0927adaca631MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain775http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19739/2/license.txte94487ad1bac870ff594c489da697f94MD52open access10482/197392023-07-12 15:19:33.799open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-12T18:19:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Cocriação e experiências turísticas : um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil
title Cocriação e experiências turísticas : um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil
spellingShingle Cocriação e experiências turísticas : um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil
Monteiro, Jurema Camargo
Turismo
Turismo - administração
Turistas - experiências
title_short Cocriação e experiências turísticas : um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil
title_full Cocriação e experiências turísticas : um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil
title_fullStr Cocriação e experiências turísticas : um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil
title_full_unstemmed Cocriação e experiências turísticas : um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil
title_sort Cocriação e experiências turísticas : um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil
author Monteiro, Jurema Camargo
author_facet Monteiro, Jurema Camargo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Jurema Camargo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Helena Araújo
contributor_str_mv Costa, Helena Araújo
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Turismo
Turismo - administração
Turistas - experiências
topic Turismo
Turismo - administração
Turistas - experiências
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-22T21:20:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-22T21:20:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MONTEIRO, Jurema Camargo. Cocriação e experiências turísticas: um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil. 2016. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/19739
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19739
identifier_str_mv MONTEIRO, Jurema Camargo. Cocriação e experiências turísticas: um estudo em canais de distribuição de turismo do Brasil. 2016. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19739
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19739/1/2016_JuremaCamargoMonteiro.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19739/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bedbd8ddfc2ddb8477d0927adaca631
e94487ad1bac870ff594c489da697f94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573625087852544