Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral : visão de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ediléia Alves Mendes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11048
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
id UNB_c26111e9a3a63182b2347b7f48d03709
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11048
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral : visão de professoresEducação de criançasEducação integralPrática de ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.Na presente pesquisa analisou-se como a organização da prática pedagógica participa da construção da qualidade na educação infantil, no contexto da escola de tempo integral na visão de professores. Para o desenvolvimento teórico-metodológico da investigação autores como, Vigotski (1991, 2009a, 2009b), Machado (2010), Kuhlmann Jr.(1998, 2001), Kramer (2005), Campos (2006), Sousa (1998, 2000, 2008), Bondioli (2004), Cavaliere (2002, 2007, 2009, 2010), Coelho (1996, 2002, 2009), Maurício (2009), Moll (2009), Franco (2008), Gil (2009) e Bardin (2010), foram fundamentais. A discussão se concentrou em três pontos principais. Primeiro, a educação infantil no Brasil, seus condicionantes sócio-históricos e a interferência desses na conquista da qualidade. Segundo, o conceito de qualidade, o seu sentido na educação infantil e a importância da construção de indicadores para a elaboração de políticas públicas educacionais. Terceiro, a educação de tempo integral, o contexto de ampliação da jornada escolar e a prática pedagógica em escolas com esse atendimento. Tendo como base a abordagem qualitativa, foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa foi desenvolvida numa escola infantil de horário integral do sistema municipal de ensino da cidade de Montes claros-MG. Visando alcançar os objetivos, os instrumentos de investigação utilizados foram questionário, entrevistas e análise documental. Os sujeitos participantes foram oito professoras. Os dados foram coletados, organizados e construídos sob a ótica da análise de conteúdo. Pelos resultados, assinala-se que na visão das professoras, os maiores desafios enfrentados na organização da prática pedagógica são: escassez de recursos humanos e materiais, desvios de função, excesso de atividades, horário entre os dois turnos, carência afetiva das crianças, apoio dos pais. As maiores contribuições da prática pedagógica para uma educação infantil de qualidade nas escolas de tempo integral advêm de: um trabalho diversificado que reconheça o contexto social da criança ampliando as possibilidades de educar e cuidar de forma interativa; de uma rotina bem estruturada com condições de ser seguida adequadamente; do desenvolvimento de projetos interessantes, significativos e contextualizados que propiciem a formação integral da criança. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn the present study we analyzed how the organization of teaching practice participates in the construction of quality early childhood education in the context of full-time schooling in the view of teachers. To develop theoretical and methodological research, authors such as Vigotski (1991, 2009a, 2009b), Machado (2010), Kuhlmann Jr. (1998, 2001), Kramer (2005), Campos (2006), Sousa (1998, 2000,2008), Bondioli (2004), Cavaliere (2002, 2007, 2009, 2010), Coelho (1996, 2002, 2009), Mauricio (2009), Moll (2009), Franco (2008), Gil (2009) and Bardin (2010), were essential. The discussion focused on three main points. First, early childhood education in Brazil, its socio-historical conditions and their interference in the achievement of quality. Second, the concept of quality, its meaning in early childhood education and the importance of the construction of indicators for the preparation of public educational policies. Third, the full-time education, the context of expanding the school day and teaching practice in schools with such care. Based on a qualitative approach was carried out literature search and field. The study area was a nursery school full-time of the municipal school system of the city of Montes Claros-MG. In order to achieve the objectives, the research tools used were questionnaires, interviews and documentary analysis. The participants were eight teachers. The data were collected, organized and built from the perspective of content analysis. The results point out that in view of the teachers, the greatest challenges facing the organization of teaching practice are: lack of human resources and materials, deviations of function, overload, time between two shifts, lack of affection of children, parental support. The major contributions of teaching practice to a quality early childhood education in schools full-time come from: a diverse work that recognizes the social context of child expanding the possibilities of educating and care in an interactive way; a routine well-structured with conditions to be followed properly, the development of interesting projects, meaningful and contextualized that provide the formation of the child.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSousa, Maria de Fátima Guerra deSouza, Ediléia Alves Mendes2012-08-07T02:52:53Z2012-08-07T02:52:53Z2012-08-072012-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Ediléia Alves Mendes. Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral: visão de professores. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11048info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/11048Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral : visão de professores
title Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral : visão de professores
spellingShingle Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral : visão de professores
Souza, Ediléia Alves Mendes
Educação de crianças
Educação integral
Prática de ensino
title_short Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral : visão de professores
title_full Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral : visão de professores
title_fullStr Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral : visão de professores
title_full_unstemmed Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral : visão de professores
title_sort Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral : visão de professores
author Souza, Ediléia Alves Mendes
author_facet Souza, Ediléia Alves Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria de Fátima Guerra de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ediléia Alves Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Educação integral
Prática de ensino
topic Educação de crianças
Educação integral
Prática de ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-07T02:52:53Z
2012-08-07T02:52:53Z
2012-08-07
2012-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Ediléia Alves Mendes. Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral: visão de professores. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11048
identifier_str_mv SOUZA, Ediléia Alves Mendes. Prática pedagógica de qualidade na educação infantil em escola de tempo integral: visão de professores. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508178944032768